Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook apresenta novos recursos de áudio para competir com o Clubhouse

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Abril de 2021 às 16h45

Link copiado!

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook
Tudo sobre Facebook

O Facebook começou a mostrar mais detalhes sobre a sua funcionalidade de conversas por áudio para rivalizar com o Clubhouse. A novidade é focada na criação de salas somente para bate-papo por voz ao vivo, mas também oferecerá um recurso para troca de mensagens de áudio curtas e suporte para criação de postcasts.

As salas de áudio (Live Audio Rooms) não devem diferir muito do que já está presente nos concorrentes: locais onde palestrantes falam ao vivo por voz e usuários ouvem e interagem via chat. Ainda não dá detalhes se haverá a possibilidade de ouvintes participarem das conversas de áudio ou se somente os selecionados antes poderão interagir desta forma.

Continua após a publicidade

As mensagens curtas de áudio são chamadas de Soundbites (Pedaços de som, em tradução livre). Elas serão exibidas no Feed dos usuários e contarão com transcrição de áudio para permitir que quem topar com ela usufrua do conteúdo mesmo sem som. Também será possível incluir efeitos sonoros e outros recursos amigáveis.

Já a ferramenta de podcast vai permitir navegar, baixar e ouvir seus programas favoritos no próprio aplicativo do Facebook, enquanto o app está aberto ou em segundo plano. Hoje, muitos criadores usam a rede para divulgar seus programas, mas a hospedagem ocorria em sites de streaming de músicas tradicionais, como o Spotify, Apple Music e similares.

A rede social também começará a testar recursos de monetização em todas essas novidades de áudio, afinal criar conteúdo para a internet se tornou algo muito rentável. Possivelmente, haverá funcionalidades para enviar doações aos criadores de conteúdo (com as já famosas Stars) e ferramentas para assinatura de salas com conteúdos exclusivos do Live Audio Rooms. A rede também trabalha para criar um fundo para remunerar influenciadores dispostos a fazer Soundbites diários.

Continua após a publicidade

Quando chegam?

A primeira adição deve dar as caras até junho, pois é mais urgente para competir com os rivais. Os outros dois ainda não tem data para desembarcar, mas, pelas imagens disponíveis, parecem estar em fase avançada de desenvolvimento.

O objetivo da empresa de Mark Zuckerberg é trazer adições extras para conquistar o público que possa ter migrado para os concorrentes, atraídos pela possibilidade do chat de voz. As novas salas de áudio vão suportar a participação sem limites no número de usuários e poderão ocorrer tanto na rede social quanto no Messenger.

Continua após a publicidade

A companhia quer testar o recurso também dentro dos Grupos, o que seria um grande trunfo para aproveitar a audiência qualificada desses locais. Para isso, alguns influenciadores devem ser selecionados para experimentar a novidade e contribuir para o desenvolvimento da ferramenta.

Apesar do grande foco nos produtos do Facebook, por se tratar a maior rede social do mundo, há diversos outros concorrentes apostando no segmento de conversa por voz. O Twitter, por exemplo, já lançou o Spaces e tem se dedicado a aprimorar a experiência dos usuários. O mesmo vale para o Telegram, que integrou as salas de bate-papo por áudio como um dos seus ótimos recursos. O Discord, o Slack, o Spotify e o TikTok também já demonstraram estar trabalhando em aplicativos ou funcionaldiades para entrar na onda do áudio.

Como está a animação para os novos recursos de áudio do Facebook? Serão suficientes para bater o sucesso do Clubhouse e superar os demais concorrentes?

Fonte: Facebook