Como saber qual é sua placa de vídeo
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
A placa de vídeo é o componente mais chamativo em um computador, e apesar de muitas pessoas acreditarem que seu PC não possui uma GPU, toda máquina precisa desse componente para desenhar e enviar a imagem até o monitor. Diante de tantas dúvidas, você sabe qual é a sua placa de vídeo?
O Canaltech preparou este guia para explicar como saber qual é a sua placa de vídeo de forma simples, seja de maneira nativa no Windows ou recorrendo a aplicativos de terceiros mais elaborados.
Para aqueles usuários que possuem máquinas com sistema operacional macOS e Linux, também há formas muito fáceis de saber qual é a sua placa de vídeo.
Como saber qual é a placa de vídeo no Windows 11 e Windows 10
Por ser os sistemas mais populares e utilizados, o Windows 10 e Windows 11 possuem múltiplas maneiras para saber não somente qual é a sua placa de vídeo, como também o nome e certas especificações dos demais componentes.
Gerenciador de Dispositivos
Maneira clássica para saber um pouco mais sobre o seu computador, o Gerenciador de Dispositivos é uma opção simples e rápida para verificar a sua placa de vídeo. Basta seguir os seguintes passos:
- Na barra de pesquisa do Windows, digite Gerenciador de Dispositivos e clique na opção correspondente;
- Uma janela será aberta com diversas opções. Clique em Adaptadores de vídeo;
- Em seguida, o sistema mostrará qual é a sua placa de vídeo
Gerenciador de Tarefas
Muito conhecido por ser usado para fechar aplicações rapidamente, o Gerenciador de Tarefas tem uma aba somente para verificar e monitorar certas condições do computador, incluindo a placa de vídeo.
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no teclado para abrir o Gerenciador de Tarefas;
- Na janela aberta, clique na opção "Mais detalhes" no canto inferior esquerdo;
- Selecione a aba "Desempenho" no topo;
- Clique na opção "GPU".
A partir de então o Gerenciador de Tarefas já mostra qual a sua placa de vídeo, além de detalhes sobre consumo, uso, temperatura e quantidade de memória VRAM.
Informações do Sistema
Muito usado para saber qual é a arquitetura do processador, o Informações do Sistema mostrará um leque de dados mais densos para você conferir.
- Na barra de pesquisa do Windows, digite Informações do Sistema e clique na opção correspondente;
- Na janela que abrir, clique na opção "Componentes", do lado superior esquerdo;
- Em seguida, selecione "Exibição";
- O sistema informará as principais características da sua placa de vídeo.
DirectX (dxdiag)
Outra opção nativa do Windows 10 e Windows 11 para você saber qual é a sua placa de vídeo é verificar as informações do dxdiag, ou seja, a Ferramenta de Diagnóstico do DirectX. Apesar do nome, esse é um processo super simples.
- Na barra de pesquisa do Windows, digite dxdiag e clique na opção correspondente;
- Caso surja alguma janela pedindo permissão sobre drivers, clique em "Sim";
- Na janela que aparecer, espere as informações carregarem e clique na aba "Exibição";
- O dxdiag mostrará os dados sobre a sua GPU.
Configurações de tela
Também há um modo mais simples, mas nem sempre eficaz para saber qual é a sua placa de vídeo. Essa é uma configuração do menu de telas, mas que mostra apenas a GPU utilizada pelo usuário no momento.
- Na barra de pesquisa do Windows, digite Configurações e clique na opção correspondente;
- Clique na opção "Sistema";
- A primeira aba da nova janela já deve estar em "Tela", mas caso contrário, basta procurar essa opção na lista ao lado esquerdo;
- Role a tela até encontrar a "Opções Avançadas de Tela" e clique nela;
- O sistema mostrará sua placa de vídeo que está conectada ao monitor em uso;
GPU-Z
O GPU-Z é o software mais famoso para saber qual é a placa de vídeo no Windows 10 e Windows 11. Além da popularidade, esse é um software gratuito que mostra informações super detalhadas sobre a GPU.
- Faça o download do GPU-Z no site oficial;
- Instale e abra a aplicação;
- Aguarde o carregamento;
- O aplicativo já abrirá com todas as informações essenciais da placa de vídeo do seu computador, como fabricante, largura de banda, litografia, chip, interface, fabricante, etc.
Como saber qual é a placa de vídeo no Linux
Nem só de Windows vivem os PCs, e caso a sua máquina use alguma distribuição Linux, também há como saber qual é a sua placa de vídeo sem tantos problemas.
Menu Sobre
A maneira mais rápida para saber qual é a sua placa de vídeo é clicar no menu "Sobre" do Linux. Lá, o usuário verá informações resumidas, mas úteis.
- Clique em "Configurações";
- Desça até a aba "Sobre";
Do lado direito, algumas informações sobre o PCs surgirão, como memória RAM, armazenamento, etc.
Ao lado da descrição do processador aparece a placa de vídeo integrada do sistema, enquanto a região abaixo de "Gráficos" mostra a arquitetura da GPU. Caso sua placa de vídeo seja dedicada, ela será exibida em "Gráficos".
Hardinfo
Uma opção de terceiros bem interessante para saber qual é a GPU do seu PC com Linux é o Hardinfo. Essa é uma ferramenta bem completa e desenvolvida por um brasileiro.
- Entre na loja do sistema operacional;
- Pesquise por Hardinfo. Porém, se atente, pois o programa também pode estar com o nome de Informações e Testes do Sistema;
- Instale e execute o software;
- Procure pela opção Summary, Display ou Processor. Ao lado direito aparecerão as informações do sistema conforme foi selecionado.
Terminal (lshw)
Por fim, uma opção mais avançada para saber qual é a sua placa de vídeo no Linux é por meio da inserção de comandos no Terminal. Em nossos testes, o lshw foi o que melhor correspondeu à expectativa.
- Abra o terminal;
- Digite o código "sudo lshw -C video" e aperte Enter;
- O código mostrará certas informações do sistema, mas de maneira muito mais técnica, como a arquitetura utilizada.
Como saber qual é a placa de vídeo no macOS
Chegando ao mundo da Apple, se você deseja saber qual a placa de vídeo no macOS, há uma maneira bem simples para isso.
Sobre este Mac
Essa é uma opção nativa muito simples e que exige pouco esforço do usuário.
- Clique na opção "Sobre este Mac"
- Em modelos mais antigos, o modelo da placa de vídeo aparecerá logo abaixo do processador. Versões recentes com chips M1 em diante não mostram a informação, pois a GPU é integrada ao processador.