Mark Zuckerberg

Mark Elliot Zuckerberg, Fundador do Facebook
  • Nascimento

    14 de Maio de 1984 em White Plains, Nova York, Estados Unidos

  • Fortuna

    US$ 75.7 bilhões (2018)

Mark Elliot Zuckerberg, nascido em 14 de maio de 1984 em White Plains (Estado de Nova York, Estados Unidos), se tornou famoso por ser um dos fundadores do Facebook, onde é atualmente CEO. Filho de Edward, dentista, e Kristen, psiquiatra, possui como irmãs Arielle, Donna e Randi, e em 2012 casou-se com Priscilla Chan com quem teve a filha Max.

Com origem judaica e uma educação clássica, Mark Zuckerberg aprendeu a ler e escrever em francês, hebraico, latim e grego antigo, além de começar a estudar mandarim chinês por Priscilla. Considerado um prodígio desde a adolescência, começou a escrever softwares ainda no ensino médio, tendo aprendido programação básica com o pai ainda em 1990.

A reputação de prodígio o seguiu após a entrada na Universidade de Harvard em 2002 nos cursos de ciência da computação e psicologia. Já no segundo ano criou o seu primeiro programa, o CourseMatch, e em seguida o Facemash, que permitia a avaliação de qual era a garota mais bonita entre duas.

O Facemash foi criado sem intenção comercial, mas virou um sucesso na universidade devido ao uso dos “Face Books”, os livros com a foto e o nome de cada estudante que viviam no dormitório estudantil. Poucos anos depois, em 2004, a ideia serviu de base para a criação do Facebook, rede social que ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários em junho de 2017, sendo a maior do mundo.

Mark Zuckerberg figura entre as 100 pessoas mais ricas e influentes do mundo (Forbes, 2010), com um patrimônio avaliado em US$ 75,7 bilhões de dólares em janeiro de 2018, Também conhecido pela filantropia, Zuckerberg é um dos signatários do The Giving Pledge, um comprometimento não contratual de doar 99% do valor de suas ações do Facebook para a caridade.