O que são mods de jogos?

O que são mods de jogos?

Por Felipe Goldenboy | Editado por Bruna Penilhas | 03 de Maio de 2022 às 17h40
Captura de Tela/skymoon

Mods, abreviação para a palavra “modificação” em inglês (modification), são arquivos que alteram o código-fonte de um jogo de videogame. Normalmente, essas criações são desenvolvidas pelos próprios jogadores e disponibilizados de graça para download.

Os mods, geralmente, melhoram características de um jogo — como os gráficos, a resolução ou a taxa de quadros por segundo — ou adicionam novos conteúdos a ele, como visuais, personagens ou até fases. Essas modificações costumam funcionar apenas para computadores porque é mais fácil acessar os arquivos do jogo, diferentemente de um console, cujo sistema operacional é fechado.

Como e quando surgiram os mods?

Não é possível cravar uma data específica. No entanto, estima-se que o primeiro jogo a receber modificações foi Castle Wolfestein, lançado em 1981 para Apple II. Criado por Andrew Johnson e Preston Nevins, o mod substituía os inimigos padrão — nazistas — por smurfs — sim, aqueles personagens azuis dos filmes.

Já em 1993, o jogo DOOM, que foi um importante marco para a indústria de videogames, foi um marco ainda maior para o modding. Na contramão de estúdios e distribuidoras, a id Software lançou um programa próprio para que modders pudessem ter acesso oficial ao código-fonte do jogo. O aplicativo continha todas as texturas, sprites e designs de mapas, atraindo ainda mais jogadores para esse universo — e gerando uma infinidade de possibilidades.

Mods são ilegais?

Depende do jogo e das empresas que o criaram. Alguns estúdios aceitam e, inclusive, incentivam seus jogadores a desenvolverem mods; outros, não. Neste último caso, como os games são propriedades intelectuais e possuem direitos autorais, você pode sofrer consequências jurídicas por criar, usar ou compartilhar mods.

No Japão, porém, a história é mais complicada: por lá, existe a Lei de Prevenção da Concorrência. O texto foi atualizado em 2018 e incluiu serviços de modificações como algo ilegal. Vender modificações de software sem autorização do fabricante podem dar cinco anos de cadeia ou multa de até 5 milhões de ienes (R$ 250 mil). Na pior das hipóteses, o acusado é condenado aos dois.

Exemplos de jogos que aceitam — e apoiam — mods são The Sims 4, Minecraft, The Elder Scrolls V: Skyrim e Humankind. Por outro lado, empresas como a Nintendo e a Take-Two Interactive, dona da Rockstar Games (de GTA e Red Dead Redemption) fecham o cerco contra modders.

Nintendo costuma cercear qualquer projeto produzido por fãs que usem franquias da empresa (Foto: Divulgação/Nintendo)

Qual a diferença entre um mod e um DLC?

Teoricamente, mods e DLCs (sigla para downloadable content, ou conteúdo baixável em português) são a mesma coisa: você baixa um arquivo extra que adiciona ou modifica algo. Porém, os mods são criações dos próprios usuários, de forma não oficial; já os DLCs são produzidos e distribuídos pelos donos dos jogos, ou seja, são conteúdos originais.

Os mods mais famosos dos games

No Brasil, os mods fizeram sucesso com o Bomba Patch, o queridinho dos camelódromos e das lan houses no início dos anos 2000 — relembre alguns aqui. Trata-se da versão “100% atualizada” de Pro Evolution Soccer (PES), da Konami, com as últimas mudanças do mercado do futebol e com times inspirados em competições brasileiras.

O famoso jogo de tiro Counter-Strike, por exemplo, nasceu graças a um mod de Half-Life, criado por Minh "Gooseman" Le e Jess "Cliffe" Cliff. Por sorte, a Valve, a dona do game, abraçou a ideia e comprou os direitos autorais da criação no ano 2000.

O MOBA DotA, lançado em 2013, é outro jogo que nasceu de uma modificação: o game foi baseado em Warcraft III, de estratégia em tempo real (RTS), lançado em 2002.

Nós mesmos, do Canaltech, costumamos publicar notícias de mods. Por exemplo, divulgamos mods de Sifu que transformavam o game em uma réplica de Matrix. O protagonista é trocado por Neo, personagem de Keanu Reeves; já os inimigos eram trocados por Agentes Smith.

Publicamos também uma lista com os melhores mods de Elden Ring, da FromSoftware. Alguns adicionavam mudanças drásticas, como a do visual do nosso maculado para o de Jotaro Kujo, do anime Jojo's Bizarre Adventure, ou a do Sentinels da Árvore, que vira o Thomas, o Trenzinho. Outros apenas trazem pequenas melhoras, como a possibilidade de pausar o jogo de verdade.

Há também mods que melhoram consideravelmente Cyberpunk 2077, RPG da CD Projekt Red que foi lançado infestado de bugs críticos. Várias modificações otimizam o jogo, como a direção de veículos, mudanças climáticas e até um sistema de moda, em que as suas roupas podem influenciar a interação com outros personagens.

Como baixar mods?

O site mais famoso para encontrar mods é o Nexus Mods. Além disso, o site possui um aplicativo chamado Vortex, que facilita a instalação dos mods. No entanto, o processo de instalação varia de jogo para jogo e, geralmente, é necessário ter uma cópia original do game em questão para que você tenha acesso ao mod.

Lembre-se também que este tipo de download não é oficial e, portanto, deve ser feito por sua conta e risco. Antes de instalar o mod, confira comentários e avaliações de outras pessoas.

Fonte: NVIDIA, TechRadar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.