Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 atores mirins mais famosos do cinema e da TV

Por| Editado por Durval Ramos | 09 de Outubro de 2023 às 19h05

Link copiado!

Reprodução/Warner, Fox, Disney
Reprodução/Warner, Fox, Disney

Desde os tempos mais primórdios, crianças são usadas em séries e filmes de todo mundo, dando aquele tom feliz que apenas a inocência da juventude consegue dar. Ao longo dos anos, alguns nomes acabaram marcando gerações. São aqueles atores e atrizes que ficaram tão famosos enquanto artistas mirins que, mesmo crescendo e virando grandes astros enquanto adultos, seguem sendo lembrados por suas interpretações enquanto crianças.

É claro que toda a discussão sobre os impactos psicológicos que a fama traz nos pequenos segue mais do que pertinente até hoje, mas isso não invalida em nada o apelo que esses astros mirins tem no cinema e na TV. Até porque esse estrelato desde muito jovem traz casos muito emblemáticos de nomes que são grandiosos desde a mais tenra idade até aqueles que só conseguiram o estrelato enquanto ainda tinham dentes de leite, chegando à fase adulta rodeados de muita cobrança e frustração.

Assim, entre sucessos e adolescências traumáticas, selecionamos alguns desses atores mirins mais icônicos para mostrar como, apesar de tudo, filmes e séries também são coisa de criança.

Continua após a publicidade

10. Elijah Wood

Desde muito jovem, Elijah Wood participou de produções para o cinema, estreando em De Volta Para o Futuro 2, como um garotinho jogando arcade e que desafia Marty McFly. Ainda na infância, estrelou Anjo Malvado, aquele filme em que um molequinho vai passar um tempo na casa dos tios depois da morte da sua mãe e descobre que seu primo um completo psicopata.

O filme marcou bastante o rosto de Elijah em toda uma geração, que cresceu junto com o ator e o viu estrelar a trilogia O Senhor dos Anéis, que catapultou a sua carreira já no começo da vida adulta. O ator segue em atividade até hoje, trabalhando também como produtor de cinema. Seu próximo filme será um reboot do filme trash Toxic Avenger — mais muita gente ainda se lembra dele como aquele menininho de rosto angelical.

Continua após a publicidade

9. Haley Joel Osment

Quando O Sexto Sentido chegou aos cinemas, além da reviravolta incrível na história, muito se falou sobre a atuação do jovem Haley Joel Osment. O menino, que já havia participado de uma grande produção como filho de Tom Hanks em Forrest Gump - O Contador de História, é a alma do filme de suspense e rendeu ao garoto uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Osment seguiu como um ator mirim de destaque por algum tempo, estrelando A.I. - Inteligência Artificial, de Steven Spielberg, mas conforme foi ficando mais velho, começou a trabalhar mais como dublador, apesar de ainda aparecer de vez em quando em alguns papéis.

Continua após a publicidade

Seu maior destaque é ser a voz de Sora, o herói da franquia de games Kingdom Hearts, da Square Enix. E, sempre que aparece em algum filme, ainda é lembrado como o "menininho de O Sexto Sentido" — mesmo sendo já quase um senhor de idade e já relativamente calvo.

8. Gêmeas Olsen

Parece trapaça incluir duas pessoas em uma entrada só, mas as gêmeas Mary Kate e Ashley Olsen fizeram sucesso juntas, ganhando destaque exatamente por interpretar uma personagem só na série de TV Full House.

Continua após a publicidade

Com o passar dos anos, as duas criaram um verdadeiro império em torno de sua aparência angelical, que rendeu vários filmes infantis, jogos de videogame e merchandising. Eventualmente, alcançando a vida adulta, as duas seguiram suas vidas e hoje vivem apenas como pessoas muito ricas e irmãs de Elizabeth Olsen, a Feiticeira Escarlate dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel.

Ainda assim, há toda uma geração que ainda fala das "Gêmeas Olsen" para se referir à dupla enquanto criança — até porque seus filmes reprisaram à exaustão na TV brasileira.

7. Lindsay Lohan

Continua após a publicidade

Lindsay Lohan chamou muita atenção ao fazer um papel duplo no filme Operação Cupido, uma trama em que duas irmãs que não sabiam da existência uma da outra e que, juntas, tentam reunir os seus pais novamente. Uma história maluca e que deve quebrar pelo menos algumas leis, mas que todos acharam fofa e ajudou a firmar a imagem de Lohan em Hollywood.

A atriz ainda conseguiu crescer e destacar em papeis de destaque em filmes como Meninas Malvadas, mas caindo na maldição das estrelas mirins, problemas pessoais acabaram prejudicando consideravelmente a sua carreira. Recentemente, a atriz começou a ensaiar um retorno, atuando em algumas produções menores.

6. Larissa Manoela

Continua após a publicidade

Começando a trabalhar com seis anos de idade, Larissa Manoela começou a ter destaque na série de TV Carrossel, uma adaptação da novela mexicana que fez imenso sucesso no início dos anos 1990. Interpretando Maria Joaquina, uma criança mimada e bem problemática, Larissa Manoela chamou a atenção do público, seguindo uma carreira de sucesso que rendeu papeis na TV e no cinema.

Recentemente, Larissa foi centro de polêmicas com seus pais devido ao uso de seus bens, sem poder comprar um milho na praia sem a autorização deles. Em paralelo a essas controvérsias familiares, se tornou uma gigantesca influencer e ainda protagoniza diversos filmes no streaming. Além disso, a atriz foi confirmada na terceira temporada de De Volta aos 15, da Netflix.

5. Maísa Silva

Continua após a publicidade

Maísa Silva surgiu na TV brasileira aos 3 anos, no show de calouros do Programa Raul Gil. Não demorou muito para a criança ser contratada pelo SBT e apresentar programas de desenhos, como o Sábado Animado, em que atendia telefonemas dos espectadores. Ela ainda tinha um quadro no Programa Silvio Santos, onde ganhou o carinho de todo o país.

Obviamente, isso acabaria se tornando uma carreira como atriz e também acabou no elenco de Carrossel, tanto na novela infantil quanto nos dois filmes baseados na história dos alunos da professora Helena. E, assim como Larissa Manoela, a pequenina do SBT cresceu e passou a protagonizar alguns filmes e séries no streaming. Atualmente, Maísa é estrela da série De Volta aos 15, da Netflix.

4. Jodie Foster

Continua após a publicidade

A atriz ganhadora do Oscar Jodie Foster começou a sua carreira atuando em filmes da Disney, como a versão original de Se Eu Fosse a Minha Mãe. Apesar de atuar em produções que faziam sentido para a sua idade, Foster se destacou ao participar deTaxi Driver, filme do diretor Martin Scorsese e estrelado por Robert De Niro, quando tinha apenas 14 anos.

A atuação rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, mudando o rumo da carreira da atriz, que além de atuar, também produz e dirige. Em 2023, ela estrela a quarta temporada de True Detective, da HBO.

3. Daniel Radcliffe

Continua após a publicidade

Daniel Radcliffe é um dos casos de sucesso em que um ator cresce na frente do mundo todo e não surta quando chega na vida adulta. Apesar de ter trabalhado em algumas produções para TV, Radcliffe foi escolhido para estrelar a adaptação de Harry Potter, sendo responsável por dar a cara para o herói de toda uma geração de leitores e espectadores.

Durante toda a franquia, Daniel Radcliffe não atuou em praticamente nada que não fosse ligadoà franquia, mas assim que os filmes acabaram, ele seguiu sua carreira, atuando em produções independentes, como Um Cadáver para Sobreviver e Weird: The Al Yankovic Story.

2. Ke Huy Quan

Continua após a publicidade

Ke Huy Quan teve um início de carreira glorioso, atuando em filmes como Os Goonies e Indiana Jones e o Templo da Perdição. Porém, o ator sumiu por anos, atuando quando estava mais velho, em O Homem da Califórnia, mas tendo dificuldade para encontrar novos papeis depois de deixar de ser um ator mirim.

Ele só foi retornar para frente das câmeras em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, filme que acabou rendendo ao ator o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e um retorno à Hollywood, garantindo um papel de destaque na segunda temporada de Loki.

1. Macaulay Culkin

Quando a ideia de astro mirim do cinema vem à mente, muito provavelmente vem acompanhada da figura de Macaulay Culkin em Esqueceram de Mim. O ator fez um sucesso absurdo na década de 1990, seja pelos seus papéis no cinema, por sua amizade com Michael Jackson ou por sua presença constante na cultura pop.

Por conta de problemas com os pais, que administravam seu dinheiro, Macaulay acabou se afastando dos holofotes conforme foi ficando mais velho. Apesar de fazer algumas participações em séries, o ator agora cuida de uma produtora online e conduz um podcast sobre assuntos variados.