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10 carros que saíram de linha no Brasil em 2022

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Dezembro de 2022 às 11h00

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Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen

2022 está chegando ao fim e nessa época é sempre bom relembrar de alguns destaques aqui no Canaltech. E a lista desta vez será de carros que deixaram de ser vendidos no Brasil, seja em definitivo ou momentaneamente.

A lista traz alguns modelos icônicos de nosso mercado, como o Volkswagen Gol, que, inclusive, ganhou uma versão especial para marcar sua despedida. Há outros, por exemplo, que passaram completamente despercebidos, como o Honda Accord, que, por melhor que fosse, durou apenas seis meses nas concessionárias e já ganhou uma nova geração, que pode chegar ao Brasil em breve.

Vejam abaixo 10 carros que saíram de linha no Brasil em 2022.

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10. Renault Sandero R.S.

Um dos carros mais legais que já passaram pelos testes do Canaltech, o Renault Sandero R.S. é um verdadeiro esportivo e honra a divisão de performance da marca francesa. O hatch era o mais equipado da linha, munido de um motor 2.0 aspirado de 150cv de potência e 20,9 kgf/m de torque, aliado ao um câmbio manual bem escalonado de seis marchas.

O resultado de tudo isso: um carro extremamente ágil e gostoso de dirigir, excelente para você levar para a pista no fim de semana e marcar suas voltas. A Renault chegou a fazer uma versão especial chamada "Finale", com 100 unidades produzidas.

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9. Volkswagen Voyage

Com bem menos alarde do que seu irmão Gol, o VW Voyage também deixou de ser fabricado no Brasil em 2022, agora no final do ano. O sedan ainda conseguiu vender bastante até o mês de novembro, somando 31.926 emplacamentos no acumulado.

Ainda será possível vê-lo bastante com motoristas de táxi ou de aplicativos, dada a sua versatilidade, robustez e relativo conforto. Seu substituto deve ser uma versão mais em conta do VW Virtus, que ainda será revelada.

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8. Caoa Chery Tiggo 3X Pro

O Caoa Chery Tiggo 3X Pro nada mais é do que uma versão melhorada do Tiggo 2, que também já foi aposentado pela montadora sino-brasileira. Com design mais agradável, porém com o mesmo espaço e praticamente o mesmo pacote de equipamentos, o SUV subcompacto até que agradava em alguns aspectos, mas deixou a desejar em muitos outros.

Seu motor era o 1.0 turbo de 102cv de potência e 17,1 kgf/m de torque a 2000rpm. Em tese, seria suficiente, mas em nossos testes mostrou-se um tanto quanto estranho. Mesmo assim, o Tiggo 3X Pro era uma boa opção para quem queria entrar no mundo dos SUVs e pagar o preço de um hatch compacto.

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7. Hyundai iX35

Enorme sucesso no Brasil, o Hyundai iX35 nada mais é do que a segunda geração do antigo Tucson, mas que aqui fora lançado com outro nome. Com ótimo espaço interno e bem equipado, o iX35 era equipado com o motor 2.0 aspirado de 167cv e 20,4 kgf/m de torque, o mesmo presente na antiga geração do Hyundai Creta.

Mesmo sem muitas tecnologias embarcadas, era extremamente confiável e tinha ótimo espaço interno, sendo muito visado por famílias grandes.

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6. Mercedes-Benz Classe A Sedan Advance

Sem muito alarde, a Mercedes-Benz tirou de linha a versão de entrada do Classe A, chamada por aqui de Advance. Equipado com o bom motor 1.3 turbo de 163cv e 25,5 kgf/m, esse sedan custava caro demais para ser importado e não compensava mais do ponto de vista dos negócios trazê-lo. Hoje a montadora mantém as demais versões do carro à venda.

5. Renault Sandero

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Além da versão R.S., as versões convencionais do Renault Sandero também deixaram de ser produzidas no Brasil, só que mais para o final do ano, em outubro.

O hatch compacto já ganhou nova geração na Europa por meio da Dacia, divisão romena da Renault e que faz carros mais baratos, podendo chegar no futuro ao Brasil. Isso, porém, vai depender de como a Renault vai querer posicioná-lo, já que a empresa prepara uma mudança de postura no mercado nacional, apostando em produtos de maior valor agregado.

Com ótimo espaço, mecânica robusta e desempenho interessante, o Sandero faz muito sucesso entre motoristas de aplicativos. Atualmente, a Renault mantém em linha somente o Stepway, que perdeu o nome Sandero e pode ser encontrado em versões 1.0 e 1.6.

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4. Hyundai HB20X

A versão aventureira do Hyundai HB20 era uma das opções mais interessantes de hatches compactos no mercado nacional, mas acabou não fazendo mais sentido para a montadora depois de um certo tempo. Com a premissa de ser quase um SUV, dado o seu ótimo vão-livre do solo de 21cm, esse produto poderia roubar vendas do Hyundai Creta, já que, além de ser "altinho", também tinha ótimo desempenho e pacote de equipamentos.

Quando aposentado, o Hyundai HB20X estava equipado com o motor 1.6 aspirado de 130cv e 16,5 kgf/m de torque. na versão mais equipada, ele trazia alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, ar condicionado digital, câmbio automático, direção elétrica, sensor de chuva e sensor crepuscular.

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3. Honda Accord

O Honda Accord foi o primeiro híbrido da Honda a ser vendido no Brasil, mas sua estadia por aqui durou apenas seis meses. Chegando com atraso ao nosso mercado e prestes a ganhar uma nova geração — já lançada no exterior —, o sedan grande teve que ser retirado do catálogo da montadora japonesa antes mesmo que nós pudéssemos testá-lo.

Além de ser bem equipado do ponto de vista tecnológico e de luxo, o Accord trazia um sistema híbrido inovador, que transformava o sedan quase em um carro elétrico. Isso acontece porque o modelo faz com que seus motores (um 2.0 de 145cv e 17,8 kgfm de torque e dois elétricos que somam 184cv e 32,1 kgf/m) atuem em suas melhores faixas energéticas, sempre privilegiando o menor consumo possível. Na prática, é como se o propulsor a gasolina só entrasse em ação na estrada, enquanto o zero emissão atua apenas na cidade.

Com esse funcionamento, o consumo declarado pela Honda era de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, sempre dentro de dois modos de condução, o Econ e o Sport, além de permitir escolher a regeneração de energia em quatro níveis.

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2. Volvo S60

Outro dos modelos mais legais que já passaram pelo Canaltech, o Volvo S60 era o sedan médio esportivo híbrido plug-in da montadora sueca, feito sobre a mesma plataforma de sucessos como o XC40 e o XC60. A empresa precisou sacá-lo de sua linha no Brasil (assim como fez com o S90) devido à baixa procura e alto valor do produto. Também pesou a estratégia da marca, que agora foca apenas em modelos elétricos.

Equipado com o que a Volvo tem de melhor em segurança, o S60, na versão Polestar, ainda contava com ajustes de suspensão manuais e um powetrain que o tornava um verdadeiro monstro: 407cv e 65,3 kgf/m. O 0 a 100 km/h era feito em 4,4 segundos.

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Nossa torcida é para que ele volte a ser vendido por aqui.

1. Volkswagen Gol

A aposentadoria mais sentida dessa lista sem dúvidas será a do Volkswagen Gol. Carro mais vendido da história do Brasil, o hatch chega ao fim da vida com uma edição limitada chamada "Last Edition", que lhe dá um bom pacote de equipamentos, visual caprichado, mas o mesmo motor 1.0 MPI de 84cv e 10,4 kgf/m. Essa versão, aliás, está esgotada, mas custava R$ 95.990.

Existe a expectativa que o VW Gol possa retornar no futuro como um SUV subcompacto, posicionado abaixo do VW Nivus. A reportagem do Canaltech apurou que esse projeto faz parte dos planos da montadora, mas não há a garantia de que o carro seja lançado com o nome do icônico hatch. A ver.