TikTok

"抖音 (literalmente: "som de vibração")"
  • Fundação

    Beijing, China, em 23 de Fevereiro de 2012

A TikTok é uma plataforma de publicação de vídeos fundada em 2012 por Zhang Yiming em Beijing, China, inicialmente focada em vídeos curtos de comédia, entrenimento e pessoas fazendo lipsync. Tornou-se mundialmente conhecida em 2017, quando passou a ter apps tanto para Android quanto para iOS, permitindo que os usuários criem pequenos vídeos musicais com duração de 3 a 15 segundos.

Seu aplicativo de origem chamava-se A.me, da ByteDance, renomeado para Douyin em dezembro de 2016. Desenvolvido em apenas 200 dias, Douyin já contava com mais de 100 milhões de usuários após um ano, além de contar com mais de 1 bilhão de visualizações por dia, tornando-se o aplicativo mais baixado do mundo em diversos países. Em 2018 a TikTok já estava disponível em mais de 150 países e em 75 línguas, sendo o aplicativo mais baixado na App Store em 2019.

Assim como o Youtube, a TikTok usa algoritmos de inteligência artificial para selecionar o melhor conteúdo de acordo com as preferências do usuário. Além disso, organiza seus conteúdos de acordo com hashtags especializadas. A #EduTok, por exemplo, contava com 39 bilhões de visualizações em setembro de 2019.