Publicidade

Exynos 2200 com AMD e Snapdragon 895 devem ser fabricados em 4 nm pela Samsung

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung
Tudo sobre Samsung

Desde o anúncio em janeiro, o próximo chipset da família Exynos já chama a atenção por ser o primeiro a adotar uma GPU desenvolvida em parceria com a AMD. Prometendo entregar nível de desempenho gráfico exemplar, a plataforma já está garantida para equipar o próximo topo de linha da marca, mas ainda não se sabe exatamente a qual modelo a Samsung se refere.

O sucessor do Snapdragon 888, de codinome "Waipio" e conhecido até o momento como Snapdragon 895, também ganhou espaço entre as notícias desde o anúncio dos novos núcleos completamente redesenhados da ARM. Rumores indicavam que o Waipio trocaria a Samsung pela TSMC, adotando a litografia de 4 nm da fundição taiwanesa para fabricação. No entanto, um novo rumor sugere que esse não deve ser o caso.

Exynos 2200 e Snapdragon 895 serão fabricados em 4 nm

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo fontes do leaker Mauri QHD, que conta com um histórico relativamente confiável, a divisão de semicondutores da Samsung será a responsável não apenas pela fabricação do Exynos 2200, como também do Snapdragon 895. Ambos de fato utilizariam a litografia de 4 nm da empresa para fabricação, ou quase isso, já que o processo não seria exatamente de 4 nm.

Ainda de acordo com as informações, a Samsung teria renomeado o processo de 5 nm de terceira geração, o 5LPA, para 4LPE, a primeira geração de 4 nm. A decisão partiria do desempenho similar das duas litografias, com 4 nm sendo uma escolha de nome mais inteligente para chamar a atenção de eventuais clientes e do público.

Caso se comprove, a escolha da Qualcomm não será tão animadora assim, se considerarmos que os processos equivalentes da TSMC costumam ter uma vantagem significativa sobre as soluções oferecidas pela Samsung. De qualquer maneira, a litografia 4LPE deve trazer melhorias sobre o atual 5LPE de 5 nm presente no Exynos 2100 e Snapdragon 888.

AMD Radeon do Exynos deve vencer com folga o A14 Bionic

Independente do processo em que será fabricado, o Exynos 2200 promete ser uma opção extremamente robusta e potente, devendo superar os rivais com folga. O principal destaque do chip será justamente a GPU AMD Radeon, confirmada recentemente para contar com a microarquitetura RDNA 2, mesma presente no PS5 e Xbox Series X|S, bem como suportar Ray Tracing.

Registros de testes vazados do Geekbench em janeiro revelam que a próxima plataforma da Samsung deve abalar o mercado de smartphones, chegando a entregar cerca de 70% mais desempenho gráfico que o A14 Bionic, chipset da Apple que equipa a família iPhone 12.

Continua após a publicidade

Fonte: Gizchina, SparrowsNews, Mauri QHD