MediaTek lança o Dimensity 1200 e acirra a disputa entre chips 5G premium

Por Rubens Eishima | 20 de Janeiro de 2021 às 08h07
Divulgação/MediaTek

A MediaTek revelou nesta quarta-feira (20) dois novos integrantes para sua linha de processadores 5G para celulares. Os chips Dimensity 1100 e Dimensity 1200 chegam para ocupar o topo da gama de produtos da empresa taiwanesa, prontos para disputar mercado com os recém-anunciados Exynos 1080 e Snapdragon 870.

Além do modem 5G integrado, a grande novidade dos novos modelos é o uso do processo de fabricação de 6 nm — também conhecido como N6, da taiwanesa TSMC. Apesar de não oferecer as vantagens de miniaturização e economia de energia prometidos pela litografia de 5 nm (usada no Exynos 1080, por exemplo), a tecnologia representa um avanço em relação ao processo de 7 nm, adotado nos Snapdragon 865 e 870.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

CPUs topo de linha

Mesmo sem incluir os novos núcleos Cortex-X1 — usados nos chips premium Snapdragon 888 e Exynos 2100 —, os lançamentos da MediaTek trazem as CPUs Cortex-A78, que prometem um bom equilíbrio entre desempenho e consumo de energia.

A configuração dos núcleos é a principal diferença entre os dois chips anunciados. Enquanto o Dimensity 1100 divide seus oito entre quatro Cortex-A78 a até 2,6 GHz e quatro Cortex-A55 a 2 GHz, o Dimensity “libera” um dos núcleos A78 de alto desempenho para alcançar até 3 GHz de velocidade de processamento.

Novos chips prometem um bom equilíbrio entre custo e desempenho (Imagem: divulgação/MediaTek)

Gráficos em alta velocidade

A parte gráfica dos novos Dimensity fica por conta da GPU Mali-G77. A aceleradora de vídeo possui uma configuração semelhante à usada no Dimensity 1000, com nove núcleos integrados. Para atender à tendência de aparelhos com alta taxa de atualização de tela — que oferece animações mais suaves e ação mais imersiva em games compatíveis —, o Dimensity 1200 é compatível com frequências de atualização de até 168 Hz (quadros por segundo), enquanto o Dimensity 1100 oferece taxas de até 144 Hz.

Já o processamento de imagem das câmeras é responsabilidade da ISP Imagiq, que pode ser complementada pelo núcleo de inteligência artificial para efeitos computacionais nas fotos com pouca luz, desfoque de fundo, redução de ruído e aplicação de efeitos HDR. Para fotografias, o Dimensity 1200 permite captar imagens de até 200 megapixels, limite que é de 108 MP no caso do Dimensity 1100.

5G

Característica chave da linha Dimensity, os chips anunciados trazem um modem 5G integrado. Ambos os modelos oferecem compatibilidade com as frequências sub-6GHz, com velocidades máximas de 4,7 Gbps e 2,5 Gbps, respectivamente para download e upload.

O modem usado pela MediaTek não inclui compatibilidade com as redes de alta frequência (e velocidade) mmWave, mas a infraestrutura das operadoras para a tecnologia ainda é bem reduzida, portanto, isso não chega a ser um grande problema — o iPhone 12, por exemplo, só inclui antenas mmWave nos modelos vendidos nos EUA.

Disponibilidade

A lista de fabricantes de celulares que declararam apoio aos novos processadores MediaTek curiosamente inclui apenas empresas chinesas — Xiaomi, Vivo, Oppo e Realme. Segundo a empresa taiwanesa, os primeiros smartphones equipados com os chips Dimensity 1200 e 1100 devem chegar ao mercado até o início do segundo trimestre deste ano.

Fonte: MediaTek

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.