Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pandemia e streaming levam à queda na pirataria de filmes do Oscar

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Março de 2021 às 11h46

Link copiado!

Pandemia e streaming levam à queda na pirataria de filmes do Oscar
Pandemia e streaming levam à queda na pirataria de filmes do Oscar

Que a pandemia do novo coronavírus teve um forte impacto na indústria do cinema, isso todo mundo sabe; agora, os números mostram um reflexo disso, também, sobre a pirataria. De acordo com um novo levantamento, a maior disponibilidade de longas indicados ao Oscar nos serviços de streaming, assim como a menor presença de grandes blockbusters, levou a uma grande baixa no número de downloads na temporada de premiações deste ano.

Os dados são da MUSO, empresa especializada em pesquisas relacionadas à pirataria. A pesquisa coloca Bela Vingança como o filme mais baixado entre os indicados, com uma demanda de aproximadamente 1,3 milhão de downloads entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021 — o segundo colocado, Os Sete de Chicago, acumulou cerca de um milhão, enquanto Judas e o Messias Negro aparece bem abaixo, completando o top 3 com 599 mil cópias baixadas.

Os números, para os analistas, desenham um panorama no qual a disponibilidade de longas por streaming faz reduzir a pirataria, mas, ao mesmo tempo, também um em que a presença de grandes atores e blockbusters de renome incentiva os usuários mais do que uma indicação ao Oscar, em si. Prova disso é a proximidade de Os Sete de Chicago do primeiro colocado, cujo elenco tem nomes como Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo) e Sacha Baron Cohen (Borat: Fita de Cinema Seguinte).

Continua após a publicidade

A comparação também exibe esse mesmo movimento. Coringa, de 2019, apresentou um pico de mais de 34,8 milhões de downloads em um período semelhante, assim como Ford Vs. Ferrari (7,4 milhões) e Era Uma Vez Em Hollywood... (5,9 milhões), os grandes nomes da temporada de premiações do ano passado. Na temporada de premiações deste ano, é Tenetque sai vencedor, com 17,1 milhões de downloads, ainda que esteja indicado apenas aos prêmios de efeitos visuais e design de produção, passando longe das categorias principais do Oscar.

O filme dirigido por Christopher Nolan também é o único com indicações ao Oscar a aparecer na lista de mais baixados entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021. No período, Tenet acumulou 12,4 milhões de downloads, seguido de Mulher-Maravilha 1984, com 11,6 milhões, e Os Croods 2: Uma Nova Era, com 6,2 milhões. Chama a atenção, ainda, a presença forte de blockbusters do passado, com Vingadores: Ultimato, de 2019, aparecendo na nona colocação, tendo sido baixado 3,3 milhões de vezes no período.

A MUSO também destaca que dos oito filmes mais pirateados desta temporada de premiações, apenas três estão disponíveis globalmente em serviços de streaming, o que indica que, para os outros, a preferência pode acabar sendo pelos meios legais. Com o fechamento dos cinemas e o adiamento da estreia global de muitos dos títulos, a muita gente, restou apenas a pirataria como forma de consumir o material, ao mesmo tempo em que o interesse pelos longas, em si, mostra uma baixa considerável.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores destacam, por outro lado, que uma vitória no Oscar, cuja cerimônia acontece no dia 25 de abril, pode mudar um pouco as coisas. É o que os especialistas chamaram de “efeito Parasita”, citando o longa de Bong Joon-Ho que foi o vencedor da estatueta maior em 2020 — antes, ele era o quarto mais baixado, com 5,6 milhões de downloads, chegando a 12,7 milhões após a vitória e chegando a ter um pico de 1,3 milhão no dia seguinte ao da premiação.

Entretanto, novamente, a MUSO traça aqui um paralelo diferente, já que Parasitaganhou estreias globais e voltou a muitas telas após ser considerado o melhor filme de 2020, algo que não deve acontecer com o ganhador de 2021 por causa da pandemia. Por isso, apesar deste movimento inicial bem mais lento, os pesquisadores apostam em um número entre 25 milhões e 30 milhões de downloads para o maior vencedor do Oscar deste ano — e aproveitam para mostrar uma preferência por Bela Vingança, entre todos os indicados.

Fonte: MUSO