Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App de benchmark FurMark 2 chega com teste da rosca para GPU

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Fevereiro de 2024 às 16h15

Link copiado!

Captura de tela: Felipe Vidal/Canaltech
Captura de tela: Felipe Vidal/Canaltech

O FurMark 2 finalmente está entre a comunidade do PC. Após um período de fase beta e 16 anos depois do lançamento original da primeira versão, a sequência chega para ser o grande inimigo de placas de vídeo em benchmarks sintéticos, prometendo esquentar e levar os modelos topo de linha ao limite com muitos avanços técnicos, incluindo o famoso teste da rosca peluda voadora.

Para começar, o FurMark 2 é uma ferramenta cross-platform que utiliza a tecnologia GeeXLab para oferecer compatibilidade entre sistemas Windows 32 e 64-bits e Linux 64-bit. Em breve, a desenvolvedora Geeks3D adicionará suporte ao Linux 32-bit, Raspberry Pi 5 e, possivelmente, macOS. 

O software de benchmark também traz compatibilidade com as APIs OpenGL 3.2 e Vulkan 1.1, mas ainda não há informações sobre suporte ao DirectX 12, embora a tecnologia seja compatível com o GeeXLab. É possível que mais APIs e outras funcionalidades sejam lançadas ao programa com o passar dos anos, mesmo que o primeiro FurMark tenha ficado por muito tempo sem atualizações significativas. 

Continua após a publicidade

A volta da rosquinha

O FurMark foi lançado originalmente em 2007 e, embora tenha ficado muito conhecido por suas capacidades de estressar GPUs ao máximo, o seu famoso teste do donut ganhou muita popularidade. Mesmo que não seja realmente um donut ou rosquinha, e sim uma forma geométrica similar a de um toroide, os usuários podem ficar tranquilos, pois poderão brincar com a rosquinha e estressar sua máquina.

Brincadeiras a parte, o teste é extramente complexo e pesado, fazendo até com que placas super parrudas, como a GeForce RTX 4090, cheguem ao seu limite térmico. Além do teste do donut, há um novo benchmark chamado de nó, que parece ser ainda mais intenso que o da rosca.

Continua após a publicidade

O FurMark 2 pode ser baixado gratuitamente no site oficial do software e os usuários ainda podem enviar suas pontuações para um site de ranking.