Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é Android Auto?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Fevereiro de 2024 às 17h15

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Google

O Android Auto é um recurso do Google que "espelha" a tela do seu celular para a central multimídia do carro. Como resultado, é possível usar apps como Spotify, Waze e Google Maps sem a necessidade de pegar no dispositivo móvel enquanto dirige. A tecnologia foi lançada em 2015 e, segundo o Google, é compatível com o sistema presente em mais de 500 modelos de automóveis de diferentes marcas e categorias.

Essa ferramenta modifica o layout e as funções de alguns aplicativos para eles ficarem mais descomplicados e consequentemente mais seguros para uso pelo motorista ao volante. A conexão pode ser feita através de cabo USB, mas a maioria dos automóveis mais recentes permitem o uso da função sem fio — basta manter o Bluetooth do aparelho ligado.

Para quem gosta de usar uma assistente virtual, o Android Auto oferece a opção de chamar o Google Assistente através do comando “Ok, Google” da mesma forma que no telefone. Essa é uma funcionalidade que serve bem para motoristas, pois dá para pedir informações de caminhos sem precisar olhar para uma tela e continuar com a atenção na estrada.

Continua após a publicidade

Android Auto x Android Automotive

É normal ocorrer uma confusão quando os nomes Android Auto e Android Automotive surgem em uma conversa. Alguém pode achar que um não passa de uma abreviação do outro, mas não é o caso e há uma diferença importante entre os dois.

Enquanto o Android Auto é uma ferramenta para espelhar a tela do seu celular para a central multimídia do carro, o Android Automotive é um sistema operacional completo para automóvel desenvolvido pelo Google.

O primeiro exige que você tenha um telefone com Android para realizar a conexão e usar os recursos e aplicativos; em contrapartida, o segundo trabalha de maneira integrada com o veículo e funciona de forma independente do celular.

Vale apontar que o Android Auto pode se fazer presente em carros de valores mais baixos, enquanto o Android Automotive marca presença geralmente em automóveis mais luxuosos.