O que é QR code?

O que é QR code?

Por Ultradownloads | 17 de Janeiro de 2012 às 11h47
Canaltech/Felipe Freitas

O QR code (Quick Response Code, ou Código de Resposta Rápida) já existe há algum tempo mas ele tem se tornado cada vez mais comum no nosso dia a dia e tem sido utilizado em diversos lugares, como propagandas, pagamentos via Pix e restaurantes, por exemplo. Contudo, ele ainda é uma ferramenta que gera bastante dúvidas, entenda como o recurso funciona.

O QR code se assemelha a um código de barras 2D e costuma ter a aparência de um quadrado grande composto por pixels pretos e brancos que formam um determinado código — com informações que só podem ser acessados através de um dispositivo digital.

A ferramenta foi criada no começo da década de 90 pela filial da Denso Toyota, Denso Wave, e foi originalmente desenvolvida para ser utilizada na indústria automobilística com a finalidade de rastrear os veículos durante o processo de fabricação por ser capaz de armazenar mais informações do que código de barras convencional e oferecer mais agilidade.

Vale lembrar que o QR Code só pôde ser utilizado por qualquer um até os dias de hoje pois o recurso não teve sua patente reivindicada pela Denso-Wave — que optou por manter o código aberto.

O QR code pode ser utilizado para diversas finalidades (Imagem: Reprodução/Renda Extra)

Como funciona o QR Code?

O QR Code é capaz de armazenar até mais de 4 mil caracteres alfanuméricos incluindo URLs, números de telefone, endereços, cardápios, currículos e outros tipos de informações. A forma mais popular de acessar o recurso é por meio da câmera de qualquer dispositivo conectado com a Internet.

Contudo, alguns dispositivos ainda não vêm com a leitura de QR Code embutidas na câmera, neste caso é necessário baixar um leitor por meio da App Store no iOS ou pelo Google Play Store no Android.

O QR Code pode ser utilizado em qualquer lugar para direcionar as pessoas para um link específico de forma rápida, como sugere o nome Código de Resposta Rápida.

O recurso pode ser adicionado em cartões de visita profissionais para que os clientes possam acessar um portfólio ou usado para inserir informações de contato da empresa, como o telefone, e-mail, endereço físico, site e perfil nas redes sociais em algum local, por exemplo.

O QR Code pode ter uma função muito parecida com a do código de barras convenvional, porém, como mencionado anteriormente a ferramenta japonesa é capaz de armazenar uma maior quantidade de informações e surgiu justamente para resolver o problema da falta de espaço de armazenamento do sistema anterior.

Dessa forma, o recurso oferece muitas possibilidades de uso devido à sua capacidade de armazenar mais dados do que o código de barras tradicional e por proporcionar bastante agilidade no acesso às informações, visto que os dispositivos conseguem ler o QR Code em frações de segundos.

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