Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung Exynos com AMD pode chegar em julho; surgem mais detalhes do desempenho

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Junho de 2021 às 09h15

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Apesar das polêmicas enfrentadas pelos chips Exynos, a próxima geração de alto desempenho da família de processadores da Samsung promete agitar o mercado com uma novidade de peso — a presença de uma GPU desenvolvida pela AMD. A parceria foi oficializada no ano passado, e reforçada durante a estreia do Exynos 2100 neste ano, estando garantida para chegar ao mercado no próximo topo de linha Galaxy.

Ainda há poucos detalhes conhecidos do Exynos com Radeon, com os mais recentes deles sendo divulgados durante a conferência da AMD na Computex 2021. Está confirmado que a nova GPU será baseada na microarquitetura RDNA 2, mesma utilizada no PS5 e Xbox Series X|S e na família Radeon RX 6000, sendo inclusive compatível com Ray Tracing.

Enquanto informações oficiais ainda são escassas, rumores e vazamentos já indicam melhor o que podemos esperar. Cortesia dos leakers Ice Universe e Tron, cujos históricos de acertos são altos, mais novidades acabam de ser divulgadas, incluindo desempenho e suposta data de anúncio.

Continua após a publicidade

Exynos com AMD chega em julho

De acordo com Ice Universe, o novo Exynos com AMD estava previsto para ser anunciado oficialmente ainda neste mês, mas acabou sendo adiado para julho. O leaker não chegou a detalhar possíveis motivos para o adiamento. Seja como for, caso o rumor esteja correto, falta agora pouco mais de duas semanas para conhecermos oficialmente o resultado da colaboração das empresas.

O anúncio deve trazer ainda mais informações sobre o desempenho gráfico do processador. Segundo antigos rumores, datados de fevereiro, a Radeon mobile do novo Exynos superaria com folga a GPU equipada no A14 Bionic da Apple, presente no iPad Air 4 e na família iPhone 12, com diferenças de até 70%. A potência, no entanto, pode cobrar um preço alto.

Continua após a publicidade

GPU Radeon é potente, mas sofre com forte gargalo

As informações divulgadas por Tron sugerem que o próximo chipset da Samsung de fato entregará desempenho extremo, destruindo a concorrência. Porém, a Radeon mobile do novo Exynos estaria sofrendo gargalos mais intensos do que o esperado: após o primeiro benchmark, o desempenho cai em 20%, número que sobe em mais 10% depois do segundo teste, totalizando uma perda total de 30%.

Ainda assim, essa queda brusca manteria a nova GPU à frente da Mali G78 presente no atual Exynos 2100, que também sofre perdas após testes sucessíveis. O leaker também indica que mesmo a Mali da próxima geração, a G710, estará vulnerável a quedas notáveis de performance.

Continua após a publicidade

Independente disso, a adoção de uma GPU proprietária seria benéfica para a Samsung. A fabricante já estaria negociando um modelo desenvolvido na próxima geração da arquitetura RDNA mobile, possivelmente baseada na RDNA 3, cujo lançamento é aguardado para o final de 2022.

Um último detalhe curioso revelado por Tron é que o Google também pretende estabelecer uma parceria com a AMD para o desenvolvimento de uma GPU proprietária. A informação reforça que a gigante das buscas está de fato desenvolvendo um processador próprio para substituir os Snapdragon da Qualcomm, com rumores indicando haver uma parceria com a própria Samsung.

Fonte: Ice Universe, NotebookCheckTron