Apple lança iOS 18 com mais opções para personalizar a tela inicial
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A Apple anunciou oficialmente o iOS 18, nova geração do sistema operacional dos celulares da empresa. Apesar da grande expectativa com os novos recursos de IA generativa, a atualização focou em novidades de personalização, especialmente na tela inicial e na Central de Controle — o anúncio foi feito nesta segunda (10), durante a abertura da WWDC 2024.
- Só não faz igual: 7 coisas que o iOS 18 copiou do Android
- Quanto vale a pena pagar no iPhone 13 em 2024?
- iPhone x Samsung Galaxy | Qual celular é atualizado por mais tempo?
Novidades do iOS 18
Confira todas as novidades do iOS 18:
Ícones personalizáveis na tela inicial
O iOS 18 enfim permite mudar a ordem dos ícones na tela inicial, no lugar de deixá-los numa sequência fixa de linhas e colunas. Você pode reposicioná-los sobre a tela, liberar espaço e ainda adaptar a interface para priorizar a imagem do papel de parede.
O sistema operacional também dá mais liberdade para personalizar os ícones: ao mudar para o modo noturno, as silhuetas dos apps acompanham a nova cor. Além disso, é possível adotar um estilo monocromático e preencher os ícones com qualquer outra cor.
Nova Central de Controle
A Central de Controle está de cara nova no iOS 18: a interface permite dividir todos os comandos entre diferentes páginas, como os atalhos gerais do aparelho, controle de mídia e acesso aos recursos do Apple Home. Além disso, é possível personalizar quais comandos são exibidos no painel principal e ainda escolher recursos criados por aplicativos de terceiros.
O acesso aos comandos também foi ampliado para a tela de bloqueio do iPhone, com a opção de substituir os atalhos de câmera e de lanterna por outras funções do sistema.
Esconder e proteger apps
O sistema ganhou novos recursos que ajudam a proteger aplicativos com dados sensíveis, como bancos e galerias de fotos. É possível esconder um app da tela inicial e enviá-lo a uma pasta secreta na gaveta de apps, desbloqueada apenas por senha.
Caso você decida manter um app na lista, o iOS 18 liberou uma função para protegê-lo por senha: dessa forma, é necessário habilitar o acesso com Face ID, Touch ID ou código personalizável em cada acesso.
Formatação de texto e animações no Mensagens
O Mensagens adicionou novos elementos de formatação de texto para manter a base de usuários na competição contra outros mensageiros: agora, o usuário pode escolher quais emojis e figurinhas são usados para as reações de mensagens, além de usar novos efeitos de animação para destacar palavras ou emojis no chat. De forma similar ao WhatsApp, o aplicativo também ganhou opções de formatação para deixar o texto em negrito, itálico ou tachado.
O aplicativo também ganhou uma ferramenta para agendar o envio de novas mensagens, para não esquecer nenhum recado importante, e enfim ganhou suporte para chats RCS — o protocolo é um "sucessor espiritual" do SMS, funciona como a maioria dos mensageiros atuais e também tem suporte com o Google, o que pode facilitar as conversas entre sistemas operacionais.
Fotos de cara nova
A Apple anunciou "a maior mudança visual já feita" para o aplicativo Fotos. A nova interface mostra a grade de fotos no topo e leva a biblioteca de imagens e vídeos para a parte inferior da tela, com uma série de filtros para conferir os conteúdos mais recentes e remover as capturas de tela da galeria.
A seção de biblioteca também foi remodelada, com novas categorias para identificar pessoas, animais e experiências recentes.
Caixa de entrada segmentada no Mail
A caixa de entrada do Mail está divida em filtros de forma similar ao Gmail, com uma pasta principal e outras opções secundárias para encontrar recibos de compras, ofertas e atualizações de redes sociais. Há, também, um novo resumo com os e-mails que você recebeu da mesma empresa, o que pode facilitar a busca por ofertas e outras informações adicionais.
Game Mode no iOS
A Maçã anunciou a chegada do Game Mode ao iOS — já presente no macOS, o recurso minimiza as operações em segundo plano com um jogo em execução para priorizar a taxa de quadro durante sessões mais longas.
iPadOS segue o mesmo caminho
A Apple também anunciou o iPadOS 18, a grande atualização para os iPads da empresa. O sistema operacional também conta com os mesmos recursos de personalização da tela inicial e da Central de Controle, além de (finalmente) introduzir um app nativo de calculadora e trazer novos recursos de anotação para o Apple Pencil.
Apple Intelligence
O iOS 18 é um dos grandes beneficiados do pacote de recursos de IA do Apple Intelligence, que inclui uma nova versão da Siri, assistente de escrita e até uma ferramenta para gerar emojis personalizados. Além dos recursos próprios, a Maçã anunciou uma integração com o ChatGPT para criar conteúdos e fazer pesquisas mais aprofundadas.
Quais iPhones vão receber o iOS 18?
Os seguintes modelos de iPhone serão atualizados para o iOS 18:
- iPhone 15
- iPhone 15 Plus
- iPhone 15 Pro
- iPhone 15 Pro Max
- iPhone 14
- iPhone 14 Plus
- iPhone 14 Pro
- iPhone 14 Pro Max
- iPhone 13
- iPhone 13 mini
- iPhone 13 Pro
- iPhone 13 Pro Max
- iPhone 12
- iPhone 12 mini
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone XR
- iPhone SE (2ª geração)
- iPhone SE (3ª geração)
O Apple Intelligence, por outro lado, será liberado apenas para o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.
Quando o iOS 18 será lançado?
A Apple ainda não confirmou uma data de lançamento, mas a empresa normalmente lança a versão estável do iOS 18 entre setembro e outubro, acompanhada dos novos modelos de iPhone. Para efeito de comparação, o iOS 17 chegou na segunda quinzena de setembro do ano passado.
No momento, é possível conferir apenas a versão Beta do sistema, liberada para testes. Inscritos no Apple Developer Program podem baixá-la de graça, mas é importante reforçar que se trata de uma versão instável e propensa a bugs.