Publicidade

Galaxy S24 Ultra mostra melhorias das câmeras em teste do DXOMARK

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Janeiro de 2024 às 14h16

Link copiado!

Brenno Barreira
Brenno Barreira

Mais novo celular premium da Samsung, o Galaxy S24 Ultra chegou às mãos dos especialistas do portal DXOMARK para ter o desempenho das câmeras avaliado. Envolto por expectativas em virtude de mudanças em algumas das lentes, além da adição de inúmeros recursos de IA, o aparelho não fez feio e conseguiu mostrar melhorias modestas frente ao Galaxy S23 Ultra, ainda que pareça não ter fôlego para competir com as melhores câmeras de smartphones.

Como um modelo avançado, a ficha técnica das câmeras do S24 Ultra embarca alguns dos melhores componentes disponíveis hoje. A novidade traz lente principal com sensor de 200 MP, abertura de f/1.7, foco automático por detecção de fase (PDAF) multidirecional e estabilização óptica, bem como ultrawide de 12 MP com abertura de f/2.2, campo de visão amplo de 120° e PDAF de pixel duplo, possibilitando a captura de fotos macro (os registros de detalhes e objetos pequenos).

Continua após a publicidade

Um dos seus diferenciais é a presença de duas lentes telefoto para zoom, sendo uma tradicional com sensor de 10 MP, abertura de f/2.4, PDAF e OIS para ampliação de 3x, e uma periscópio  de 50 MP com abertura de f/3.4, PDAF e OIS para zoom de 5x — a segunda telefoto é a maior mudança do aparelho em relação à geração anterior, que apostava em zoom óptico de 10x, questão que gerou dúvidas em relação à qualidade.

Tudo indica que as melhorias na abertura e na resolução compensaram as modificações, sem que houvesse perda de qualidade, especialmente considerando a presença de otimizações por Inteligência Artificial e o novo chip Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, com processamento aprimorado de imagem. De fato, segundo o DXOMARK, o Galaxy S24 Ultra consegue ser consistente e entregar melhorias perceptíveis.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Entre os pontos positivos, os especialistas destacam a vividez e o brilho agradáveis ao observar fotos e vídeos em telas HDR — benefício do novo formato Ultra HDR —, exposição precisa do objeto fotografado mesmo em cenas de baixa luz, balanço de branco neutro e renderização de cores precisa na maioria das cenas, bom nível de detalhes em boas condições de luz, ruído bem controlado em ambientes iluminados, e estabilização de vídeo efetiva.

Já nos pontos negativos, o dispositivo apresenta ruído, especialmente nas sombras, bordas das fotos e nas gravações em baixa luz, profundidade de campo limitada, atraso perceptível entre o momento em que o botão do obturador é pressionado e a captura é feita, instabilidades de exposição e balanço de branco, lentidão na adaptação de foco dos vídeos, e perda de detalhes finos em cenas noturnas.

Galaxy S24 Ultra: capaz e satisfatório

Atingindo 144 pontos, o Galaxy S24 Ultra fica distante de smartphones mais avançados em fotografia, como o Huawei Mate 60 Pro Plus e o Pixel 8 Pro, entregando o que o DXOMARK considera ser um desempenho decente e satisfatório para a categoria. A novidade praticamente empata com o iPhone 15 Plus no geral, ainda que obviamente tenha vantagens em pontos específicos, como o zoom, graças às lentes telefoto dedicadas.

Continua após a publicidade

Se não revoluciona a fotografia em celulares, o aparelho premium da Samsung oferece melhorias perceptíveis frente à geração anterior, incluindo cores mais naturais, nitidez melhor controlada e retratos mais realistas, que rivalizam com o que a Apple tem de melhor. Também é digno de nota como o zoom não teve a qualidade afetada apesar da redução da ampliação óptica para apenas 5x.

Os maiores problemas estão na presença de ruído em áreas mais desafiadoras e a qualidade ainda abaixo do esperado em vídeos, entre outros aspectos que acabam afastando o aparelho dos concorrentes. Dito isso, os especialistas concluem que o telefone ainda é muito capaz e entrega bons resultados em tudo o que se propõe a oferecer.

Apresentado no último dia 17, o Samsung Galaxy S24 Ultra também se destaca pela construção robusta com titânio e vidro Gorilla Armor, acompanhando o processamento mais potente com o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy. O dispositivo entra em ampla venda nesta quarta-feira (31), com preços que partem de R$ 10.999.

Continua após a publicidade

Samsung Galaxy S24 Ultra: ficha técnica

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas com resolução Quad HD+ de 3120 x 1440 pixels, taxa de atualização de 1 Hz a 120 Hz, escurecimento PWM de 492 Hz, pico de brilho de 2.600 nits, Gorilla Armor
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy
  • Memória RAM: 12 GB LPDDR5X
  • Armazenamento: 256 GB, 512 GB ou 1 TB UFS 4.0
  • Câmera traseira: 200 MP (Principal, f/1.7, PDAF multidirecional,foco a laser, OIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°, Dual Pixel PDAF) + 10 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x, Dual Pixel PDAF, OIS) + 50 MP (Telefoto Periscópio, f/3.4, zoom óptico de 5x, PDAF, OIS)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2, Dual Pixel PDAF)
  • Dimensões: 162,3 x 79 x 8,6 mm
  • Peso: 232 g
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 45 W (carregador de 25 W na caixa)
  • Extras: 5G, Wi-Fi 7 Tri Band, Bluetooth 5.3, NFC, leitor de digitais ultrassônico na tela, alto-falante estéreo com Dolby Atmos, IP68, caneta S Pen, recursos Galaxy AI, USB-C 3.2, modo desktop DeX, UWB, recarga sem fio de 15 W (padrão Qi1) e reversa de 4,5 W
  • Cores disponíveis: titânio cinza, titânio preto, titânio violeta e titânio creme, com titânio azul, titânio laranja e titânio verde exclusivos do site da Samsung
  • Sistema operacional: Android 14, sob a One UI 6.1

Fonte: DXOMARK