SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

O que é download e upload?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Janeiro de 2024 às 13h00

Link copiado!

Reprodução: Internet
Reprodução: Internet

É comum encontrar termos em inglês no dia a dia, especialmente quando estamos navegando na internet. Há inúmeras nomenclaturas que estamos acostumados, mas nem sempre temos certeza do que elas significam. Para diminuir a confusão, o Canaltech explica agora o que é download e upload.

Ao navegar pela rede, você sempre se depara com ambos os termos indicando ações ou situações. Normalmente, eles são relacionados à velocidade de internet, mas também podem pedir para você fazer algo, como enviar arquivos em uma rede social.

O que é download?

Continua após a publicidade

Download é a ação de baixar arquivos e dados da internet para seu aparelho, que pode ser um computador ou celular, por exemplo. Como padrão, o conteúdo fica no armazenamento interno e pode ser usado posteriormente tanto offline quanto online.

Esse termo também aparece para apresentar a velocidade da internet da pessoa, ou seja, quanto maior for o número megabits por segundo (Mbps), mais rápido os dados serão baixados.

O que é upload?

Continua após a publicidade

Podemos definir o upload como o oposto do download, quer dizer, ele significa o ato de  “subir” arquivos e dados do armazenamento interno do seu aparelho para a rede. Outro termo relacionado a ele é o “carregar”, que no fim das contas tem o mesmo propósito.

A nomenclatura também marca presença na velocidade da internet, pois aponta quanto de informação você consegue enviar para a rede por segundo (também em Mbps). Mais uma vez, quanto maior for o número, melhor.

O que é melhor: velocidade de download ou upload?

Depende do seu propósito. Para uma pessoa que usa a internet para ver vídeos, ouvir música, usar redes sociais etc., é típico depender mais da velocidade de download. Isso porque recebemos mais dados da rede para consumir esses conteúdos.

Continua após a publicidade

No caso dos gamers, ter um alto número de upload também é muito importante, já que nas partidas online você está sempre enviando dados ao mesmo tempo em que os baixa para seu console ou PC. Essa mesma premissa serve para quem faz streaming de conteúdo em plataformas como a Twitch.

No geral, o ideal é ter um número satisfatório tanto de download quanto de upload para suprir suas necessidades na rede. Sendo assim, vale realizar um teste de velocidade de internet para ter certeza de que você recebe pelo o que paga.