Publicidade

QR Code | Entenda como funciona e aprenda a fazer

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 13 de Janeiro de 2022 às 16h15

Link copiado!

Mockup: Vojtech Bruzek/Unsplash
Mockup: Vojtech Bruzek/Unsplash

O QR Code, ou Quick Response Code, é um código bidimensional utilizado para compartilhar arquivos, links e outras informações digitais. Depois que o código é gerado, é necessário escaneá-lo com a câmera do seu celular para acessar o conteúdo em outro dispositivo.

O uso do QR Code é muito amplo, com opções que incluem o simples compartilhamento de um link, validação de ingressos e até pagamentos feitos pelo celular. Existem várias maneiras para gerar o seu próprio código através de sites e aplicativos, e a câmera do seu celular pode ser usada para escanear esse modelo de código. Veja, a seguir, como escanear, criar e quando usar um QR Code!

Como ler e escanear um QR Code

Continua após a publicidade

A leitura do QR Code é feita através da própria câmera do celular. O aparelho identifica o código e, em seguida, revela o conteúdo armazenado. Em modelos antigos, era necessário fazer o download de um aplicativo voltado apenas para essa função. Esse problema foi resolvido: smartphones no Android e iOS já possuem um leitor próprio integrado à câmera nativa.

Nesse caso, basta apenas abrir o app da câmera, apontar para o código e aguardar a leitura. Uma aba será exibida na tela com um link. Toque na opção para abrir o conteúdo no navegador ou em outro aplicativo.

Se a sua câmera não conseguir ler o código, uma alternativa é o aplicativo do Google (Android | iOS). Com o Google Lens integrado, o app pode utilizar a câmera para traduzir textos, identificar palavras e ler QR Code. Nesse caso, basta seguir os seguintes passos para:

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
  1. Abra o app do Google e toque no ícone de câmera na barra de busca;

  2. Em seguida, selecione a opção “Pesquise usando a câmera”;

  3. Aponte a câmera para um QR Code, aguarde a identificação e toque no link para abri-lo.

Como criar um QR Code

Existem maneiras diferentes para criar um QR Code. Aplicativos como Instagram e WhatsApp, por exemplo, permitem a criação de um código de barras que dê acesso ao próprio perfil ou a um grupo, enquanto o Google Chrome pode ser usado para gerar um código de acesso a qualquer página da Web.

Continua após a publicidade

Para criar QR Code com conteúdos gerais, é possível recorrer a ferramentas online ou a aplicativos para celulares, como o Leitor de código de barras e QR (Android | iOS). O app permite incluir links, cartões de contato, imagens e até mesmo redes de Wi-Fi. Confira o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo em seu celular, vá até a aba “Meus códigos” e toque em “Criar código”;

  2. Escolha o que deseja incluir no seu código. Em seguida, insira o link ou arquivo de mídia e toque em “Criar”;

  3. Após alguns segundos, app irá gerar o seu código. É possível alterar o conteúdo e compartilhar a imagem em outros apps.

Para criar um código no computador, sem o download de aplicativos, vale a pena procurar por ferramentas online como o QR Code Generator (Web). O site permite criar e personalizar o seu código rapidamente, com opções de compartilhamento.

Continua após a publicidade

Em outras situações, é necessário criar o QR Code a partir dos respectivos apps. É o caso de Instagram, WhatsApp, Spotify e Chrome, por exemplo. Veja, a seguir, o passo a passo para cada uma dessas opções:

Como usar o QR Code

O QR Code é uma ferramenta versátil e com muitas aplicações. É muito utilizado, por exemplo, para entregar mais informações a um usuário: abrir o cardápio virtual de um estabelecimento, acessar o perfil de uma rede social, exibir detalhes de um convite e acessar um formulário de pesquisa são algumas opções para usar o seu QR Code.

Continua após a publicidade

Além disso, esse recurso foi incorporado em diversas situações de pagamento. Com a chegada do Pix, o QR Code também passou a ser utilizado como forma de cobrança: é possível gerar um código com o valor fixo de uma transação ou permitir que o próprio consumidor digite a quantia. Nesse cenário, o código é gerado a partir dos próprios aplicativos de bancos e instituições de pagamento.