Publicidade

Comparativo: Qual é a melhor picape do mercado brasileiro?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/ Ford
Divulgação/ Ford

As picapes são veículos que cada vez mais estão caindo no gosto dos brasileiros. Antes restritas a pessoas que as utilizavam apenas para o trabalho, hoje essas caminhonetes estão muitíssimo bem equipadas, mais confortáveis, potentes e tecnológicas.

Atualmente, a líder absoluta de mercado se considerarmos apenas os modelos médios é a Toyota Hilux. A Chevrolet S10, que acabou de ganhar uma nova geração, e a Ford Ranger, que teve remodelagem completa em 2019, estão se aproximando da rival japonesa e brigam a tapa pela segunda posição do mercado. Todos sabem, no entanto, que a picape mais vendida em números absolutos é a Fiat Strada, que, depois de 20 anos, ganhou uma nova geração.

O Canaltech já teve a chance de avaliar alguns dos principais modelos que são vendidos no mercado brasileiro. Também incluiremos neste comparativo a Fiat Toro 2021, que, por mais que seja de um porte menor, tem potência, tração integral e é capaz de carregar uma tonelada de carga, tal qual os modelos médios. Além disso, a versão Ranch foi pensada justamente para tentar "roubar" vendas das concorrentes maiores que possuem preço parecido, mas que não possuem os mesmos itens e requinte do modelo italiano. Vale lembrar, porém, que a versão 2022 da picape deve passar pelas nossas mãos em breve.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Dividimos o comparativo em alguns quesitos e, ao final, com a soma dos pontos, daremos nosso veredicto.

1. Design e Acabamento

Como em todas as análises que escrevemos aqui no Canaltech, sempre ressaltamos que design, beleza e estilo pertencem à seara do gosto pessoal. Mas certos produtos são unanimidades quando analisamos sua apresentação. Nesse quesito, a Fiat Toro fica com o primeiro lugar no quesito design, enquanto a Chevrolet S10 possui o melhor acabamento.

Com porte ajustado, detalhes cromados nas laterais e estribos e com uma dianteira imponente, o modelo italiano conquistou o mercado brasileiro e se tornou uma opção viável aos picapeiros de plantão que não querem os trombones das outras marcas. Por mais que Ranger, S10 e Hilux também sejam lindas, neste quesito ninguém ganha da Toro.

Já quando falamos de acabamento, a picape GM se destaca, com uma boa qualidade dos materiais, belos arremates e detalhes que chamam a atenção dentro da cabine. Também é a única a utilizar material emborrachado no painel.

  • Vencedores: Fiat Toro - 3 Pontos/ Chevrolet S10 High Country
  • 3º Lugar: Toyota Hilux - 1 Ponto
Continua após a publicidade

2. Conforto

Picapes geralmente são desengonçadas e balançam muito. São carros altos, com suspensão forte e que foram pensadas para o trabalho. Mas, com a exigência cada vez maior do conforto, uma vez que elas estão muito presentes nas cidades, as montadoras tiveram de quebrar a cabeça para tentar aliar a robustez ao rodar agradável.

Nesse quesito, a Ford Ranger foi a que melhor soube aliar robustez e conforto. Mesmo com a caçamba vazia, a trepidação e balanço da picape pouco passavam para dentro da cabine. A Toro até tem um rodar mais suave, mas seu espaço interno nos bancos traseiros prejudica o conforto.

Continua após a publicidade
  • Vencedor: Ford Ranger - 3 Pontos
  • 2º Lugar: Fiat Toro - 2 Ponto
  • 3º Lugar: Nissan Frontier -1 ponto

3. Desempenho

No quesito desempenho, a vantagem foi toda da Volkswagen Amarok V6. Seus 258cv e 59,1 kgf/m de torque a colocam em um patamar só alcançado por modelos maiores e mais caros. E, como seu próprio nome diz, o motorzão V6 dá conta do recado em cidade, estrada e campo.

Continua após a publicidade

Em segundo lugar bem a excelente Ford Ranger 3.2, que desprende 200cv de pura força bruta.

  • Vencedor: Volkswagen Amarok V6 - 3 pontos
  • 2º Lugar: Ford Ranger - 2 ponto
  • 3º Lugar: Chevrolet S10 - 1 ponto

4. Conectividade e Tecnologia

Ao contrário do que muita gente pensa, as picapes estão cada vez mais tecnológicas e conectadas, sobretudo quando falamos de itens de segurança e auxílio na condução. Entre as versões que testamos de cada uma das caminhonetes, a Ford Ranger foi a melhor em termos de equipamentos e conectividade por uma pequena margem.

Continua após a publicidade

Na versão Limited, a picape média da Ford ostenta itens como Assistente de Frenagem Autônoma, Sistema de permanência em faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, monitoramento individual dos pneus, sistema anticapotamento, e controle adaptativo de carga e reboque. Além disso, a Ranger é equipada com uma excelente central multimídia, com GPS nativo e espelhamento com Android Auto e Apple Car Play.

Em segundo lugar, encaixamos a Chevrolet S10 que, em sua versão High Country, conta com ótimo pacote de equipamentos, como o alerta e sistema de frenagem autônoma, GPS nativo e o Wi-Fi a bordo.

Vale destacar, também, que a Nissan Frontier é muito bem equipada e possui um dos melhores e mais úteis itens de auxílio entre as picapes: a câmera 360º. Nela, é possível manobrar a caminhonete com muita facilidade. E quem tem uma picape sabe o quão difícil é fazer isso nas vagas que temos em São Paulo. A central multimídia dos japoneses também é excelente e, além de ter um bom GPS nativo, é capaz de rotear a conexão 4G dos smartphones para os demais ocupantes.

Continua após a publicidade

A Fiat Toro também tem um bom pacote tecnológico, mas que já precisa ser atualizado. No quesito tecnologia, a Hilux deixa muito a desejar e escancara que está no fim da atual geração. A nova, no entanto, chegará no fim de 2020.

  • Vencedor: Ford Ranger - 3 pontos
  • 2º Lugar: Chevrolet S10 - 2 pontos
  • 3º Lugar: Nissan Frontier - 1 ponto

5. Custo-benefício

Todas as picapes analisadas possuem suas virtudes e preços relativamente salgados em suas versões topo de linha, mas o custo de um automóvel de qualquer categoria não é apenas aquele que pagamos ao tirá-lo da concessionária. Entram em campo o seguro, manutenção, consumo e, nesse caso, o mais importante em termos de picape: durabilidade e pós-venda. Nesse quesito, nenhuma bate a Toyota Hilux que, não à toa, lidera o mercado brasileiro há anos.

Continua após a publicidade

Apesar do custo da revisão até 60 mil km ser o mais caro entre todas as concorrentes na versão mais equipada (R$ 7 mil), o histórico e a confiabilidade da Toyota deixam o cliente muito à vontade para desprender de mais de R$ 200 mil (a versão testada pelo Canaltech custava R$ 205.590) em uma versão topo de linha. Além disso, como falamos, a Hilux tem onze versões e possui a opção de entrada mais barata de todas, que custa R$ 112 mil.

O custo-benefício também é um belo atrativo para a Nissan Frontier. Bem equipada, confiável, potente e com custo das seis primeiras revisões de apenas R$ 5.830, ela se torna uma bela opção contra a Hilux nesse quesito.

  • Vencedora: Toyota Hilux - 3 pontos
  • 2º Lugar: Nissan Frontier - 2 pontos
  • 3º Lugar: Fiat Toro - 1 ponto
Continua após a publicidade

Veredicto

A Ford Ranger é a picape mais equilibrada entre todas que o Canaltech teve a oportunidade de avaliar. Bonita, bem equipada, potente, segura e com bons preços, a caminhonete da marca norte-americana tem predicados para superar suas rivais. Inevitavelmente, o mercado e os consumidores levam muitas coisas em consideração e, com uma liderança de anos, a Hilux, mesmo defasada, encanta seus proprietários por questões que são mais importantes para o que esses veículos realmente importam: o trabalho e a força bruta.

Logo atrás da Ranger temos a versão topo de gama da S10, que é uma verdadeira nave e possui ótimo pacote tecnológico, acabamento e dispositivos de segurança — além de andar muito.

Continua após a publicidade

Mesmo atrás da Fiat Toro na pontuação, a Nissan Frontier pode não brilhar aos olhos dos consumidores, mas também se mostra como uma opção bem equilibrada e bem feita. A italiana, por sua vez, não consegue competir em termos de força com as demais, mas seu design e conforto a fazem vender muito, mesmo ela também sendo capaz de carregar uma tonelada de carga.

Já no campo do desempenho, não teve para ninguém, com vitória tranquila da Volkswagen Amarok.

  • 1º lugar: Ford Ranger - 8 pontos
  • 2º lugar: Chevrolet S10 High Country - 6 pontos
  • 3º lugar: Fiat Toro - 6 Pontos
  • 4º lugar: Nissan Frontier - 4 Pontos
  • 5º lugar: Toyota Hilux - 4 Pontos
  • 6º lugar: Volkswagen Amarok V6 - 3 pontos

Ainda teremos a oportunidade de testar outros produtos do mercado nacional dentro deste segmento, bem como versões atualizadas de Hilux e Toro, além da variante Black, da Ford Ranger, mais voltada para o uso urbano.

Continua após a publicidade

E aí, amigo leitor, qual é a melhor picape dentre essas que testamos? Deixe nos comentários!