Publicidade

Galaxy S24 Ultra reforça maior resistência a riscos em novo teste

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Janeiro de 2024 às 09h01

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung

Equipado com o novo vidro Gorilla Armor, solução desenvolvida em uma parceria entre Samsung e Corning (conhecida pelos vidros Gorilla Glass presentes em quase todos os celulares), o Galaxy S24 Ultra surpreendeu ao ser um dos primeiros smartphones premium a resistir a riscos mais extremos nos testes de Zack Nelson, do canal JerryRigEverything. A novidade também se saiu bem em outras análises do YouTuber, mostrando ser um aparelho propenso a ter alta durabilidade.

O teste de resistência começa justamente pela tela equipada com Gorilla Armor — a novidade promete ser até "quatro vezes mais resistente a riscos que vidros concorrentes" e "três vezes mais resistente a quedas em concreto", além de reduzir reflexos em 75%. Conforme notado por diversos criadores de conteúdo e constatado por Zack, ainda que seja difícil quantificá-la, a redução dos reflexos é legítima, sendo visível a melhora em comparação a outros celulares.

Ao que parece, a melhoria de resistência de riscos também é real: usando o kit de ferramentas com diferentes níveis de dureza de material da escala Mohs, o YouTuber encontrou riscos leves no nível 7, com marcas mais profundas apenas no nível 8. Esse é o melhor resultado já registrado em um smartphone topo de linha tradicional, que costuma apresentar riscos já a partir do nível 6, e chega a superar o Ceramic Glass do iPhone 15 Pro Max, mesmo que por pouco.

Continua após a publicidade

É importante deixar claro que a maior resistência não significa que não haverá riscos, mas sim que é possível ter mais tranquilidade no dia a dia, já que a probabilidade de marcas surgirem no painel do Galaxy S24 Ultra é bem menor, oferecendo mais segurança para quem não gosta de usar películas, por exemplo.

Também é bom destacar que marcas foram vistas no nível 6, mas uma análise de microscópio comprova que não houve dano no vidro — é preciso aguardar por mais testes para entendermos o que de fato aconteceu nesse caso. Apesar disso, os resultados vão ao encontro do que foi observado pelo canal PBK Reviews, que também observou marcas no display do flagship apenas a partir do nível 7.

Passando para o teste do isqueiro, em que a chama é colocada sobre o painel, o Galaxy S24 Ultra resiste por 30 segundos até começar a apresentar pixels esbranquiçados que não se recuperam. Mesmo que não represente um cenário realista, o resultado foi pior que o visto no Galaxy S23 Ultra, que resistiu por 60 segundos e não deixou marcas. É possível que o novo vidro esteja relacionado com isso, considerando as mudanças de composição.

Continua após a publicidade

Outro destaque do lançamento da Samsung é a estrutura de titânio que, em teoria, ofereceria maior resistência a impactos por ser mais rígido. Zack destaca como os botões permanecem sendo de alumínio, e que vai ser preciso aguardar pelo desmanche para conferirmos se há de fato titânio no telefone. Independente disso, materiais duros e outros metais mais resistentes, como o aço inoxidável do estilete do criador de conteúdo, ainda são capazes de riscar as laterais do dispositivo, como esperado.

A análise mais importante talvez seja a de resistência estrutural, em que o YouTuber pressiona o corpo do telefone para sabermos se algum componente é quebrado sob pressão. Seguindo os antecessores, o Galaxy S24 Ultra supera essa etapa com tranquilidade, apresentando até mesmo uma curvatura menor, provavelmente em virtude do titânio, que é mais rígido. O resultado chama atenção por ser superior ao encontrado no iPhone 15 Pro Max, que teve a traseira trincada com facilidade.

Continua após a publicidade

O motivo pode estar exatamente no titânio: a Apple utiliza o metal em grau 5, uma das ligas mais rígidas disponíveis na indústria, que deve dificultar a dissipação de impacto e pressão, levando à quebra mais fácil de componentes menos resistentes. A Samsung não divulga qual grau é usado no S24 Ultra, o que pode indicar que temos uma liga menos rigída no aparelho. Tudo será esclarecido em breve, quando Zack realizar o desmanche.

Apresentado no último dia 17, o Samsung Galaxy S24 Ultra é o modelo mais avançado da linha premium da marca para 2024. Além de processamento com Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy e os materiais robustos na construção, o dispositivo tem como destaques as câmeras aprimoradas com nova lente telefoto periscópio de 5x e a suíte Galaxy AI de recursos de Inteligência Artificial. Junto ao restante da família, o dispositivo já está à venda com preços que partem de R$ 10.999.