Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As 12 melhores crianças do cinema

Por| Editado por Durval Ramos | 10 de Outubro de 2023 às 18h05

Link copiado!

Reprodução/Warner,Sony Pictures, 20th Century Fox, Lionsgate
Reprodução/Warner,Sony Pictures, 20th Century Fox, Lionsgate

Sempre que uma lista reúne os melhores personagens infantis do cinema, é muito comum encontrar exemplos fofos de criancinhas em grandes aventuras. É uma saída simples, pois é muito fácil buscar os clássicos infantis e citar sempre os mesmos nomes. Só que o cinema tem uma quantidade ainda maior de meninos e meninas emblemáticos que fogem desse lugar comum. E, por isso mesmo, viemos para mudar isso e mostrar as melhores crianças de verdade das telonas.

Afinal, a gente sabe bem que criança nem sempre é doce e meiga como gostam de pintar. Na grande maioria das vezes, elas são arteiras, aprontam de tudo quanto é jeito e, em alguns casos, são os verdadeiros capetas em forma de guri. E são esses pequerruchos que queremos lembrar por aqui.

Assim, aproveitando o Dia das Crianças, que acontece no dia 12 de outubro, selecionamos doze personagens infantis, muitos deles que não são os protagonistas de seus filmes, mas acabam sendo muito melhores a longo prazo.

Continua após a publicidade

12. Hit Girl (Kick-Ass)

Quando Kick Ass chegou aos cinemas, Hollywood ainda estava experimentando com filmes de super-heróis com classificação para maiores. Adaptando os quadrinhos de Mark Millar, o filme mostra um moleque que resolve ser um super-herói sem nenhum treinamento, mas que fica famoso após uma surra que ele leva ser filmada.

O foco deveria ser no moleque, mas Mindy McCready, a Hit-Girl, é muito mais legal e tem uma história bem mais complicada que ele, roubando a cena com muita facilidade. Treinada pelo seu pai, um ex-policial que vira um vigilante, ela é uma verdadeira máquina de matar, ainda que tenha o desejo de ser apenas uma criança normal.

Continua após a publicidade

Seja pela sua eficiência dentro da trama ou pela sua história, Hit-Girl é uma das melhores crianças do cinema, ainda que seja uma psicopata violenta. E ela nem é a única da lista!

Kick-Ass está disponível para locação e compra na Amazon, iTunes e Play Store.

11. Chunk/Gordo (Os Goonies)

Continua após a publicidade

Chamado na versão original de Chunk, mas apenas de Gordo na versão dublada, o personagem de Os Goonies é muitas vezes visto como o alívio cômico do grupo, sempre sendo o alvo de piadinhas por conta da sua forma física ou por ser um tanto desengonçado. Sim, os anos 1980 eram complicados.

Porém, Chunk é responsável por ajudar na redenção de Sloth, sendo o verdadeiro coração do time e ajudando seus amigos, mesmo sendo vítima de bullying constantemente. Uma criança adorável!

Os Goonies está disponível para assistir na HBO Max, e para locação e compra no iTunes, Amazon, Play Store e Microsoft Store.

10. Neville Longbotton (Harry Potter)

Continua após a publicidade

Apesar de o destaque ficar todo no trio Harry, Hermione e Rony, uma das crianças mais valentes de toda a franquia Harry Potter é certamente Neville Longbotton. Com uma constante cara de quem estava prestes a roubar um biscoito e foi pego em flagrante, o garoto quase fez parte da profecia que transformou Harry no "Menino que Sobreviveu". Aliás, há quem acredite que é o jovem Longbottom o verdadeiro herói da história toda.

Quando criança, Neville foi valente o suficiente para tentar parar seus próprios amigos, sendo atacado COVARDEMENTE por eles. Você que é fã deHarry Potter e acha que, se fosse para Hogwarts, seria um herói como o moleque, saiba que no fundo, todos seríamos o Neville. E isso é mais legal do que o esperado!

A franquia Harry Potter está disponível para assistir na HBO Max.

Continua após a publicidade

9. Matilda

Matilda era uma criança muito inteligente, curiosa e com uma família de pilantras que não se importavam com ela. Ao chegar no seu colégio, tinha que lidar com uma diretora maluca que abusava dos seus alunos. Quando Matilda desenvolve poderes telecinéticos, em vez de sair cometendo as maiores atrocidades, ela continua boa, tentando ajudar seus amigos.

Se Matilda não é uma criança adorável do cinema, nenhuma é. Ela poderia sair se vingando de tudo e de todos, mas se mantém no caminho do bem, com o coração puro. Quem de nós teria a mesma força de espírito? Fica aqui essa reflexão.

Continua após a publicidade

Matilda está disponível para assistir na Paramount+, e para locação e compra no iTunes, Amazon e Play Store.

8. Wandinha (Família Adams)

Apesar de recentemente famosa por conta de uma série da Netflix, a versão de Wandinha Adams de Família Adams, de 1991, ficou marcada na mente de toda uma geração. Apesar de demonstrar em vários momentos ter tendências homicidas, no fundo, Wandinha gostaria apenas de encontrar seu lugar no mundo.

Continua após a publicidade

De certa forma, Wandinha é um bom exemplo de como ser diferente não é algo ruim, servindo como um incentivo para que você seja você mesmo, sem precisar mudar para se encaixar em uma sociedade que nem sempre o aceita.

A Família Adams está disponível para assistir na Paramount+.

7. Short Round (Indiana Jones e o Templo da Perdição)

Continua após a publicidade

Indiana Jones é conhecido pelas suas aventuras ao redor do mundo, mas às vezes seus coadjuvantes são responsáveis por tornar seus filmes mais divertidos. Em Indiana Jones e o Templo da Perdição, esse papel ficou para o jovem Short Round, interpretado por Ke Huy Quan (Loki).

Depois de ficar órfão e sobreviver nas ruas, a criança tenta roubar o Dr Jones, que acaba o levando as suas aventuras. Em vários momentos, Short Round é responsável por salvar a pele do professor, mostrando coragem e malandragem desde pequeno. Criança inteligente e corajosa!

Indiana Jones e o Templo da Perdição está disponível para assistir na Disney+ e Prime Video.

6. Mathilda (O Profissional)

Continua após a publicidade

Em O Profissional, Mathilda (Natalie Portman) era uma criança que vivia com a sua família, até que todos são massacrados por policiais envolvidos com drogas. Ela acaba sendo protegida por um assassino profissional que mora no mesmo andar e pede a ele para ser treinada na arte de matar e, dessa forma, se vingar do crime cometido contra sua família.

Por que essa criança está nessa lista? Apesar de virar uma assassina ser muito errado, ela não pediu para que León, o assassino interpretado por Jean Reno, fizesse o trabalho para ela. Decidida em resolver seus próprios problemas, a criança mostrou determinação e garra. Sim, sabemos que tudo isso ainda é muito errado, mas não tem como gostar da criança nesse filme e torcer por ela, apesar de o filme ainda ser meio esquisito.

O Profissional está disponível para assistir na Netflix e Prime Video, e para locação e compra no iTunes, Amazon e Play Store.

Continua após a publicidade

5. Anakin Skywalker (Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma)

Você deve estar achando que ficamos loucos por colocar a possível pior versão de Anakin Skywalker em uma lista com as melhores crianças do cinema. De certa forma, você está correto, mas entenda a situação.

Anakin era um escravo. O máximo de destaque que ele tinha era conseguir pilotar um pod racer usando um poder que ele nem sabia que possuía. Do mais absoluto nada, Jedi chegam no local e acabam falando que ele pode ser O Escolhido para trazer equilíbrio à Força, livrando-o de uma vida de eterna escravidão em um planeta que é basicamente feito de areia e calor.

Qual é o foco do garoto? Ser um malandro e passar uma cantada barata na princesa disfarçada que chegou junto com os Jedi. Ele nem considera o fato de ainda ser um escravo e a diferença de idade entre os dois para sair chamando a garota de anjo. Jogador desde a mais tenra idade.

Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma está disponível para assistir na Disney+.

4. Kevin (Esqueceram de Mim)

Kevin McCallister, personagem de Macauley Culkin em Esqueceram de Mim, é considerado por muitos como uma das crianças mais icônicas do cinema, seja pela sua criatividade ou por ser um psicopata em aprendizado.

Sozinho na sua casa, já que foi esquecido para trás por seus negligentes pais, o garoto realiza o sonho de toda criança de 10 anos, que é ser dono do seu próprio nariz. Sem sequer ter uma conta para pagar e acreditando que a vida é um morango, ele ainda acredita que precisa ter responsabilidades, como proteger a casa de invasores.

O que ele faz com os invasores é visto como comédia pastelão, mas apenas vários dos ataques de Kevin contra os criminosos poderiam causar danos permanentes — em alguns casos, a morte. Kevin está aqui por ser um garotinho fofo, mas que merece mais atenção.

Esqueceram de Mim está disponível no Disney+.

3. Danny Torrance (O Iluminado)

Em O Iluminado, Danny Torrance foi com a sua família para um hotel isolado para que seu pai pudesse trabalhar sem preocupações. Chegando lá, o patricarca simplesmente não consegue suportar a alegria do home office, surtando e abrindo as portas para entidades sobrenaturais tomarem conta de seu ser, caçando a sua família pelo local.

Como Danny está nessa lista? Além de ter poderes especiais, capaz de se comunicar com o além, o jovem é um sobrevivente e tem nervos de aço. Mesmo adultos, jamais conseguiríamos seguir com o nosso passeio de velotrol se, do nada, gêmeas assustadoras aparecessem na nossa frente em flashes do seu destino trágico. Era dali pro hospital.

O Iluminado está disponível para assistir na HBO Max, e para locação e compra no iTunes, Play Store e Amazon.

2. Sid (Toy Story)

Sid, o vizinho de Andy em Toy Story, é um garoto retratado como vilão por pegar brinquedos e fazer experimentos com eles. Tem cabeça de boneca em aranha robótica, ele tenta explodir Buzz Lightyear com uma bombinha somente para ver o boneco voar.

Tudo isso é assustador se pensarmos que os brinquedos desse universo têm consciência. Só que Sid não sabia disso. Apesar de estourar os brinquedos demonstra certo comportamento destrutivo, ele na verdade estava experimentando com eles. Ele criava novos brinquedos. A criatividade do garoto era absurda, fora que ele mostrava talento artístico. Só faltava um pouco de direcionamento na vida do moleque.

Tudo isso foi ignorado por Buzz e Woody, que optaram por traumatizar completamente a criança. Tudo isso para os brinquedos voltarem para o Andy e, anos depois, ele doar tudo. Sid merece justiça.

Toy Story está disponível para assistir na Disney+.

1. Regan (O Exorcista)

Em O Exorcista, Regan é uma criança comum. Ela estava toda serelepe quando a vida coloca um demônio chamado Pazuzu tomando conta de seu corpo. Completamente entregue, desacreditada pela ciência e pela sociedade, dois padres tentam um exorcismo para trazer a alma bondosa da jovem de volta.

Regan já passou por muita coisa, ela já vomitou aquela sopa de ervilha do inferno e sobreviveu para contar história. Se alguém merece todo o nosso carinho, compreensão e o topo no ranking de melhores crianças do cinema, é essa garota.

O Exorcista está disponível para assistir na HBO Max e Prime Video.