Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MediaTek Dimensity 2000 pode chegar com fabricação em 4 nm no início de 2022

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Junho de 2021 às 10h10

Link copiado!

Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

Lançado em janeiro deste ano, o Dimensity 1200 marcou um avanço significativo da MediaTek no mercado de chipsets. Apesar de não utilizar o núcleo mais poderoso da ARM no momento, o Cortex-X1, a plataforma mostrou o empenho da fabricante em oferecer desempenho competitivo, com o chip entregando praticamente a mesma performance oferecida pelo rival Snapdragon 870.

Atual líder em participação de mercado, a MediaTek tem ambições maiores, como indicam diversos rumores. A próxima geração do processador topo de linha da companhia pode ser pioneira no uso da nova arquitetura ARMv9, além de ser uma das primeiras do mercado a contar com a nova litografia de 4 nm da TSMC, informações que acabam de ser reforçadas por mais um rumor.

Dimensity 2000 chega em 4 nm no início de 2022

Continua após a publicidade

Segundo postagem feita pelo leaker Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo, o próximo chipset topo de linha da MediaTek, identificado por enquanto como Dimensity 2000, será lançado na primeira metade de 2022. Assim como especulado no passado, o leaker indica que a solução será de fato fabricada com o processo de 4 nm da TSMC, e utilizada por diversas fabricantes.

Também há menção à litografia de 3 nm da TSMC, com traduções via máquina indicando que Digital Chat Station sugere que a empresa também já estaria desenvolvendo novos processadores com a tecnologia, estando entre as primeiras a adotar o processo.

Tome esse trecho em específico como especulação, no entanto — pode ter havido uma falha na tradução e, além disso, outros rumores apontaram que a Apple teria reservado a maior parte da agenda de 3 nm da TSMC.

Continua após a publicidade

Novo chip traz ARMv9 e núcleo Cortex-X2

Como lembra o site FoneArena, rumores mais antigos sugeriram que o Dimensity 2000 pode contar com uma configuração significativamente mais poderosa que o antecessor. Tirando total proveito da nova arquitetura ARMv9, o chip seria equipado com todos os núcleos mais recentes da ARM, incluindo o Cortex-X2, o Cortex-A710 e o Cortex-A510.

Juntos à litografia de 4 nm, os núcleos ofereceriam um salto substancial de desempenho, tornando o próximo Dimensity um competidor de peso para o sucessor do Snapdragon 888, além de ser significativamente mais eficiente, um dos pontos criticados na atual família de processadores da MediaTek.

Continua após a publicidade

Fonte: FoneArena, Digital Chat Station