Oscar 2024 | Quem são os favoritos da premiação?
Por Paulinha Alves • Editado por Durval Ramos |
Às vésperas do Oscar 2024, que acontece no próximo domingo (10), no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, é normal que o clima de ansiedade para o evento fique cada vez mais intenso. E, claro, que comecem a surgir palpites de quais filmes e profissionais irão encerrar a noite levando uma estatueta para casa.
- Oscar 2024 | 8 filmes esnobados pela Academia
- Framboesa de Ouro 2024 | Quais são os indicados a pior filme do ano?
A corrida pela premiação começou já quando os indicados foram revelados, no último dia 23 de janeiro. Desde então, criou-se uma espécie de rivalidade entre alguns filmes, principlamente aqueles que concorrem em mais categorias, como é o caso de Oppenheimer (13 nomeações), Pobres Criaturas (11 indicações) e Barbie — esse último com oito indicações, mas alvo de polêmicas devido a ausência de Greta Gerwig e Margot Robbie na lista.
Quem vai ganhar o Oscar 2024?
Embora seja impossível prever quem irá ganhar o Oscar 2024 — a Academia possui mais de 10 mil membros votantes, vindos de diferentes áreas da indústria cinematográfica —, já é possível ter ideia de quem são os favoritos de cada categoria a essa altura do campeonato.
Isso acontece porque o Oscar é o evento que encerra as principais premiações da temporada, de maneira que tudo o que aconteceu antes dele serve como termômetro da celebração.
Além disso, nesse ponto do calendário, já é possível entender o que realmente agradou parte dos membros da Academia. Até porque muitos deles também votantes de celebrações como o SAG Awards, prêmio do Sindicato dos Atores dos EUA, e do PGA Awards, o prêmio do Sindicato dos Produtores de Hollywood. Isso sem falar de premiações paralelas, como o BAFTA e o Globo de Ouro, que também ajudam a dar uma dica dos títulos que vêm forte para o Oscar.
Para que você consiga, portanto, fazer suas apostas com um pouco mais de convicção, o Canaltech listou quem são os favoritos ao Oscar 2024, tomando como base as premiações ocorridas até aqui e tudo o que já foi revelado sobre os indicados.
Melhor Filme
A disputa deste ano pelo principal prêmio da noite não é nem de longe fácil, especialmente após a boa repercussão de filmes como o surrealista Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos, e do thriller francês Anatomia de uma Queda, de Justine Triet.
Apesar disso, o queridinho para ganhar a estatueta parece ser mesmo Oppenheimer, filme de Christopher Nolan sobre o físico de mesmo nome e “pai da bomba atômica”, Robert Oppenheimer. Longa-metragem mais indicado do ano (e quase da história do Oscar, ficando atrás apenas de A Malvada, Titanic e La La Land), ele venceu de melhor filme no PGA, SAG, Globo de Ouro (Melhor Filme de Drama) e BAFTA.
Além disso, o longa estrelado por Cillian Murphy também está no centro do fenômeno Barbenheimer que movimentou os cinemas ao longo de 2023. Sua improvável rivalidade com Barbie fez com que muita gente garantisse o ingresso também para ver o drama de um cientista tentandop construir a mãe de todas as bombas. Não por acaso, o filme foi a terceira maior bilheteria de 2023, com US$ 957,7 milhões, atrás apenas de Barbie e Super Mario Bros. Então pode apostar que esse feito vai pesar para os jurados do Oscar.
Melhor Ator
Outra categoria que, apesar da boa concorrência, parece já estar bem definida é a de Melhor Ator. Embora Paul Giamatti, de Os Rejeitados, seja um nome forte na competição — tendo inclusive ganhado o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical —, a balança parece estar pendendo para Cillian Murphy por sua atuação em Oppenheimer.
O ator, famoso especialmente pelo personagem Thomas Shelby da série Peaky Blinders, nunca havia sido indicado antes para a premiação, mas só neste ano já faturou o BAFTA, Globo de Ouro (Melhor Ator em Filme de Drama) e SAG.
Melhor Atriz
Categoria que promete ser uma das mais disputadas da noite, o Oscar de Melhor Atriz ainda parece ser uma incógnita mesmo às vésperas da premiação. Os dois nomes de maior destaque da lista são o de Emma Stone, pela sua atuação de Bella Baxter em Pobres Criaturas, e de Lily Gladstone, no papel de Mollie Burkhart em Assassinos da Lua das Flores.
Enquanto a primeira vem sendo muito elogiada, tendo ganhado o BAFTA e o Globo de Ouro (Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical) por seu papel, a segunda faturou a estatueta do SAG e do Globo de Ouro (Melhor Atriz em Filme de Drama), e já fez história ao ser a primeira atriz nativo-americana a ser indicado ao Oscar de Melhor Atriz.
Correndo por fora dessa “disputa principal”, mas também queridinha por muitos críticos, aparece Sandra Hüller de Anatomia de Uma Queda. A atriz alemã, famosa por sua atuação no teatro, ganhou força nas últimas semanas ao ganhar o César Awards 2024 — principal premiação da indústria cinematográfica francesa — e viralizar devido a um de seus monólogos arrepiantes do filme.
E é justamente pela briga principal estar entre Stone e Gladstone que há uma grande chance de termos uma zebra acontecendo. Isso porque a divisão dos votos entre elas pode fazer com que essa terceira via apareça com força, levando a estatueta para casa.
Melhor Direção
Sempre bastante controversa, a categoria de Melhor Direção deste ano tem candidatos fortes, que vão desde o veterano Martin Scorsese pelo filme Assassinos da Lua das Flores, até o cineasta grego Yorgos Lanthimos por Pobres Criaturas.
O nome do momento, no entanto, parece ser mesmo o de Christopher Nolan, que tem tudo para ganhar seu primeiro Oscar de Melhor Direção por Oppenheimer. Vencedor do Globo de Ouro e do BAFTA, o cineasta lidera entre os favoritos da disputa, mas como nada está garantido até a entrega da estatueta — e, em outros anos, já tivemos algumas surpresas na premiação — não dá para cantar vitória antes do tempo.
Melhor Animação
Por fim, outra categoria que chega com certo suspense aos minutos finais da corrida é a Melhor Animação. Até o momento as especulações sobre o prêmio se dividem entre Homem-Aranha Através do Aranhaverso e O Menino e a Garça, novo filme do Studio Ghibli.
Enquanto o primeiro venceu o PGA Awards e foi aclamado pela sua mistura de estilos de animação — passando pelo 3D, aquarela e traços de gibi —, o segundo ganhou o BAFTA e o Globo de Ouro, marcando o retorno de Hayao Miyazaki à direção.
Quais Oscar Barbie pode ganhar?
Barbie, o filme de maior bilheteria de 2023, conseguiu ao todo oito indicações ao Oscar 2024, sendo elas a de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Ryan Gosling), Melhor Atriz Coadjuvante (America Ferrera), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Canção Original (What Was I Made For? e I'm Just Ken), Melhor Design de Produção e Melhor Figurino.
Embora, nas categorias de atuação, o filme pareça não ter muitas chances de conquistar uma estatueta, nos prêmios técnicos o longa promete travar uma disputa acirrada com Pobres Criaturas, que assim como o título da boneca da Mattel também é um dos favoritos para Melhor Figurino e Melhor Design de Produção.
Já em Canção Original, parece que será muito difícil alguém tirar o prêmio de What Was I Made For?, de Billie Eilish e Finneas O'Connell. A música, uma das queridinhas da temporadas, venceu o Globo de Ouro de Melhor Canção Original em Filme e conquistou também o Grammy de Melhor Trilha Sonora para Mídia Visual.
O Oscar 2024 acontece no próximo domingo (10), a partir das 20h (horário de Brasília). No Brasil, é possível assistir ao evento tanto pelo TV, no canal TNT, quanto pelo streaming, no app da Max.