Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Discord lança salas de áudio no estilo Clubhouse para PC, celular e navegador

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Abril de 2021 às 22h40

Link copiado!

Discord/Reprodução
Discord/Reprodução

Chegou a vez do Discord de ter suas próprias salas de áudio no estilo Clubhouse. Nesta quarta-feira (31), a plataforma de comunicação liberou os Stage Channels, reuniões baseadas em voz com forte controle do anfitrião, em todas as suas distribuições — Windows, macOS, Android, iOS e sua versão para navegador.

O recurso é exclusivo para servidores classificados como Comunidades, que normalmente abrigam centenas ou milhares de pessoas com um interesse em comum. Diferente das convencionais canais de áudio do Discord, os Stage Channels dão o controle da sessão aos anfitriões e oradores, enquanto a audiência acompanha o evento e pode solicitar um momento para a fala, mas somente sobre aprovação dos atuais participantes.

Da mesma forma que o Clubhouse, o anfitrião do Stage Channel pode convidar e remover oradores, moderadores, abrir espaço de fala para a plateia e encerrar a chamada quando preferir. Ao lado disso, a conversa é sediada numa sala com interface adaptada que dá destaque aos participantes do diálogo, enquanto a audiência é reunida na parte de baixo.

Continua após a publicidade

Considerando o propósito inicial do Discord e o seu alcance, as salas de áudio se tornam especialmente úteis para sua base de usuários e, especialmente, os gamers de plantão. O Stage Channel abre espaço para apresentações, organização de entrevistas, coletivas de imprensa, sessões de perguntas, clubes de leitura e até incluir mais pessoas num chat de voz sem que isso bagunce a conversa.

E não é que faz sentido?

Numa plataforma em que desenvolvedores costumam se comunicar de forma geral com sua comunidade, as salas de áudio são um alento e tanto. Apresentações ao vivo podem fazer parte da rotina, enquanto a flexibilidade das salas de áudio pode permitir que os integrantes da plateia participem da sessão quando for conveniente.

Continua após a publicidade

Um cenário semelhante a esse já era “viável” anteriormente. Canais de voz no Discord tem um avançado gerenciamento de permissões baseadas nos cargos ocupados pelo integrante do grupo. Contudo, a criação de chat de áudio “semelhantes” ao Clubhouse exige enorme dedicação para criação dos ajustes, testar para se tudo funcionou e ainda estar sujeito aos erros — além de não ter uma interface apropriada para isso.

Para todos, com um porém

Infelizmente, a exclusividade dos Stage Channels para as Comunidades limitará significativamente o seu alcance, mas nada impede que a companhia expanda a ferramenta no futuro. Muitos grupos nichados, não grandes o bastante para alcançar o patamar de comunidade, poderiam tirar proveito das salas de áudio.

Se o usuário faz parte de uma comunidade, é possível utilizar a ferramenta. Abrir uma comunidade, por sua vez, é um processo voluntário e é feito através das configurações do servidor, na aba “Habilitar comunidade”. Tenha em mente que o status de “Comunidade” não é destinado aos servidores criados para amigos ou um grupo pequeno de pessoas, mas para tópicos e grupos que pretendem abrigar centenas de integrantes.

Continua após a publicidade

Fonte: Discord