Publicidade

10 jogos antigos recriados por fãs

Por  • Editado por  Bruna Penilhas  | 

Compartilhe:
CryZENx/YouTube
CryZENx/YouTube

As ferramentas de desenvolvimento de jogos têm ficado mais acessíveis ao público, e não é mais necessário estar em uma grande empresa para produzir um game — muitas pessoas, inclusive, usam o tempo livre para criar jogos apenas como um hobby. Por isso, é comum fãs apaixonados recriarem seus games favoritos, seja para consertar bugs ou para, simplesmente, aproveitar seu título favorito com mecânicas e gráficos modernos. 

O Canaltech preparou uma lista com as melhores recriações de jogos clássicos totalmente produzidas por fãs. Nem todos os remakes agradam os criadores originais (alguns até processam judicialmente os produtores), mas é sempre gostoso ver o carinho e o trabalho duro dos fãs. Lembra de algum outro jogo que não está na lista? Compartilhe conosco através das redes sociais!

10. Goldeneye 25

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Goldeneye 007, lançado para Nintendo 64 em 1997, é um dos jogos de FPS (tiro em primeira pessoa) preferidos do público e da crítica especializada. Muitos acreditam que esse jogo foi o primeiro a quebrar o consenso de que "só tem FPS bom no computador". Desde então, vários remakes com gráficos atualizados surgiram, mas a maioria teve sua produção interrompida pela MGM, empresa detentora dos direitos de 007. Um deles foi o Goldeneye 25, produzido pelo artista 3D Ben Colcough na Unreal Engine 4. Confira um trecho antigo de gameplay:

O game foi cancelado após três anos de desenvolvimento, mas está sendo totalmente reaproveitado em um novo título “inspirado nos clássicos dos anos 90”, chamado S.P.I.E.S. Vale a pena ficar de olho.

9. GoldenCry

Vale destacar também outro remake de GoldenEye 007 que, infelizmente, não foi para frente pelo mesmo motivo: direitos autorais. Um jogador, chamado Krollywood, utilizou o editor de mapas do Far Cry 5, da Ubisoft, para recriar todos os 18 níveis do game diretamente no PS4. Foram mais de dois anos de muito trabalho, e o resultado ficou incrível.

8. Another Metroid 2 Remake

Continua após a publicidade

Metroid II: Return of Samus, lançado em 1991 pela Nintendo, já foi recriado tantas vezes que o título deste aqui até faz uma piada: “Outro remake de Metroid 2”, em tradução livre. Embora seja mais um, este é diferente: criado pelo desenvolvedor argentino Milton Guasti, o jogo refaz o universo do original com as mecânicas e o formato de Super Metroid. O projeto foi interrompido devido a direitos autorais.

7. Tomb Raider The Dagger Of Xian

Produzido pelo modder Nicobass e alguns outros fãs, Tomb Raider The Dagger of Xian é um remake parcial (ou seja, incompleto) de Tomb Raider 2, lançado em 1997. A produção utiliza a Unreal Engine 4 e impressiona pelos seus gráficos, efeitos sonoros e músicas refeitas do zero, além de algumas melhorias no roteiro também — realmente parece outro jogo. A melhor parte é que a desenvolvedora original, a Crystal Dynamics, deu o sinal verde para a produção, desde que ela fosse sem fins lucrativos. Você pode baixar a demo aqui.

Continua após a publicidade

6. Chrono Resurrection

Uma das tristezas que nunca iremos superar, Chrono Resurrection era um remake de Chrono Trigger, RPG da Square Enix lançado em 1995. O game seria lançado de graça para emuladores de Nintendo 64 com gráficos 3D, trilha sonora refeita e animações novas; porém, foi cancelado em 2004 por conta de direitos autorais. Restam apenas belíssimos trailers que vagam pela internet e aguçam nossa imaginação.

Continua após a publicidade

5. Sonic 2 HD

Esse remake de Sonic the Hedgehog 2, game lançado originalmente em 1992, está em produção desde 2012 por um time de fãs chamado TeamS2HD. O game traz a mesma experiência do clássico, mas com gráficos construídos do zero em 2.5D (ou seja, 2D com profundidade). Ainda não há previsão de lançamento, mas o trailer abaixo já nos dá uma palinha do que está por vir. A atualização mais recente, em abril, revelou que Shadow the Hedgehog será um personagem jogável; ou seja, podemos esperar grandes novidades deste jogo.

Continua após a publicidade

4. The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Um programador chamado Yanni Papazis está desenvolvendo um remake do clássico The Legend of Zelda: Ocarina of Time na Unreal Engine. O game ainda não tem data de lançamento, mas os vídeos de gameplay são incríveis: os cenários, a física e até mesmo os NPCs foram recriados com qualidade impecável — tudo com direito a ray tracing. Esperamos que a Nintendo não derrube o projeto, já que a empresa é extremamente rígida com direitos autorais.

3. Super Mario 64 Remake

Continua após a publicidade

Você já imaginou como seria o clássico Super Mario 64, de 1996, com gráficos da nova geração? Essa é a ideia do remake produzido pelo desenvolvedor NimsoNY. O resultado é impressionante, como podemos observar no vídeo abaixo: é possível ver que o Castelo da Peach com um belo tapa no visual. Infelizmente, a Nintendo proibiu o desenvolvedor de lançar o game ao público.

2. Resident Evil — Code: Veronica REMAKE

Lançado em 2000, Resident Evil — Code: Veronica talvez seja o jogo esquecido no churrasco da Capcom, mas não no churrasco dos fãs. Inicialmente concebido para ser o terceiro título numerado da série, o jogo continua a história de Claire Redfield, enquanto ela e seu irmão Chris tentam sobreviver a um surto na ilha Rockfort. O vídeo abaixo mostra que o projeto segue o mesmo estilo dos remakes oficiais de Resident Evil 2 e Resident Evil 3, com a câmera em terceira pessoa sobre o ombro. Relativamente recente, o projeto ainda não tem data de lançamento — mas é possível baixar uma demo gratuita através do site oficial aqui.

Continua após a publicidade

1. Black Mesa

Talvez um dos melhores remakes já produzidos por fãs, Black Mesa é a recriação do primeiro Half-Life, lançado em 1998 pela Valve — o jogo da equipe Crowbar Collective é tão bom que está disponível para compra no Steam (olha como a Valve é boazinha). O título, que demorou quase uma década para ficar pronto, traz gráficos melhorados, áreas redesenhadas e mecânicas atualizadas, tornando-o a melhor experiência possível de Half-Life até agora.

Continua após a publicidade

Com informações de: Eurogamer (1, 2), Input, Lumen, NintendoLife