7 crianças mais icônicas das séries de TV
Por Diandra Guedes • Editado por Durval Ramos |
Se você gosta de assistir a séries é provável que já tenha visto alguma cuja participação mais cativante é a de uma criança espevitada. Felizmente, são muitos os exemplos desse tipo de produção, como iCarly, um clássico da Nickelodeon exibido entre 2007 e 2012 e que trazia três atores mirins protagonizando o seriado. Era uma trama simples, mas com personagens tão cativantes que o público lembra deles com carinho mesmo com o elenco inteiro já composto por adultos.
No Brasil, também não foi diferente e a lista de personagens mirins é vasta e bem variada. Em 2006, por exemplo, a TV Cultura exibiu a série de O Menino Maluquinho e trouxe Felipe Severo e Pedro Saback na pele do garoto atrapalhado que deixava os pais confusos com tanta bagunça.
Mas esses não são os únicos exemplos de séries com crianças icônicas. Afinal, como esquecer a Eleven e sua turma em Stranger Things? E a turma do Castelo Rá-Tim-Bum? E foi pensando neles e em outras crianças relevantes que criamos essa lista com as sete mais inesquecíveis. Quer saber quais são elas? Confira abaixo!
7. Brick (The Middle)
Para começar a nossa lista, nada melhor do que escolher uma criança carismática e astuta que fez muita gente rir com seu senso de humor ácido. Brick, vivido por Atticus Shaffer, era um gênio no corpo de uma criança e impressionava por sua inteligência e sua capacidade de decorar coisas facilmente.
Apesar de ter dificuldade de conviver com outras pessoas da sua idade, ele também não deixava o espírito infantil morrer e exalava fofura mesmo quando estava implicando com seus pais e seus irmãos.
Quem quiser ver ou revê-lo em cena, pode maratonar as nove temporadas de The Middle de forma online.
6. Punky Brewster (Punky, A Levada da Breca)
Saindo de uma criança extremamente inteligente e indo para uma bem levada, chegamos em Punky, a protagonista de Punky- A Levada da Breca, uma das séries de maior sucesso nos anos 1980.
Na trama, a menina foi abandonada pelo pai e pela mãe e passou a viver sozinha em um apartamento vago em um prédio simples. Sua única companhia era seu cão, até que um dia o administrador do local, Arthur Bicudo (George Gaynes) a encontra e decide adotá-la — junto com seu cão, é claro. Exibido de 1984 a 1988, o seriado fez um grande sucesso com o público da época e acabou ganhando, em 1985, um desenho animado chamado Punky.
A atriz que deu vida à personagem, Soleil Moon Frye, continuou a fazer alguns trabalhos na TV e investiu na carreira artística. Ainda assim, o papel de Punky segue sendo o mais icônico justamente pela personalidade cativante da garotinha.
Infelizmente o seriado não está disponível em nenhum streaming, mas é possível encontrar episódios online.
5. Jake (Two and a Half Men)
Em Two And a Half Men, conhecemos Jake, o filho de Alan (Jon Cryer) e sobrinho de Charlie (Charlie Sheen). Vivido por Angus T. Jones, ele é um menino ingênuo que tenta se espelhar nos comportamentos problemáticos do tio, enquanto seu pai o recrimina.
Como a série foi lançada em 2003 e terminou só em 2011, o público pôde ver o personagem crescendo em frente às câmeras e acompanhar todas as mudanças na sua aparência física e na sua personalidade. Por esses e outros motivos, Jake é um personagem inesquecível do mundo da comédia.
Lembrando que ao todo a série tem 12 temporadas e elas podem ser assistidas no Prime Video e na HBO Max.
4. Bart Simpson (Os Simpsons)
Se Jake se inspira no tio para ter comportamentos rebeldes, certamente ele gostaria de conhecer Bart, o filho mais velho da família Simpson. Descrito como uma criança desobediente e que tem más notas na escola, ele é encrenqueiro e vive se metendo em confusões.
De acordo com um episódio da animação, seu mau comportamento se deve ao fato de sua mãe, Marge, ter ingerido acidentalmente uma gota de álcool durante a gravidez.
Se isso influenciou ou não a personalidade do garoto é um mistério, mas fato é que tanto Bart quanto sua irmã Lisa são duas das crianças mais icônicas das séries de TV. Não por acaso, boa parte das loucuras da animação são baseadas em alguma travessura iniciada pelo garoto.
Lembrando que quem quiser assistir aOs Simpsons encontra a produção no Disney+ e no Star+.
3. Lily (Modern Family)
É impossível falar nas crianças mais icônicas das séries de TV sem citar Lily, a filha esperta e cheia de tiradas sarcásticas de Cam (Eric Stonestreet) e Mitchell (Jesse Tyler Ferguson), de Modern Family.
Vivida por Aubrey Anderson-Emmon, a menina também cresceu em frente às câmeras e agraciou o público com seu humor ácido capaz de deixar até mesmo seus pais — exemplos de autenticidade e bom-humor — desconcertados.
A personagem surgiu no final da primeira temporada, quando foi adotada pelo casal e ficou até a última, quando já era uma pré-adolescente. Quem quiser assisti-la na série, já pode dar play no Star+.
2. Eleven (Stranger Things)
Vivida por Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things era apenas uma criança quando surgiu na série, em 2016. Com cabelos raspados e muito assustada, ela foi pouco a pouco desabrochando na produção e se tornou uma das personagens mais fundamentais da trama.
Ela é icônica não apenas pela excelente atuação de Brown, por por toda a história de Eleven. A garota com poderes cresceu em uma base militar e, quando finalmente conseguiu escapar, descobriu a alegria de ser criança ao lado de seu novo grupo de amigos. E é esse contato com a verdadeira infância que faz dela tão adorável quanto poderosa, já que suas habilidades são de outro mundo (literalmente).
Na época, a atriz tinha 12 anos e o sucesso da série foi fundamental para fomentar sua carreira de atriz. Hoje, ela coleciona trabalhos relevantes comoEnola Holmes, Godzilla vs Kong e Damsel.
1. Pedro, Zequinha e Biba (Castelo Rá-Tim-Bum)
Chegamos ao topo da nossa lista e é claro que o pódio não poderia ficar com outras crianças se não o trio principal de Castelo Rá-Tim-Bum. Formado por Pedro (Luciano Amaral), Nino (Cassio Scapin) e Biba (Cinthya Rachel), o grupo vivia juntos e se metia em várias aventuras no castelo mais mágico de todos os tempos.
Alegres e divertidos, eles ostentavam roupas coloridas e uma ingenuidade que só é vista nas crianças. Certamente o trio conquistou o coração do público que acompanhava as histórias na década de 2000. O seriado foi exibido na TV Cultura e se tornou um marco na infância de muita gente. Infelizmente ele não está disponível em nenhum streaming, mas alguns episódios podem ser encontrados online.