Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ARM anuncia a CPU Cortex-A78 e promete 20% mais desempenho para os celulares

Por| 26 de Maio de 2020 às 14h08

Link copiado!

ARM
ARM

Durante seu evento anual TechDay, a ARM, desenvolvedora de núcleos de processamento, anunciou o lançamento de novos modelos de CPU, GPU e NPU. O principal destaque é a nova CPU Cortex-A78, com um aumento de desempenho de 20% em relação à atual linha Cortex-A77.

A arquitetura de processamento ARM domina o mercado de celulares, utilizada por praticamente todos os fabricantes do segmento — Apple, Samsung, Huawei, Qualcomm e MediaTek, por exemplo —, além de outros mercados, como servidores da Amazon e até mesmo o processador Nvidia Tegra usado no Nintendo Switch.

Cortex-A78

Apresentado pela empresa como a "mais eficiente CPU já projetada para celulares”, a Cortex-A78 promete mais desempenho e ao mesmo tempo mais eficiência energética para smartphones. A ARM posiciona o núcleo para uso em jogos, realidades virtual e aumentada e aprendizado de máquina.

Continua após a publicidade

Assim como a antecessora Cortex-A77, a A78 deve ser utilizada nos processadores que equiparão os celulares topo de linha a partir de 2021. O aumento de 20% de desempenho na comparação com a CPU A77 acontece na mesma faixa de consumo, segundo a ARM. Ao comparar as CPUs dentro da mesma faixa de desempenho, o novo núcleo A78 consome até 50% menos energia que o antecessor, promete a fabricante.

A A78 recebeu ajustes para melhorar a eficiência no uso da transmissão de dados e precisão para prever o uso de instruções, resultando isoladamente em um aumento de 7% no desempenho. Outras otimizações foram aplicadas às memórias cache, com o objetivo de reduzir o consumo de energia.

A ARM estima que os novos processadores equipados com seu novo núcleo possam ocupar 15% menos área apenas pela substituição dos núcleos Cortex-A77 pelos A78 em uma configuração bastante popular atualmente, com quatro núcleos de alto desempenho em parceria com outros quatro Cortex-A55, de alta eficiência. A diferença leva em consideração os avanços nos processos de fabricação, provavelmente envolvendo o uso da litografia de 5nm, prevista para entrar em operação já em 2020.

Continua após a publicidade

A redução dos chips é apresentada pela empresa como um impulso ao desenvolvimento de novos formatos de celulares, destacando os aparelhos com tela dobrável e com múltiplas telas.

Cortex-X

Para usos que não precisam se preocupar tanto com bateria ou autonomia de uso, a ARM anunciou uma nova família de processadores, parte do programa Cortex-X Custom (CSC). Parceiros da empresa poderão personalizar suas CPUs de acordo com o uso esperado, ajustando parâmetros de desempenho, consumo de energia e dimensões.

Continua após a publicidade

A primeira CPU oferecida pelo programa é a Cortex-X1 que, segundo a ARM, oferece um desempenho 30% maior do que a Cortex-A77 em processamento tradicional e duas vezes maior em tarefas de inteligência artificial.

Assim como as demais CPUs da empresa, a Cortex-X1 pode ser usado em parceria com os demais núcleos, incluindo a Cortex-A78 e Cortex-A55, cada um otimizado para tipos de uso diferente: desempenho ou baixo consumo.

Novas GPUs

Os anúncios da ARM não se restringiram às CPUs. A família de processadores gráficos Mali também ganhou um novo reforço, a GPU Mali-G78, com a promessa de 25% a mais de desempenho que a atual G77.

Continua após a publicidade

A Mali-G78 pode ser utilizada em configurações com até 24 núcleos paralelos, contra 16 na geração anterior, permitindo o que a ARM chama de “experiência ao nível dos consoles”. Além do maior paralelismo, a empresa divulgou que ao comparar o desempenho por área ocupada, o aumento de performance chega a 15%. Outro salto anunciado pela ARM é no quesito eficiência, com uma melhoria de 10% na comparação com a Mali-G77.

A linha de GPUs ganhou ainda uma opção “sub-premium”, a Mali-G68. O novo processador gráfico oferece os mesmos recursos do irmão maior, mas voltado para o segmento intermediário. A Mali-G68 pode ser usada em configurações com até seis núcleos, compensando o menor desempenho com um menor consumo de energia e área ocupada.

Continua após a publicidade

A ARM anunciou ainda parcerias com o Google e desenvolvedoras de ferramentas para criação de jogos, como a Crytek (do jogo Crysis) e a Unity, para melhorar a eficiência e otimização de seus sistemas para as novas GPUs.

A movimentação acontece em um momento em que cada vez mais empresas passam a levar a sério os jogos nos celulares, incluindo o novo programa de atualização periódica de drivers para Android da Qualcomm e a chegada da AMD ao mercado de GPUs otimizadas para celular.

NPU

Conhecidas também como unidades de processamento neural, as NPUs também receberam uma nova opção da ARM, o núcleo Ethos-N78. Assim como nos outros anúncios, a ARM destaca um aumento de eficiência de 25% na comparação com a geração anterior, também com a opção de ser utilizado em configurações com múltiplas NPUs em paralelo.

Continua após a publicidade

Expectativas

Os novos produtos oferecidos pela ARM devem ser integrados nos processadores utilizados pelos principais smartphones de 2021, entre eles o chip que, segundo rumores, estaria em desenvolvimento pelo Google em parceria com a Samsung com a CPU Cortex-A78.

Apesar da ARM não dar indicações de quais produtos devem incluir os novos núcleos, podemos esperar novas gerações de processadores da Qualcomm (Snapdragon), Samsung (Exynos), MediaTek (Helio e Dimensity) e até HiSilicon/Huawei (Kirin) equipadas com eles ao longo dos próximos anos.

Fonte: ARM (1, 2, 3, 4)