Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como evitar golpes no Mercado Livre

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Dezembro de 2021 às 22h20

Link copiado!

Mercado Livre/Reprodução
Mercado Livre/Reprodução
Tudo sobre Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos maiores sites de e-commerce do Brasil e, como tal, também um local visado por golpistas e criminosos. Tentativas de fraudes e golpes estão a um clique de distância, muitas vezes ao lado de produtos legítimos, anúncios interessantes e promoções que valem a pena aproveitar, com nem mesmo os sistemas de segurança da plataforma sendo capazes de lidar com todo o volume.

Quando a moderação falta, cabe ao próprio consumidor entender as dinâmicas destes crimes e se proteger. Algumas dicas simples, além de um pouco de atenção e um desconfiômetro apurado, podem ajudar os usuários a evitar golpes no Mercado Livre e fazer as compras com tranquilidade. Confira, agora, como garantir isso e não se tornar uma vítima.

Contatos diretos e compras fraudulentas

Continua após a publicidade

Antes um marketplace aberto para que qualquer pessoa comprasse e vendesse produtos, o Mercado Livre se tornou um sistema completo de e-commerce; ainda que indivíduos possam negociar pela plataforma, ela passou a contar com mecanismos de segurança, proteção e pagamento que direcionam o processo e garantem segurança. Por isso, usar tecnologias como Mercado Pago, para acertar os valores dos produtos, e Envios, para frete, é o melhor caminho para a segurança.

A recomendação da própria plataforma é que os usuários evitem contatos e negociações diretas com os vendedores, não trocando e-mails ou telefone e preferindo a ferramenta de chat e os espaços para perguntas do próprio Mercado Livre. Assim, há um controle e também proteção total sobre o resultado das transações, enquanto a plataforma não se responsabiliza por entregas diretas, em mãos, ou transferências feitas de forma particular entre compradores e vendedores.

Tudo isso também facilita a vida na hora dos eventuais problemas. Com uma compra segurada, processos como devoluções, trocas, estornos e demais reclamações podem ser atendidas de forma direta e, se necessário, mediada pelo próprio Mercado Livre. Salvaguardas automáticas de segurança, também, incluem sistemas automatizados de proteção contra anúncios fraudulentos e vendedores que não cumprem o que prometem.

Continua após a publicidade

Vale a pena, ainda, ficar de olho em outros elementos para garantir uma compra tranquila. Nos anúncios de venda, no lado direito da tela, procure por indicações de vendedores com categoria Platinum e um bom índice de recomendações. Vale a pena dar uma olhada em reclamações recentes e evitar listagens de comerciantes com baixo índice de atendimentos bem-sucedidos; tais parâmetros servem tanto para indicar possíveis fraudes ou produtos de baixa qualidade quanto para comprar tranquilamente e evitar problemas.

Produtos piratas e caixas com pedras

A indicação acima também vale para identificar itens falsificados que estejam sendo vendido como originais. O Mercado Livre possui sistemas automatizados que identificam anúncios desse tipo a partir de imagens e textos, ao mesmo tempo em que os vendedores podem tentar burlar tais mecânicas. Por isso, o ideal é prestar atenção nos perfis e termos usados em publicações desse tipo.

Continua após a publicidade

Fuja de produtos que tragam indicações de serem “tipo” algum outro, ou que não contenham informações claras sobre procedência e legitimidade. Vale a pena usar o campo de perguntas e respostas para tirar todas as dúvidas antes da compra e, novamente, observar eventuais reclamações de outros compradores que já tenham recebido tais itens antes; caso eles sejam pirateados, com certeza isso estará descrito.

Acima disso, o ideal é desconfiar de preços baixos demais ou distantes daqueles que são praticados normalmente; um smartphone de R$ 3.000, por exemplo, sendo vendido por menos da metade do valor. O mesmo, inclusive, também vale para identificar anúncios de produtos que nem mesmo existem, outra fraude comum no Mercado Livre.

No famoso “golpe da pedra”, o vendedor efetivamente realiza o envio de um produto, na caixa e com peso equivalente. Quando o consumidor abre, porém, pode encontrar escombros e outras coisas que não às que comprou, muitas vezes dentro da caixa original. Novamente, o ideal é evitar meios diretos de contato e pagamento, além de registrar o estado do pacote e o item enviado e abrir reclamação junto ao Mercado Livre assim que possível, para que o site possa tomar as atitudes devidas.

Aliás, vale lembrar que a dica funciona também para os vendedores, que podem ser vítimas de compradores sem escrúpulos. Eles efetivamente recebem os produtos, mas alegam defeito e, ao devolverem o item, o fazem de forma fraudada, na tentativa de reaver o valor pago enquanto ficam também com o artigo. De novo, usar os meios ideais, indicados pelo Mercado Livre, é a melhor maneira de garantir uma compra segura.

Continua após a publicidade

Falsa venda

Um dos golpes mais comuns no Mercado Livre nos últimos anos atinge diretamente os vendedores. Com uma dinâmica semelhante à das fraudes que atingem consumidores, mas com um pouco mais de sofisticação, os criminosos simulam a venda de produtos com direito a e-mails de confirmação falsos e contatos diretos, em tentativas de fazer com que os comerciantes enviem os produtos sem que o negócio tenha sido feito efetivamente.

Os bandidos costumam visar itens de alto valor, como consoles de vídeo game, computadores, smartphones e televisores. Por meio da área de mensagens, solicitam um e-mail de contato para negociações diretas — algo que é proibido pelos termos de uso da plataforma —, e é por meio dele que a fraude acontece. Um falso comprovante de venda é enviado após algumas trocas de mensagens, mas a compra, efetivamente, nunca aconteceu.

Continua após a publicidade

Muitas vezes, o vendedor só percebe o problema tarde demais, depois que já fez o envio do produto, normalmente para um endereço de laranjas dos criminosos. Por isso, sempre que uma venda for realizada, é importante checar no próprio Mercado Livre se a transação efetivamente aconteceu e foi aprovada, com a plataforma dando todas as informações pertinentes aos comerciantes quanto a pagamentos, envio de dinheiro e, claro, remessas de produtos.

Além disso, o ideal é, como no caso dos consumidores, evitar contatos diretos a não ser que se tenha certeza da índole de quem está do outro lado. Passar e-mails para comunicação também pode expor lojas e vendedores a ataques de phishing e outras tentativas de comprometimento de contas ou informações pessoais ou bancárias.

Ligações e e-mails de golpe

Continua após a publicidade

Mesmo fora das compras e vendas, criminosos podem tentar aplicar golpes em usuários ou não do Mercado Livre por meio de mensagens ou chamadas fraudulentas. Por isso, desconfie de contatos feitos em nome do e-commerce, solicitando a atualização de dados cadastrais, confirmações de compras, informações financeiras e demais detalhes; a própria empresa deixa claro que não age desta maneira.

São os chamados golpes de phishing, que tentam enganar vítimas usando a identidade de marcas conhecidas. Isso também aparece na aparência dos e-mails, que podem copiar o visual de comunicações reais da plataforma, ou perfis em redes sociais que tentam oferecer ajuda caso o usuário publique alguma reclamação de forma pública. Novamente, o ideal é ignorar tais contatos e buscar meios oficiais de suporte.

Evite clicar em links que cheguem por e-mail ou mensagem direta, assim como preencher cadastros ou baixar aplicativos. Códigos também não devem ser fornecidos a supostos atendentes em hipótese alguma, enquanto nas chamadas, o ideal é evitar prestar informações. Caso desconfie que o contato é legítimo, busque a página de suporte do Mercado Livre, por onde contatos oficiais podem ser realizados.

Medidas de segurança

Continua após a publicidade

Hábitos de higiene digital que valem para outros serviços online também servem para o Mercado Livre; aliás, essa deveria ser uma conta de especial atenção, por concentrar não apenas hábitos de consumo, mas também endereços e informações bancárias. Por isso, adote dinâmicas de proteção para evitar problemas e seja rápido em agir caso descubra qualquer eventualidade.

Senhas complexas devem ser utilizadas no Mercado Livre; elas também devem ser únicas e exclusivas para a plataforma. Ative o sistema de verificação em duas etapas, que exigirá um código adicional para acesso em caso de perda das credenciais, e utilize e-mails em bom estado e aos quais você tem acesso para receber confirmações de compra e notificações sobre logins e eventuais questões relacionadas à conta.

Certifique-se, também, de utilizar o aplicativo oficial do e-commerce no celular, baixado a partir das lojas oficiais do Android ou iOS, bem como a URL legítima do Mercado Livre no computador. Evite clicar em links que cheguem por e-mail ou mensagens instantâneas ou fornecer dados e informações por ligações ou sites cujo acesso que tenha sido enviado por estes meios.

Continua após a publicidade

Caiu em um golpe no Mercado Livre? Saiba o que fazer

Caso o usuário seja vítima de fraude pela plataforma, a recomendação é sempre entrar em contato pelos meios oficiais de suporte. Por meio das páginas internas do e-commerce, é possível solicitar ajuda sobre compras realizadas, defeitos em produtos, itens não recebidos ou demais ocorrências, principalmente aquelas envolvendo pagamento, estorno ou devoluções.

O ideal é aguardar a mediação da companhia, caso a loja não possa ser contactada, e evitar contatos diretos ou negociações que não aconteçam pelos meios oficiais. Como dito, a empresa não se responsabiliza por tais situações, transferências diretas de valores ou envios combinados fora dos meios oficiais, enquanto garante segurança em suas próprias plataformas.

Continua após a publicidade

Sempre mantenha registros de conversas, comprovantes de compra e demais informações relevantes à mão durante todo o processo, para facilitar consultas e comprovações. Em caso de crime ou ameaça sofrida por vendedores ou compradores, vale a pena, também, procurar as autoridades para registrar boletim de ocorrência e dar mais detalhes sobre o que aconteceu.