Android 14 terá Ultra HDR para deixar fotos mais brilhantes e realistas
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google revelou a função Ultra HDR para todos os dispositivos com Android 14, que está previsto para chegar ao grande público no segundo semestre de 2023. O novo recurso é capaz de entregar imagens com cores mais variadas e uma qualidade de brilho superior ao HDR comum.
O Ultra HDR foi revelado numa conferência dedicada ao tema na Google I/O deste ano e poderá ser usado no Google Fotos. O recurso, inclusive, será compatível com boa parte dos aparelhos Android disponíveis no mercado. Essa facilidade também se estenderá aos aplicativos da Adobe, que provavelmente ganharão suporte à tecnologia.
Imagens mais realistas
O Ultra HDR adiciona Gain Map, uma camada de informações adicionais sobre uma imagem padrão. Segundo a Adobe, imagens otimizadas para este formato oferecem mais brilho nos realces e mais detalhes nas sombras, o que resulta em uma sensação de realismo aprimorada.
Além disso, o Gain Map mescla HDR e SDR (faixa dinâmica padrão) em uma única imagem, interpolando entre ambas de forma dinâmica durante o o tempo de exibição.
Segundo o Google, quando a exibição HDR está ativada nas configurações de um celular que tem suporte a esse recurso, a renderização das imagens na tela acontece de maneira automática.
Melhorias na próxima atualização
Inscritos no programa de testes da versão beta do Android 14 terão contato com o Ultra HDR na próxima atualização, que ainda não tem uma data exata para ser liberada.
Na última semana, durante o Google I/O 2023, o Google lançou a segunda versão Beta do Android 14 para os celulares Pixel compatíveis e liberou modelos de outras marcas para acessar a primeira versão de testes do novo sistema operacional. Além disso, a Gigante da Web apresentou quatro novidades para a próxima atualização do robozinho.