Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung pode contratar ex-engenheiros da Apple e AMD para criar novo Exynos

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Junho de 2021 às 15h10

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

Diante da insatisfação dos usuários com o Exynos nos últimos anos, a Samsung passou a investir pesado no próprio processador para começar a entregar chips mais competitivos. O Exynos 2100 foi o primeiro passo: apesar de ainda não conseguir acompanhar o rival Snapdragon 888, a mais recente plataforma premium da empresa mostrou enorme evolução quando comparado ao Exynos 990 da geração passada.

A parceria com a AMD para o desenvolvimento de uma GPU customizada para o próximo Exynos, baseada na robusta arquitetura RDNA 2 que equipa máquinas como o PS5 e o Xbox Series X|S, é outro sinal de que a gigante sul-coreana está empenhada em recuperar os anos perdidos com os próprios chipsets. A fabricante pode ter mais uma estratégia radical sendo preparada, como indica um novo rumor.

Samsung pode desenvolver novo Exynos customizado

Continua após a publicidade

Segundo informações divulgadas pelo leaker Tron, que acertou no passado com vazamentos como o encerramento das operações mobile da LG, a Samsung não estaria satisfeita com os resultados do projeto Cortex-X. A iniciativa, desenvolvida pela ARM, foi responsável pelo Cortex-X1 presente no Snapdragon 888 e no Exynos 2100 e visa desenvolver núcleos de máxima performance para concorrer com a Apple.

Ambas as plataformas vêm sendo criticadas pelo aquecimento excessivo, com o Exynos sendo o maior afetado, por acabar reduzindo drasticamente o desempenho com o aumento de temperatura. Diante disso, a gigante sul-coreana estaria planejando voltar a desenvolver núcleos customizados, desta vez com o auxílio de profissionais de peso.

Tron revela que a fabricante pode contratar ex-engenheiros da Apple e da AMD, com destaque para um antigo especialista da Maçã que teria estado envolvido com os populares e poderosos chips da empresa. Ainda de acordo com o vazamento, a contratação já estaria quase concluída, e envolveria algumas condições por parte do especialista.

Continua após a publicidade

A primeira seria ter o direito de formar um time na direção do projeto com as pessoas que o desenvolvedor quiser, enquanto a segunda seria ter o controle total da liderança do desenvolvimento. Levando em conta o estágio da contratação, caso o rumor se mostre verdadeiro, não espere ver o novo processador em um telefone da marca tão cedo — o projeto deve levar ao menos um ano, devendo ser revelado apenas após 2023.

Qualcomm também trabalha em núcleo próprio

A gigante sul-coreana não seria a única insatisfeita com o projeto Cortex-X — a Qualcomm também estaria descontente com a solução. Ainda que consiga manter o desempenho elevado mesmo sob estresse, o Snapdragon 888 tem mostrado aquecimento acima do normal, e é comum ver celulares equipados com a plataforma atingirem temperaturas próximas aos 50 °C na superfície.

Continua após a publicidade

A empresa seguiria os passos da rival Samsung e voltaria a desenvolver núcleos customizados, algo que já havia confirmado no passado. A dona da família Snapdragon concluiu em março a aquisição da startup NUVIA, especializada no desenvolvimento de núcleos de processamento.

A pequena companhia é composta por veteranos da Google, ARM, AMD, além da própria Apple, e teria pronto o Phoenix, núcleo ARM que promete desempenho de chips para desktop como o Ryzen 7 5800X, enquanto consome menos que chips mobile poderosos como o A13 Bionic e o A12X Bionic da gigante de Cupertino.

Assim como a Samsung, os primeiros Snapdragon a empregar tecnologias da NUVIA ainda estão no início do desenvolvimento e devem chegar aos consumidores apenas em smartphones lançados em 2023.

Continua após a publicidade

Fonte: GSMArena, Tron