Futurama x Os Simpsons: qual é o melhor?
Por André Mello • Editado por Jones Oliveira |
Matt Groening conseguiu um sucesso que já dura décadas na forma de Os Simpsons, clássica animação da TV americana. Só que o autor também é lembrado por outro desenho que criou, Futurama, que pode ser considerado como o "irmão rebelde" da série de Homer e sua família.
Desde o lançamento da comédia de ficção-científica, fãs dos dois desenhos tentam entender qual deles é o melhor, ainda que isso vá muito pelo gosto de quem os assiste. Ainda assim, a rivalidade entre os dois universos marcou o início dos anos 2000 e retorna agora depois de quase uma década inerte.
Isso porque Futurama retorna para uma nova temporada depois de uma década de hiato. Para os fãs, o retorno é motivo de celebração e a chance de provar de uma vez por todas que a trama futurista tem as melhores piadas e personagens já concebidos por Groening. Já para quem prefere a família amarela e seus mais de 30 temporadas ininterruptas, o simples fato da "rival" ter ficado tanto tempo sem novos episódios já é a resposta que todos procuram nessa briga.
Assim, prepare seu donut ou sua máquina de animação suspensa, pois chegou a hora de descobrir quem é melhor: Os Simpsons ou Futurama?
Tipo de histórias é diferente
As histórias contadas em Os Simpsons e em Futurama conseguem ser diferentes por conta do cenário em que cada uma se encontra. Os Simpsons retrata a vida suburbana dos EUA, em uma cidade pequena cheia de personagens com personalidades excêntricas e variadas.
Apesar de ter tramas que flertam com o absurdo, a sitcom comandada por Homer ainda tem um pé no mundo real, na normalidade, sempre que possível. Mesmo com episódios que podem ser focados em personagens específicos, as melhores histórias são aquelas centradas na dinâmica da família e nas loucuras em que os seus integrantes podem se meter.
No fim, os personagens da série, mesmo com personalidades exageradas, remetem ao espectador um ar de normalidade e familiaridade que poucas produções conseguem reproduzir.
Já Futurama vai para um lado um pouco mais de nicho, cobrindo mais o gênero de ficção-científica e humor absurdo. Ainda com grande variedade de personagens, o seriado também é um pouco mais contido no seu elenco coadjuvante, por mais que tenha histórias que explorem os confins do universo.
Se Os Simpsons é focado em Homer e sua família, Futurama coloca no centro Fry, um entregador de pizza que é congelado por acidente e acorda vários séculos no futuro, precisando trabalhar em uma empresa de entregas espaciais. E só isso já deixa clara a diferença de abordagem nçao só dos protagonistas, mas do tom das histórias como um todo.
Essa falta de familiaridade com a trama de um sujeito criogenicamente enviado para o futuro pode afastar algumas pessoas e transformar suas histórias em algo para fãs do gênero ficção-científica, algo bem mais específico.
Nesse ponto, Os Simpsons leva vantagem.
Humor comum ou mais sarcástico
O mesmo pode ser dito do humor de Os Simpsons e Futurama. Desde a sua estreia na TV americana, em 1989, Os Simpsons teve sucesso, basicamente se tornando um marco na indústria do entretenimento. Com milhões de fãs ao redor do mundo, os roteiristas da série tentam incluir suas vozes nas histórias e no humor tão popular, mas ele precisa se ajustar ao público.
Para manter um seriado em alta por mais de 30 anos no ar, é necessário que ele tenha um humor característico, mas que ainda precise agradar a uma grande variedade de pessoas, de países e culturas distintas.
Isso pode fazer com que o humor de Os Simpsons tenha se diluído um pouco ao longo dos anos, ainda entregando ótimos episódios, mas que não são tão engraçados quanto no início.
Já Futurama, por ter um público menor, mais focado em seus gostos de nicho, pode apostar em piadas com um humor mais sutil e sarcástico, algo que funciona muito bem principalmente ao assistir repetidas vezes.
No combate entre apresentar um humor que agrade todo mundo, mas que possa parecer mais fraco, ou um que não seja tão legal para todo mundo, mas que funcionará muito bem para o seu público, Futurama leva. Não é possível agradar todo mundo, então pelo menos eles fazem bem feito para quem curte.
Segurança ou constante perigo de cancelamento
Como comentado anteriormente, Os Simpsons está no ar na TV americana desde 1989, o que lhe garante impressionantes 34 temporadas — e ela foi renovada até a trigésima sexta. Um exemplo de longevidade, principalmente em uma indústria que pode mudar drasticamente de um mês para o outro.
Saber que não importa o que aconteça em Hollywood, Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie continuarão no ar com novos episódios se tornou algo que traz uma segurança e um conforto para os fãs e espectadores comuns. A série tem tantos episódios que é possível encontrar até previsões do futuro neles!
Já Futurama tem uma jornada bastante diferente. Estreando na TV americana em 1999, a animação teve problemas relacionados ao horário e dia em que era exibida, sendo bastante complicado encontrar o seu público ideal e sofrendo com a audiência.
Quando chegou no meio da produção da sua quarta temporada, a Fox simplesmente parou de solicitar novos episódios, forçando um cancelamento silencioso. Por conta de reprises, que acabaram tornando Futurama uma série cult, o Comedy Central conseguiu os direitos para revivê-la em 2010, exibindo da quinta à sétima temporada no canal.
Só que a animação foi novamente cancelada e o sonho parecia ter morrido ali, até que a Disney anunciou um novo retorno, com estreia no Hulu (nos EUA) e Star+ (internacionalmente), a partir do dia 24 de julho de 2023.
A oitava temporada, com 20 episódios, já está disponível, mas enquanto novos episódios não são confirmados, existe a dúvida se Futurama vai continuar ou se esse será o seu final definitivo. Enquanto isso, Os Simpsons segue firme e forte.
Com esse argumento, Os Simpsons ganha mais um ponto e sai vencedora entre qual série é melhor.
Porém, ambas são ótimas pedidas para os fãs de animações e comédia. Os Simpsons e Futurama estão disponíveis no Star+.