MediaTek pode ser primeira empresa a anunciar chip com nova arquitetura ARMv9

MediaTek pode ser primeira empresa a anunciar chip com nova arquitetura ARMv9

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 01 de Junho de 2021 às 18h50
MediaTek

Desde que anunciou a linha de chipset Dimensity, a MediaTek vem ganhando espaço no mercado de smartphones e é hoje a fabricante de chipsets número um, com a maior participação entre as concorrentes. A maior adoção dos recentes Dimensity 1100 e 1200, além da estreia de soluções equilibradas como o Dimensity 900 devem manter a empresa no topo durante 2021.

A taiwanesa parece não querer parar por aí, e pretende conquistar o público com novidades de destaque. Rumores indicam que a empresa será a primeira a lançar um chip baseado no processo de 4 nm da TSMC, o que a colocaria à frente da principal rival, a Qualcomm. Além disso, a MediaTek pode ser pioneira de mais uma tecnologia importante.

MediaTek será primeira a adotar arquitetura ARMv9

Segundo o DigiTimes, o CEO da ARM, Simon Segars, anunciou durante conferência da empresa realizada na Computex que o primeiro processador baseado na nova arquitetura ARMv9 será lançado pela MediaTek até o final de 2021. Isso coloca a fabricante de chipsets mais uma vez à frente das rivais, que ainda não anunciaram oficialmente planos para adotar a novidade.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A nova geração de chips MediaTek Dimensity 5G chega no final do ano, sendo pioneira no uso da arquitetura ARMv9 (Imagem: Divulgação/MediaTek)

Ainda durante o anúncio, a MediaTek mostrou comprometimento com a ARMv9, e confirmou a janela de lançamento do primeiro smartphone baseado na arquitetura. O CTO da companhia, Kevin Jou, afirmou que a tecnologia será crucial conforme a nova geração de produtos Dimensity 5G é produzida, sugerindo que o processador em questão deve fazer parte da aclamada família de chipsets.

ARMv9: foco em segurança e novos núcleos Cortex

Anunciada no final de março, a ARMv9 é a mais nova versão da popular arquitetura que tem conquistado espaço na indústria de eletrônicos, especialmente após o lançamento do chip Apple M1.

A plataforma chegou com a promessa de entregar até 30% mais desempenho que a oitava geração, além de grande foco na privacidade com recursos que isolam dados sensíveis durante o processamento e aprimoramentos substanciais em Inteligência Artificial.

Um dos principais anúncios da ARM, o Cortex-X2 é o núcleo mais potente com ARMv9, prometendo entregar até 30% mais desempenho que o Cortex-X1 dos smartphones atuais (Imagem: Reprodução/ARM)

A família de núcleos baseada em ARMv9, que será utilizada em futuros processadores da Qualcomm, Samsung e MediaTek, foi oficializada no último dia 25. Além do novo Cortex-X2 de máximo desempenho, foram revelados o Cortex-A710 de alto desempenho e o Cortex-A510 de baixo consumo, bem como as GPUs Mali-G710, G610, G510 e G310, com ganhos de performance de até 100%.

Fonte: DigiTimes

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.