Publicidade

iPhone x Samsung Galaxy | Qual celular é atualizado por mais tempo?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Junho de 2024 às 12h00

Link copiado!

Rafael Damini/Canaltech
Rafael Damini/Canaltech

A longevidade é um fator chave na disputa entre iPhone (Apple) e Galaxy (Samsung) no mercado de celulares: além das especificações de hardware, é importante ficar de olho no tempo durante o qual os modelos vão receber atualizações de sistema e de segurança após o lançamento. Isso garante acesso às versões mais recentes do iOS e do Android por muitos anos após a compra.

A Maçã confirmou recentemente que oferece pelo menos cinco anos de atualizações de segurança a partir do ano de lançamento, mas ainda não estipulou se há um prazo máximo de cobertura nem quais modelos exatamente entram nessa conta. Com isso, a empresa ficou atrás da rival Samsung entre os modelos de topo de linha, já que a fabricante sul-coreana garantiu sete anos de updates para a linha Galaxy S24, lançada no começo de 2024.

Apple x Samsung: qual empresa oferece mais anos de atualizações?

Continua após a publicidade

O Canaltech comparou as estratégias adotadas por Apple e Samsung para analisar quais celulares têm maior ciclo de atualizações. 

Apple

Por padrão, todo iPhone tem no mínimo cinco anos de atualizações de segurança garantidas a partir do ano de lançamento — isso significa que o modelo mais recente, iPhone 15 Pro Max, de 2023, ganhará updates pelo menos até o ano de 2028.

Porém, quando o assunto é o ciclo de atualizações do iOS, a empresa não tem o costume de liberar o sistema operacional para aparelhos com mais de cinco anos de existência. Para efeito de comparação, o iPhone mais antigo compatível com o iOS 17 (de 2023) é o iPhone XR, lançado em 2018. 

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Ou seja, os celulares mais velhos até podem receber atualizações de segurança e correções de bugs após o período, mas definitivamente não conseguirão fazer o salto entre as gerações do iOS. 

Canaltech procurou a Apple para maiores esclarecimentos, mas não teve retorno.

Samsung

Continua após a publicidade

A Samsung virou o jogo em 2024, ao anunciar o prazo de sete anos de atualizações de sistema operacional e de patches de segurança garantidos para a linha Galaxy S24 — é a mesma garantia oferecida pelo Google para os modelos da linha Pixel 8, lançados no final de 2023.

Posteriormente, a fabricante anunciou que alguns aparelhos com a versão Enterprise Edition, voltada para empresas, também ganharam o mesmo ciclo de vida, o que inclui os modelos Galaxy XCover 7, Galaxy S24 e Galaxy Tab Active5.

Ao considerar somente a versão comercial dos aparelhos (ou seja, disponível nas lojas para o público geral), o Galaxy S24, o Galaxy S24+ e o Galaxy S24 Ultra são os únicos modelos contemplados pelo ciclo de vida de sete anos até o momento. 

Continua após a publicidade

Em resposta ao Canaltech, a Samsung comentou que “a linha Galaxy S24 segue o compromisso da empresa em estender o ciclo de vida dos produtos, oferecendo sete atualizações de sistema operacional e sete anos de atualizações de segurança  para ajudar as pessoas a experimentar de forma confiável o desempenho otimizado dos dispositivos Galaxy por um período ainda maior”.

Por outro lado, o prazo é menor para a linha de celulares intermediários da marca, que recebem até quatro gerações de atualizações do Android e até cinco anos de atualizações de segurança. A Samsung adotou a medida em 2022 e ainda aplica o ciclo de vida para os modelos lançados em 2024, como é o caso do Galaxy A15 5G e do Galaxy M55 5G.

Resultado final

A Samsung leva vantagem em relação à Apple quando a disputa envolve os flagships de cada empresa: o Galaxy S24 tem sete anos de atualizações garantidas, enquanto o iPhone 15 tem um prazo mínimo de cinco anos, mas não é possível confirmar se vai muito além disso. 

Continua após a publicidade

Ao comparar o iPhone com os intermediários da Samsung, a Maçã leva vantagem no tempo de atualizações do sistema operacional: os cinco anos de iOS superam o mínimo de quatro anos de gerações do Android para os modelos das linhas Galaxy A e M. Além disso, vale lembrar que a Apple libera a atualização do sistema operacional no mesmo dia para todos os aparelhos compatíveis, enquanto a Samsung pode levar meses para distribuir o novo Android para todo o portfólio de aparelhos.

Por que isso é importante?

É verdade que as pessoas trocam de celulares com frequência, mas o ciclo de vida precisa ser considerado na hora de comprar um aparelho lançado nos últimos anos. A pessoa que decide comprar um iPhone 14 em 2024, por exemplo, sabe que pode contar com atualizações do iOS até 2027, portanto o modelo vale mais a pena do que um iPhone 11 ou iPhone 12, que já estão na reta final do ciclo. 

As atualizações de sistemas operacionais ficam mais pesadas e isso pode sobrecarregar o hardware dos aparelhos mais antigos, então vale a pena manter um equilíbrio para usar um aparelho a longo prazo e obter o melhor custo-benefício.

Continua após a publicidade

E por falar nisso, a Apple ainda não confirmou a lista de modelos compatíveis, mas você pode conferir uma prévia dos celulares que podem receber a atualização para o iOS 18 em 2024.