Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como saber se um processador AMD é original?

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Agosto de 2023 às 16h30

Link copiado!

Irving Marca/Unplash
Irving Marca/Unplash
Tudo sobre AMD

A AMD possui ótimos produtos com a linha de processadores Ryzen, porém esses componentes são facilmente clonados e vendidos como modelos novos, quando, na verdade, se tratam de peças defasadas. Felizmente, há algumas formas de saber se o processador AMD é original ou não.

A parte ruim é que isso pode ser um tanto quanto complicado. Diferentemente da Intel, que possui ferramentas para validar o número de série dos processadores, o time vermelho trabalha de uma forma ligeiramente diferente. Independentemente disso, tenha cuidado ao comprar produtos do mercado cinza ou de marketplaces como Shopee, AliExpress, Mercado Livre, etc.

Há muitas lojas excelentes e bons vendedores, no entanto muitas pessoas tentam vender produtos falsificados ou totalmente diferentes para conseguir dinheiro fácil. Na dúvida, pesquise o número de avaliações daquele vendedor, bem como os comentários dos clientes que já receberam a encomenda.

Continua após a publicidade

Como saber se um processador AMD é original pela embalagem?

Ao acessar os canais de comunicação oficiais da AMD, a companhia tem uma metologia para identificar produtos falsificados. O "problema" é que o usuário só consegue fazer isso ao identificar o lacre das caixas dos processadores.

  1. Na fita que sela a caixa, procure por um efeito de holograma em formato de colmeia;
  2. Ao movimentar a caixa, o holograma deve mostrar o logotipo da AMD;
  3. Procure o QR Code ao lado do holograma;
  4. Use a câmera do seu smartphone para escanear o código.

Depois de escanear, o QR Code vai te direcionar para um site da AMD, que informa dados como o número de série do modelo. Um ícone de validação verde vai aparecer no canto superior direito, caso o produto seja original.

Toda caixa de processadores AMD tem uma abertura translúcida na lateral que permite observar o componente. Siga os seguintes passos para a validação completa.

  1. Encontre a abertura que mostra o processador;
  2. Na CPU, observe a terceira linha de códigos abaixo do logotipo Ryzen;
  3. Compare os números com o Serial # presente no site gerado pelo QR Code.
Continua após a publicidade

Se os números baterem, então o processador é totalmente original. Caso haja alguma discrepância de informações, é bom ficar desconfiado da procedência do produto. Também é possível escanear o QR Code presente no próprio processador e tirar suas conclusões.

A AMD ainda salienta que essas etiquetas que selam a caixa dos produtos tendem a ter uma coloração inferior e não possuem o holograma animado quando são falsificadas.

Como saber se um processador AMD é original pelo PC?

Continua após a publicidade

Se você já tem o produto em mãos e mesmo com o método acima não tem certeza, basta inserir o componente na placa-mãe e ligar o computador para saber se aquele processador realmente é verídico. Com a máquina ligada, basta acessar a janela de Configurações do Windows.

  1. No campo de Pesquisa do Windows, digite Sistema;
  2. Clique na opção correspondente que aparecer;
  3. Uma nova janela será aberta com todas as informações importantes.

Algumas falsificações mais complexas e raras conseguem burlar esse método, mas são bem incomuns de serem encontradas. O mais comum é comprar um processador, como um AMD Ryzen 7 5800X, receber o produto e até validar o mesmo como um 5800X. Ao instalar o componente e verificar no Sistema se é a mesma CPU, o usuário acaba percebendo que é um hardware diferente.

Continua após a publicidade

Posso identificar uma falsificação "no olho"?

Sim e não. Toda falsificação possui alguma característica física que "entrega" a procedência questionável do produto. Todavia, identificar isso em processadores requer, na maior parte dos casos, um conhecimento mais aprofundado.

Na verdade, essa identificação varia de falsificação para falsificação. Em algumas, a setinha que indica o encaixe no processador é diferente. Em outras, é perceptível que os pinos do soquete estão em uma distribuição bem distinta do padrão da placa-mãe.

Continua após a publicidade

É praticamente impossível listar todas as situações. No entanto, o melhor a se fazer é não dar nenhum tipo de margem ao erro. Compre processadores AMD de lojas qualificadas ou de pessoas confiáveis, mas jamais invista em anúncios de produtos sem avaliações ou comentários positivos presentes no mercado cinza.