Publicidade

Apple Intelligence x Galaxy AI: qual pacote de IA é mais completo?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Junho de 2024 às 09h40

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O anúncio do Apple Intelligence enfim vislumbra a chegada de uma IA generativa nos dispositivos da Apple por meio de um assistente de escrita e um novo gerador de imagens. Dessa forma, a disputa entre Maçã e Samsung nos celulares alcançou mais um nível, já que a fabricante sul-coreana conta desde o início do ano com um pacote de IA nos celulares da marca com o Galaxy AI

Galaxy AI x Apple Intelligence

Com ambos os produtos na mesa, surge a famosa dúvida: qual traz mais recursos? O serviço da Apple ainda não foi liberado para os iPhones compatíveis, mas já é possível analisar algumas das novidades reveladas. O Canaltech comparou a lista de recursos de cada plataforma e a disponibilidade nos aparelhos de cada marca.

Continua após a publicidade

Geração de textos

Ambas as plataformas conseguem criar e editar textos pelo celular. O Rewrite da Apple gera várias alternativas para o mesmo texto, com diferentes estilos de linguagem, além de converter um bloco de texto em lista com marcadores ou tabela — a ferramenta é compatível com Notas, Pages e outros apps de terceiros.

As funções de revisão do Galaxy AI estão contidas no teclado da Samsung, então também pode ser aplicado para qualquer app no celular. Nesse quesito, Apple e Samsung oferecem soluções parecidas, mas vale lembrar que a versão da Maçã traz integração com o ChatGPT.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Geração de imagens

A Apple leva vantagem quando o assunto é criar novas imagens: a Maçã introduziu os Genmojis, que permitem gerar novos emojis por IA, e o Image Playground, para gerar fotos a partir de texto. O Playground, inclusive, é capaz de criar conteúdos com base em anotações ou contatos salvos na agenda. 

A Samsung, por outro lado, não possui uma ferramenta própria de criação de imagens — é possível fazer isso com o assistente do Gemini, do Google, mas a ferramenta não tem as mesmas opções de personalização da Maçã.

Continua após a publicidade

Edição de fotos

Por outro lado, a Samsung sai na frente na edição de imagens. O app de galeria foi reforçado com o Galaxy AI e ganhou recursos para remover, reposicionar e redimensionar objetos numa foto. 

Continua após a publicidade

O Fotos do iOS ganhou a ferramenta Clean Up, que remove distrações no fundo das fotos, mas não oferece tanta liberdade de edição como a concorrente.

Assistente de IA

Continua após a publicidade

A Siri ganhou até um logo novo para celebrar a chegada do Apple Intelligence: a assistente de voz do iOS vai executar ações entre diferentes apps, compreender o contexto exibido na tela e até usar uma integração com o ChatGPT para pesquisas mais específicas. Além disso, consegue responder aos comandos de forma mais natural, reforçando a ideia de uma ferramenta pessoal. 

A Samsung tem planos de reforçar a Bixby com um modelo de linguagem próprio, mas atualmente ela é usada apenas para ativar outros recursos do Galaxy AI com comandos de voz. Nesse caso, a vantagem fica com a Apple.

Continua após a publicidade

Transcrições, resumos e chamadas

Ambos os serviços têm recursos para transcrever notas de voz e ligações e resumir esse tipo de conteúdo. A Apple permite gravar as chamadas feitas pelo celular e depois oferece um resumo com os pontos mais importantes, por exemplo.

Por outro lado, um dos maiores destaques do Galaxy AI é a opção de traduzir ligações em tempo real, com 13 idiomas compatíveis — você pode falar no idioma nativo e a outra pessoa vai ouvir apenas uma tradução feita pela IA, sem a necessidade de interromper a conversa. A Maçã não apresentou nenhuma função parecida, então a Samsung saiu na frente nesse quesito.  

Continua após a publicidade

Recursos de câmera

Talvez a Apple guarde novidades com IA na câmera para uma nova linha de iPhones, mas a Gigante de Cupertino praticamente não tocou no assunto durante o anúncio do Apple Intelligence.

A Samsung aproveitou o lançamento da linha Galaxy S24 e incorporou uma série de ferramentas para melhorar as fotos e vídeos, como um zoom gerado por IA e a opção de transformar qualquer vídeo em câmera lenta com redução de quadros.

Continua após a publicidade

Ferramentas adicionais

Cada plataforma possui particularidades que chamam a atenção. No caso da Apple, vale destacar as notificações prioritárias, na qual a IA identifica quais mensagens são mais importantes e as exibem no topo da tela.

Pelo lado da Samsung, um dos recursos mais interessantes do Galaxy AI é o Circule para Pesquisar, do Google: basta fazer um simples gesto de círculo na tela para iniciar uma pesquisa sobre o elemento destacado.

Continua após a publicidade

Disponibilidade

O Galaxy AI já pode ser usado pelos consumidores da Samsung, disponível em modelos das linhas Galaxy S22 (exceto o S22 FE), Galaxy S23, Galaxy S24, Galaxy Z Flip 4 e 5, Galaxy Z Fold 4 e 5, Galaxy Tab S8 e Galaxy Tab S9.

O Apple Intelligence ainda não tem uma data de lançamento oficial, mas deve chegar a partir de setembro com uma nova geração de iPhones. Por enquanto, a lista de dispositivos compatíveis é mais limitada e inclui apenas iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max, iPad Pro (M1 ou mais recente) e iPad Air (M1 ou mais recente).

Vale ressaltar que a comparação envolve apenas os celulares e tablets — o Apple Intelligence também está disponível no macOS, o que leva os recursos a outros dispositivos.

Continua após a publicidade

Comparativo final

Compare todos os recursos disponíveis:

RecursoApple IntelligenceGalaxy AI
Assistente de textosSimSim
Gerador de imagensSim (emojis personalizados e Image Playground)Sim (apenas no chat com o Gemini)
Edição de imagensSim (apenas remove elementos)Sim (remove, reposiciona e redimensiona elementos)
Assistente de IA por todo o sistemaSimSim, mas com comandos limitados
Transcrições e resumosSimSim
Tradução de chamadas em tempo realNãoSim
Integração ao ChatGPTSimNão
Circule para PesquisarNãoSim

É importante reforçar que a comparação envolve apenas os recursos anunciados — o Apple Intelligence ainda não está disponível ao público, então não é possível vê-lo em prática para definir qual serviço é melhor na prática. 

Porém, com base no que foi anunciado por cada empresa, vale destacar que o Apple Intelligence é uma opção mais abrangente por envolver mais de um sistema operacional, com a Siri integrada entre iOS, iPadOS e macOS, então pode ser muito útil para quem já está presente no ecossistema da Apple. 

O Galaxy AI, por sua vez, não tem um assistente tão versátil quanto a Siri, mas foca em melhorar vários aspectos do celular, como a câmera e a edição de imagens e vídeos. Portanto, se o objetivo é deixar as funções do aparelho mais poderosas, a Samsung larga na frente, mas se a intenção é ter um assistente presente no cotidiano, a Apple saiu melhor nesse cenário.