Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GTA, LoL e mais | Franquias dos games que nunca morrem 

Por| Editado por Bruna Penilhas | 27 de Novembro de 2021 às 13h00

Link copiado!

Montagem/Reprodução/Valve/Riot/Nintendo/Eletronic Arts
Montagem/Reprodução/Valve/Riot/Nintendo/Eletronic Arts

Na indústria dos videogames, existem franquias que, de tão consolidadas em sucesso e vendas, se tornaram imortais. Para o bem ou para o mal, essas séries de jogos sempre aparecem nas notícias e ainda possuem uma comunidade ativa. Algumas possuem lançamentos frequentes, enquanto outras permanecem por meio de atualizações e expansão do universo apresentado.

Você pode não ter jogado nenhum dos jogos de uma franquia imortal, mas certamente reconhece imagens, vídeos ou partes da história dessa seleção de games que marcaram profundamente o imaginário gamer. Confira a nossa lista de franquias imortais dos videogames:

10. Counter-Strike

Continua após a publicidade

Sucesso em qualquer Lan House brasileira no começo dos anos 2000, Counter-Strike ainda está aí. O jogo que coloca duas equipes de jogadores para se matarem não tem os melhores gráficos, não tem crossovers de peso como em Fortnite, mas, mesmo passados 20 anos de seu lançamento, ainda está em alta.

O jogo de tiro da Valve, inicialmente criado como um mod de Half-Life, mantém um público fiel e famoso, incluindo o jogador de futebol Neymar Jr. e o streamer brasileiro Gaulês. Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), a versão mais recente do clássico de Lan House, é disparado o jogo mais jogado no Steam, chegando facilmente a marca de 700 mil jogadores simultâneos todos os dias do ano.

Para além do número de jogadores, frases “fire in the hole” são facilmente reconhecidas e lembradas por quem é gamer, ou não.

Continua após a publicidade

9. World of Warcraft

O online World of Warcraft (WoW) e sua desenvolvedora Blizzard Entertainment não vivem a melhor fase. O jogo acumula atualizações frustrantes com bugs e falta de conteúdo, enquanto assiste parte da sua comunidade migrar para Final Fantasy XIV. O estúdio, por sua vez, encara um processo judicial profundo, que revelou uma cultura de assédio moral e sexual dentro da empresa.

Apesar dos pesares, WoW ainda está aí e é uma das bases do gênero MMORPG. O jogo lançado em 2004 é o ápice de uma série que revolucionou o gênero de estratégia no PC, com títulos como Warcraft: Orcs & Humans, Warcraft II: Tides of Darkness, WoW II: Beyond the Dark Portal, WoW III: Reign of Chaos e WoW III: The Frozen Throne. Toda a riqueza da história da guerra entre raças da franquia ainda foi expandida para HQs, RPGs de mesa, para o cinema e outros jogos, como o sucesso HearthStone.

Continua após a publicidade

Dota, o precursor de League of Legends, é inspirado no modo Defense of the Ancients de Warcraft III. A criação de mapas por jogadores e toda a ideia de mods tem em seus fundamentos em Warcraft: Orcs & Humans. Então, por mais que WoW não viva seus dias de glória, o legado tornou a franquia uma imortal dos games.

8. League of Legends

League of Legends é relativamente uma aventura nova, quando comparada a outras franquias da lista. Mas, mesmo nesse pouco tempo, desde o lançamento em 2009, a desenvolvedora Riot Games não poupa esforços para tornar a franquia um marco para a indústria.

Continua após a publicidade

Apesar de sua influência em WoW, League of Legends deu um passo além do que seu "pai espiritual". O jogo está diretamente ligado à expansão e popularização do cenário competitivo de esportes eletrônicos e dificilmente será esquecido por conta disso.

Atualmente, o Worlds, mundial de League of Legends, alcança picos que ultrapassam 45 milhões de espectadores simultâneos, representando mais de 1 bilhão de horas assistidas. Se hoje podemos falar que a indústria de games movimenta mais dinheiro que as indústrias do cinema e da músicajuntas, os esportes eletrônicos estão diretamente ligados ao fato. E no alto panteão das competições, está LoL.

Surfando na onda e na força da marca, a Riot ainda iniciou uma expansão da franquia. Um dos primeiros passos foi a adaptação Arcane, animação no mundo do jogo que estreou em novembro na Netflix. Outras adaptações e jogos estão na trilha para confirmar o universo de LoL como uma das franquias imortais.

Continua após a publicidade

7. Grand Theft Auto

Por si só, pensar na história de GTA 5, quinto capítulo da série principal da Rockstar Games, já justifica a presença na lista. O jogo imortal foi lançado originalmente em 17 de setembro de 2013 para o PlayStation 3 e o Xbox 360 e, de lá para cá, recebeu 11 versões diferentes, para três gerações diferentes de consoles. O game é um sucesso de vendas e aparece com frequência no panteão de jogos mais jogados e baixados do ano.

Ao longo do tempo, as adições a GTA 5 foram muitas, entre a possibilidade de jogar a campanha em primeira pessoa e a melhoria da qualidade gráfica. A principal soma que cristalizou o jogo e atraiu um novo público, foi o fenômeno GTA Online e o surgimento do GTA RP. O modo multiplayer reúne, anualmente, milhões de jogadores que criam suas próprias histórias no mapa do game.

Continua após a publicidade

A franquia ainda evoca a nostalgia de quem cresceu jogando ou assistindo alguém mais velho jogar Grand Theft Auto: Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto: San Andreas no PlayStation 2. Parte da experiência pode ser revivida na duvidosa coletânea Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition, enquanto qualquer notícia de um GTA 6 é capaz de causar alvoroço.

6. Final Fantasy

Não é toda franquia que chega ao seu 16° capítulo. E ainda em boa forma. Final Fantasy é o nome responsável por universalizar o gênero de RPGs japoneses (JRPG) no ocidente, com seus mundos de fantasia e batalhas por turnos que envolvem combinações estratégicas.

Continua após a publicidade

Por mais que Dragon Quest tenha fundado as bases do JRPG e outros títulos como Persona 5 quebrem recordes do gênero, Final Fantasy é um nome relevante a ser respeitado como imortal dos games. Desde o lançamento do primeiro jogo no japão, em 1987, a série atravessou o oceano, e chegou ao ocidente abrindo o mercado para outras franquias orientais como Shin Megami Tensei e o próprio Dragon Quest.

Final Fantasy XIVé atualmente o MMORPG de maior sucesso. Final Fantasy VII Remake foi um sucesso aclamado e indicado ao título de jogo do ano no The Game Awards de 2020. Final Fantasy XVI, próxima entrada principal da franquia, é um aguardado exclusivo de PlayStation 5, mostrado durante a transmissão que apresentou o novo console da Sony ao mundo.A marca da Square Enix ainda vai ganhar um jogo no estilo Dark Souls e até um battle royale, provando a força da franquia.

5. Pokémon

Continua após a publicidade

Pokémon é a franquia mais lucrativa do mundo do entretenimento, superando o universo cinematográfico da Marvel e a marca Star Wars. Estima-se que a franquia tenha levantado mais de U$ 100 bilhões, cerca de R$ 560 bilhões até hoje.

O início dessa história, que inclui jogo de cartas, produtos, filmes, mangás e animações, é a dupla de jogos Red e Blue, lançados no final da década de 1990. Após 25 anos desse lançamento, a série se consolidou tanto, que conseguiu imprimir o sucesso para outros gêneros dos videogames.

Continua após a publicidade

Em 2016, por exemplo, a chegada de Pokémon GO para os celulares foi um fenômeno responsável por levar pessoas de todas as idades para a rua e fortalecer o mercado de jogos com realidade aumentada (RA). Seguindo os passos de Pokémon GO, Pikmin, Harry Potter, The Walking Dead e até Transformers idealizaram a produção de jogos RA.

Provando que é imortal e não tem limites, Pokémon chegou em 2021 a outro gênero, distante do JRPG no qual se consagrou. Pokémon UNITE é o MOBA para celulares e Nintendo Switch com os monstrinhos capturáveis. O título levou uma semana para bater a impressionante marca de 30 milhões de downloads, apenas no ambiente mobile. Lançado em 22 de setembro para dispositivos iOS e Android, o jogo tornou-se a maior estreia do gênero da história nos celulares, ultrapassando o também estrondoso League of Legends: Wild Rift.

4. Super Mario

Continua após a publicidade

“Mamma Mia”. Se você tem o mínimo de aproximação com o mundo dos games, é impossível não ler essa frase tentando simular a interpretação do dublador Charles Martinet para o encanador mais famoso da cultura pop.

Super Mario é aquele tipo de franquia de jogos que ultrapassa os controles e as telas. O personagem é a cara da Nintendo e dificilmente não é reconhecido por pessoas de todas as idades.

Jogos como Super Mario 64 e Super Mario World revolucionaram a indústria dos games ao apresentar novas formas de fazer um jogo de plataforma. Mas a franquia vai muito além do seu legado e até de seus lançamentos de sucesso mais recentes nos últimos 35 anos, como Super Mario Odyssey.

Super Mario é uma marca utilizada pela Nintendo para mais de 200 jogos diferentes, incluindo aventuras de corrida, golfe, futebol, RPG e uma infinidade de outros gêneros. Em 2022, o jogo ganhará uma nova adaptação para os cinemas em forma de animação. O filme do Mario terá Chris Pratt dublando o protagonista e um elenco com Anya Taylor-Joy (Peach), Charlie Day (Luigi) e Jack Black (Bowser).

3. FIFA

Todo ano tem suas certezas: tem Natal em dezembro, quatro estações do ano e o lançamento de um novo simulador de futebol da EA. As mudanças a nível gráfico e de jogabilidade de um ano para outro são sempre muito poucas, mas nem por isso a franquia FIFA deixa de ser um sucesso anualmente.

Em quatro dias de acesso antecipado para quem comprou o jogo, FIFA 22, lançado em 1° de outubro deste ano, já contava com mais de 9 milhões de jogadores e 460 milhões de partidas jogadas.

Em meio a disputa entre EA e a organização mundial de futebol para renovação do direito de uso da marca FIFA, o jornal The New York Times revelou que os jogos podem ser a principal fonte de renda da organização que gere a Copa do Mundo. A FIFA teria lucrado cerca de US$ 150 milhões por ano com os lançamentos da EA, mostrando a força do segmento de jogos para o futebol mundial. Tudo graças, em grande parte, ao trabalho consistente da desenvolvedora.

2. Call of Duty

Quase todo ano temos um novo CoD e todo lançamento da franquia continua vendendo como se fosse o último. A série Call of Duty é um dos shooters de guerra mais tradicionais do universo dos videogames, que se consolidou no mundo dos games com uma base de jogadores fiel.

Em 2020, a série bateu recorde de receita, rendendo nada menos que US$ 3 bilhões à Activision. O movimento foi gerado por mais de 200 milhões de pessoas que jogaram os jogos da franquia naquele ano, praticamente o mesmo número de habitantes do Brasil.

Provando que é uma marca imortal dos games, CoD não só mantém um bom fluxo de lançamento, como vem ampliando a frente de títulos na franquia. Nos últimos anos, os jogadores tiveram contato com Call of Duty: Modern Warfare, Warzone e Call of Duty: Mobile, Black Ops - Cold War e o mais recente Vanguard.

1. The Sims

Sul sul! Mãe, filho, pai e todo mundo que tem direito. The Sims é daquelas marcas de jogos que são conhecidas por diferentes gerações e pessoas, com mais e menos proximidade com o mundo dos games. O simulador de vida real completou 20 anos em 2020 em plena forma, após conquistar uma legião de fãs com mecânicas simples de criação e administração de personagens.

A entrada mais recente da franquia é The Sims 4, lançado em 2014, mas que continua recebendo pacotes de conteúdo adicional a todo momento. Em 2017, The Sims foi considerado pelo Guinness Book o jogo com maior quantidade de pacotes de expansão lançados e o título de PC mais vendido.

Entre os legados da franquia ainda existe o Simlish, título dado à suposta língua artificial desenvolvida para o jogo, e o conjunto de séries e filmes criados a partir do jogo. O mais famoso no Brasil é "Girls in the House", série de comédia gravada com The Sims 4.