Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple lança iOS 18 com mais opções para personalizar a tela inicial

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Junho de 2024 às 15h06

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tudo sobre Apple

A Apple anunciou oficialmente o iOS 18, nova geração do sistema operacional dos celulares da empresa. Apesar da grande expectativa com os novos recursos de IA generativa, a atualização focou em novidades de personalização, especialmente na tela inicial e na Central de Controle — o anúncio foi feito nesta segunda (10), durante a abertura da WWDC 2024.

Novidades do iOS 18

Confira todas as novidades do iOS 18:

Continua após a publicidade

Ícones personalizáveis na tela inicial

O iOS 18 enfim permite mudar a ordem dos ícones na tela inicial, no lugar de deixá-los numa sequência fixa de linhas e colunas. Você pode reposicioná-los sobre a tela, liberar espaço e ainda adaptar a interface para priorizar a imagem do papel de parede.

O sistema operacional também dá mais liberdade para personalizar os ícones: ao mudar para o modo noturno, as silhuetas dos apps acompanham a nova cor. Além disso, é possível adotar um estilo monocromático e preencher os ícones com qualquer outra cor. 

Nova Central de Controle

A Central de Controle está de cara nova no iOS 18: a interface permite dividir todos os comandos entre diferentes páginas, como os atalhos gerais do aparelho, controle de mídia e acesso aos recursos do Apple Home. Além disso, é possível personalizar quais comandos são exibidos no painel principal e ainda escolher recursos criados por aplicativos de terceiros. 

O acesso aos comandos também foi ampliado para a tela de bloqueio do iPhone, com a opção de substituir os atalhos de câmera e de lanterna por outras funções do sistema. 

Continua após a publicidade

Esconder e proteger apps

O sistema ganhou novos recursos que ajudam a proteger aplicativos com dados sensíveis, como bancos e galerias de fotos. É possível esconder um app da tela inicial e enviá-lo a uma pasta secreta na gaveta de apps, desbloqueada apenas por senha.

Caso você decida manter um app na lista, o iOS 18 liberou uma função para protegê-lo por senha: dessa forma, é necessário habilitar o acesso com Face ID, Touch ID ou código personalizável em cada acesso. 

Formatação de texto e animações no Mensagens

Continua após a publicidade

O Mensagens adicionou novos elementos de formatação de texto para manter a base de usuários na competição contra outros mensageiros: agora, o usuário pode escolher quais emojis e figurinhas são usados para as reações de mensagens, além de usar novos efeitos de animação para destacar palavras ou emojis no chat. De forma similar ao WhatsApp, o aplicativo também ganhou opções de formatação para deixar o texto em negrito, itálico ou tachado.

O aplicativo também ganhou uma ferramenta para agendar o envio de novas mensagens, para não esquecer nenhum recado importante, e enfim ganhou suporte para chats RCS — o protocolo é um "sucessor espiritual" do SMS, funciona como a maioria dos mensageiros atuais e também tem suporte com o Google, o que pode facilitar as conversas entre sistemas operacionais.

Fotos de cara nova

A Apple anunciou "a maior mudança visual já feita" para o aplicativo Fotos. A nova interface mostra a grade de fotos no topo e leva a biblioteca de imagens e vídeos para a parte inferior da tela, com uma série de filtros para conferir os conteúdos mais recentes e remover as capturas de tela da galeria.

Continua após a publicidade

A seção de biblioteca também foi remodelada, com novas categorias para identificar pessoas, animais e experiências recentes.

Caixa de entrada segmentada no Mail

A caixa de entrada do Mail está divida em filtros de forma similar ao Gmail, com uma pasta principal e outras opções secundárias para encontrar recibos de compras, ofertas e atualizações de redes sociais. Há, também, um novo resumo com os e-mails que você recebeu da mesma empresa, o que pode facilitar a busca por ofertas e outras informações adicionais.

Game Mode no iOS

Continua após a publicidade

A Maçã anunciou a chegada do Game Mode ao iOS — já presente no macOS, o recurso minimiza as operações em segundo plano com um jogo em execução para priorizar a taxa de quadro durante sessões mais longas.

iPadOS segue o mesmo caminho

A Apple também anunciou o iPadOS 18, a grande atualização para os iPads da empresa. O sistema operacional também conta com os mesmos recursos de personalização da tela inicial e da Central de Controle, além de (finalmente) introduzir um app nativo de calculadora e trazer novos recursos de anotação para o Apple Pencil.

Continua após a publicidade

Apple Intelligence

O iOS 18 é um dos grandes beneficiados do pacote de recursos de IA do Apple Intelligence, que inclui uma nova versão da Siri, assistente de escrita e até uma ferramenta para gerar emojis personalizados. Além dos recursos próprios, a Maçã anunciou uma integração com o ChatGPT para criar conteúdos e fazer pesquisas mais aprofundadas. 

Quais iPhones vão receber o iOS 18?

Os seguintes modelos de iPhone serão atualizados para o iOS 18:

Continua após a publicidade

O Apple Intelligence, por outro lado, será liberado apenas para o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.

Quando o iOS 18 será lançado?

A Apple ainda não confirmou uma data de lançamento, mas a empresa normalmente lança a versão estável do iOS 18 entre setembro e outubro, acompanhada dos novos modelos de iPhone. Para efeito de comparação, o iOS 17 chegou na segunda quinzena de setembro do ano passado.

Continua após a publicidade

No momento, é possível conferir apenas a versão Beta do sistema, liberada para testes. Inscritos no Apple Developer Program podem baixá-la de graça, mas é importante reforçar que se trata de uma versão instável e propensa a bugs.