Dicas de programas que testam a capacidade total de sua placa de vídeo

Por Redação

A maior dúvida entre os gamers é saber se sua placa de vídeo irá rodar os jogos de última geração com aqueles gráficos absurdamente perfeitos e detalhados. A grande evolução da qualidade gráfica dos jogos em 3D tem deixado muitos gamers preocupados em atualizar suas placas de vídeo constantemente para se deleitar com a qualidade total dos seus games preferidos.

Para ter uma boa placa de vídeo que rode os melhores jogos com os melhores gráficos, muito deve ser levado em consideração. A quantidade de memória, velocidade de processamento e o tipo de barramento são apenas alguns dos aspectos importantes. Com base em alguns fatores, temos algumas dicas de programas que ajudam a fazer o diagnóstico da sua placa e saber se ela irá rodar ou não os jogos mais pesados recentemente lançados.

GPU Caps Viewer

Este programa tem a finalidade básica de identificar sua placa gráfica e os demais componentes para permitir que você compare os resultados com as especificações necessárias para rodar determinado jogo, por exemplo. As informações dadas pelo aplicativos são bem detalhadas e permitem ter uma boa noção do desempenho geral da máquina.

GPU Caps Viewer

3D Mark

3D Mark, desenvolvido pela FutureMark, é um dos softwares de teste de desempenho mais conhecidos do mercado. O software traz o suporte nativo ao Directx 11, base dos melhores jogos da última geração, e realiza diversos testes de stress no hardware a fim de utilizar todo o potencial de processamento de vídeo e dar diagnósticos mais precisos. Se a sua máquina não for compatível com o DirectX11, você poderá ainda baixar versões anteriores do software, que são compatíveis com versões do DirectX10 e DirectX9.

3DMark Professional

O 3DMark possui 3 versões: 3DMark Basic Edition (gratuita), 3DMark Advanced Edition ($24.99) e 3DMark Professional Edition ($995). Comparando as 3 versões, a mais recomendada seria a versão Advanced por ser mais completa em relação à gratuita e permitir realizar testes de processamento, renderização e desempenho geral de forma separada. A versão professional é mais adequada para uso comercial pois é a única licenciada para este fim.

CineBench

O Cinebench é um programa de teste de vídeos 3D que utiliza diversos algorítmos complexos para gerar imagens com mais de 300.000 polígonos e renderizá-las. Os testes são baseados no cinema 3D e avaliam o desempenho máximo do processamento dos vídeos. Ele reconhece até 16 processadores e a tecnologia HyperThreading.

Você poderá testar o OpenGL e a CPU apenas clicando no botão "Run" na parte superior esquerda do aplicativo e aguardar os resultados. Eles são exibidos em forma de pontuação e podem ser comparados com outros resultados de componentes similares que aparecem no quadro "Ranking", que fica logo abaixo das especificações do seu sistema.

CineBench

Unigine Heaven BenchMark

O Unigine Heaven Benchmark é um dos aplicativos mais recentes do mercado para testes de placas gráficas. Uma das vantagens do Unigine Heaven Benchmark em relação aos concorrentes é que ele é compatível com placas que tenham suporte ao DirectX 9, 10 e 11 simultaneamente. Além disso, o aplicativo está disponível para Windows, Linux e MacOS X.

Unigine Heaven Benchmark

O ideal é usar a resolução que se deseja utilizar em jogos para ter um resultado mais real e saber se seu hardware atende aos requisitos mínimos do game. Durante os testes, paisagens completas com os mínimos detalhes são recriadas e renderizadas pelo aplicativo a fim de estressar o hardware e obter resultados mais precisos.

Can You Run It ?

Um outro método interessante de conhecer seu hardware e saber se ele roda determinado jogo é acessar o site Can You Run It, escolher o nome do jogo que deseja jogar, Clicar no botão "Can You Run It" e aguardar. O site, todo em inglês, instalará um plugin java no seu computador e comparará os requisitos mínimos e recomendados do jogo escolhido com o seu hardware.

Can You Run It

Após o teste ser efetuado, o resultado será exibido em uma tabela com os requisitos aprovados marcados em verde e os reprovados marcados em vermelho. Caso você veja algum dos requisitos marcados em vermelho, já significa que você deverá fazer um upgrade antes de tentar rodar determinado jogo.