Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais celulares Samsung vão receber o Galaxy AI?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Janeiro de 2024 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

Galaxy AI é um conjunto de ferramentas de inteligência artificial incluso em celulares da Samsung. A novidade chegou com a linha Galaxy S24, anunciada em janeiro, mas também está prevista para aparecer em outros modelos da fabricante sul-coreana. Conheça agora todos os modelos confirmados para receber a IA da Samsung.

O que é o Galaxy AI?

Responsável por recursos de destaque do S24, o Galaxy AI é uma suíte de inteligência artificial que oferece recursos avançados como tradução em tempo real, edição generativa de imagens e a transcrição e resumo de gravações de voz. As funções fazem parte da atualização One UI 6.1, mas exigem alguns requisitos de hardware para funcionarem, o que acabou por excluir alguns dispositivos mais antigos da lista de modelos elegíveis.

Continua após a publicidade

Celulares que vão receber o Galaxy AI

Durante o evento Galaxy Unpacked, a Samsung confirmou ao Canaltech que os seguintes celulares serão atualizados com o Galaxy AI até o primeiro semestre deste ano:

Todos os nomes listados acima foram lançados em 2023 e fazem parte do segmento premium da fabricante. 

Posteriormente, a Samsung confirmou que modelos topo de linha lançados em 2022 também serão contemplados com a IA a partir de maio de 2024 — estes aparelhos são os seguintes:

O Presidente e Líder Global de Mobile eXperience (MX) da Samsung, TM Roh, explicou ao Canaltech que o Galaxy AI usa uma tecnologia híbrida, com uma parte do processamento feita em nuvem e outra feita de forma local, e isso exige mais dos aparelhos. “Para executar as tarefas localmente, você precisa satisfazer as exigências de hardware, em especial na parte de NPU que vem tendo bastante foco nos modelos premium”, comentou o executivo.

Continua após a publicidade

Por que outros modelos ficam de fora?

A resposta está nas especificações de hardware, principalmente ao pensar nos modelos intermediários como a linha A, que não poderiam manter o nível de performance que a empresa espera para a execução dos recursos. No entanto, também existem modelos premium que ficaram de fora — pelo menos por agora.

A ausência mais notável é a da linha Galaxy S22, lançada em 2022. O aparelho usa o processador Exynos 2200, o mesmo do Galaxy S23 FE (incluso na lista), mas mesmo assim não apareceu na escalação inicial para ganhar as ferramentas de IA.

Em entrevista ao site TechRadar, o Chefe de Experiência do Consumidor da Samsung, Patrick Chomet, explicou que “por enquanto, estamos limitando o Galaxy AI aos dispositivos da última geração”, o que foi um balde de água fria aos proprietários do S22.

Continua após a publicidade

Galaxy AI será pago?

Uma nota de rodapé Samsung deixou os consumidores confusos com a possibilidade de cobrar pelo pacote de IA a partir de 2026: a empresa informou no site oficial que “os recursos do Galaxy AI serão entregues gratuitamente até o fim de 2025 em aparelhos Samsung Galaxy suportados”, mas deletou a publicação posteriormente.

Em resposta ao Canaltech, a fabricante reforçou que não tem planos sobre cobranças extras do Galaxy AI. 

Continua após a publicidade

Atualizado em 22 de abril para incluir a lista dos aparelhos de 2022 que vão receber o Galaxy AI.