Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MediaTek anuncia Dimensity 900 com 5G turbinado e suporte a câmeras de 108 MP

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Maio de 2021 às 09h20

Link copiado!

Reprodução/MediaTek
Reprodução/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

Um dia após ter a existência revelada por rumores, a MediaTek acaba de oficializar o Dimensity 900, mais nova solução dedicada ao segmento de smartphones intermediários de alto desempenho. O novo chipset chega como um sucessor para o Dimensity 820, contando com novidades que incluem litografia reduzida, núcleos mais potentes e suporte a câmeras de maior resolução.

Núcleos Cortex-A78 em 6 nm são principal novidade

O MediaTek Dimensity 900 chega com 8 núcleos fabricados em 6 nm, com destaque para o conjunto de alto desempenho, munido de dois núcleos Cortex-A78, mesmo presente em opções robustas como o Snapdragon 870 e o Dimensity 1200 da própria MediaTek, com clocks de até 2,4 GHz. O grupo de baixo consumo conta com seis Cortex-A55, com velocidades de até 2 GHz.

Continua após a publicidade

A configuração promete desempenho significativamente superior e melhor eficiência que o antecessor, mas ainda não deve ser o suficiente para confrontar o também recente Snapdragon 780G, equipado com quatro núcleos Cortex-A78, sendo o custo-benefício o provável foco da MediaTek contra o rival da Qualcomm.

A CPU é acompanhada da GPU Mali-G68 MC4 e oferece suporte a memórias LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1, ambos geralmente mais utilizados em smartphones premium. O conjunto, aliado à litografia reduzida e a um chip dedicado ao processamento de Inteligência Artificial, promete ser altamente econômico, enquanto segue oferecendo recursos sólidos para criação e consumo de mídia.

Multimídia é liderada por câmera de até 108 MP

Continua após a publicidade

Conectividade e multimídia são outros pontos de destaque do Dimensity 900. O chip suporte câmeras de até 108 MP, contra 80 MP do Dimensity 820, e é capaz de realizar gravações em 4K a até 30 FPS com HDR ativado. A MediaTek garante ainda ótimo desempenho em baixa luz, graças ao uso das tecnologias 3DNR (Digital Noise Reduction) e MFNR (Multi Frame Noise Reduction) para limpar o ruído de capturas noturnas.

Para reprodução, o Dimensity 900 suporta displays Full HD+ de até 120 Hz, sendo compatível com HDR10+ e trazendo aprimoramentos na forma do mapeamento de cores por frame reproduzido. O processador também realiza o upscaling de conteúdo em SDR para HDR, e até mesmo de mídia em HDR10 para HDR10+, ambos em tempo real.

Além de suporte à rede 5G, que promete velocidades até 20% maiores que os concorrentes, a nova solução da MediaTek traz ainda Wi-Fi 6, mais veloz graças à combinação de antenas em configuração 2x2, e Bluetooth 5.2. A fabricante taiwanesa não chegou a anunciar qual será o primeiro celular a vir equipado com o Dimensity 900, mas rumores sugerem que o aguardado OPPO Reno 6 possa assumir essa responsabilidade.

Continua após a publicidade

Fonte: MySmartPrice, Gadget360, MediaTek