Publicidade

10 carros elétricos que vão chegar ao Brasil em 2024

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Dezembro de 2023 às 09h30

Link copiado!

Divulgação/ Volvo/ General Motors/Omoda | Jaecoo/ Kia
Divulgação/ Volvo/ General Motors/Omoda | Jaecoo/ Kia

As montadoras estão investindo cada vez mais em carros elétricos no Brasil. Dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) pontam que, até o final de novembro de 2023, 13.292 veículos zero emissão foram emplacados no país, um crescimento de 57% se compararmos com todo o ano de 2022.

Aoesar do retorno do imposto de importação sobre esse tipo de carro, há otimismo de que o mercado continuará em alta em 2024. Pensando nisso, o Canaltech apurou quais carros elétricos vão chegar ao Brasil em 2024 e preparou uma lista com eles.

10. BYD Dolphin Mini

Continua após a publicidade

A BYD já havia confirmado que traria um carro elétrico de entrada ao Brasil com o nome de Seagull, mas o sucesso do irmão maior Dolphin foi tão grande que a montadora chinesa resolveu mudar o nome desse vindouro lançamento para Dolphin Mini.

O subcompacto elétrico terá motor de 74cv e 13,7 kgf/m de torque. No interior, segue a inconfundível central multimídia giratória da BYD, carregador de celular por indução e bom acabamento. A autonomia, na China, pode ser de 300km ou 400km, dependendo da versão.

Continua após a publicidade

9. Chevrolet Equinox EV

Outro carro elétrico já confirmado para o Brasil em 2024 é o Chevrolet Equinox EV. O SUV compacto da montadora norte-americana será um dos dois novos modelos zero emissão que chegam ao Brasil ano que vem sob a bandeira da General Motors e cumprirá o papel de ser a porta de entrada dentro do mundo elétrico na empresa por aqui.

Dados de motor e autonomia ainda não são conhecidos, mas é certo que o Equinox EV será feito sobre a plataforma Ultium, mais moderna e com menor custo de produção.

Continua após a publicidade

8. Kia EV9

O SUV elétrico de luxo da Kia, o EV9, foi confirmado para o Brasil para bater de frente com outros lançamentos dessa categoria, como Volvo EX90. O modelo coreano tem porte grande e vem com motorização dupla, tração integral e muita autonomia.

Na versão topo de gama, o EV9 tem dois motores elétricos que, somados, rendem 384cv e 71,3 kgf/m de torque, sempre de forma imediata. A bateria de 99,8 kWh proporciona autonomia de mais de 500km no ciclo WLTP. Também há um vasto conjunto de equipamentos de segurança, além, é, claro, do enorme conforto, já que se trata de um SUV de sete lugares.

Continua após a publicidade

7. Omoda E5 EV

A montadora chinesa Omoda | Jaecoo já está trabalhando no Brasil e confirmou a chegada de alguns modelos ao país. É certo que seu carro mais famoso, o Omoda E5, desembarque no Brasil em versões híbridas e elétricas, de modo a competir com suas rivais compatriotas como BYD e GWM.

Na China, esse SUV possui 204 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, com a bateria de 61 kWh proporcionando autonomia de 450km no ciclo WLTP.

Continua após a publicidade

6. Audi Q6 e-tron

O Audi Q6 e-Tron está confirmado para o segundo semestre de 2024 aqui no Brasil e será o segundo SUV zero emissão da montadora alemã por aqui — o outro é o Audi Q8 e-tron. Feito na ótima plataforma PPE, que dará origem aos novos modelos elétricos da marca, o Q6 e-Tron tem porte médio, mas não deve especificações técnicas reveladas. A tendência, contudo, é que ele tenha mais de 400cv e autonomia superior a 500km.

5. Volvo EX90

Continua após a publicidade

Com algum tempo de atraso, o Volvo EX90 chegará à Europa em 2024 e o Brasil é outro destino confirmado do SUV grande de luxo. O sucessor do XC90 terá tudo o que a Volvo tem de melhor em termos de tecnologia e conforto, além de um excelente powertrain.

Na versão topo de linha serão 496cv e 92,7 kgf/m de torque, com autonomia de 500km oferecida pelas baterias de 111 kWh. A chegada ao Brasil está prevista para o segundo semestre.

4. Chevrolet Blazer EV

Continua após a publicidade

O outro carro elétrico da General Motors confirmado para o Brasil é o SUV grande Blazer EV. Posicionado como o mais completo na gama de carros da marca, o Blazer EV é sucessor do famoso Blazer que tivemos por aqui nos anos 90. Dados técnicos desse modelo ainda serão revelados, mas sua chegada está prevista para o segundo semestre de 2024.

3. BMW iX2

Com a nova geração do BWM X2 confirmada para o Brasil, o modelo elétrico também vai chegar por aqui, assim como aconteceu com as novas gerações do X1 e do iX1. Com formato coupé, a expectativa é que o mesmo powertrain visto na versão convencional seja aproveitado no iX2, sempre com tração integral — os dois motores somados desse SUV rendem 313cv e 50,4 kgf/m, enquanto a autonomia é de 400km.

Continua após a publicidade

2. Porsche Macan EV

O Porsche Macan EV será o primeiro SUV elétrico da Porsche e terá plataforma e powertrain compartilhados com alguns modelos do grupo Volkswagen, como o já mencionado Audi Q6 e-Tron. Por aqui, no entanto, devem ser mais de 600cv de potência, algo bem parecido com algumas versões do Porsche Taycan. O lançamento está previsto para o segundo semestre.

Continua após a publicidade

1. Volvo EX30

O Volvo EX30 será a porta de entrada da marca sueca para o mundo dos carros elétricos. Confirmado para o Brasil no primeiro trimestre de 2024, o SUV compacto chega em quatro versões, todas com o mesmo motor, mas com autonomias diferentes.

O powertrain base é um motor elétrico traseiro de 276cv de potência e 35 kgf/m de torque, mas as baterias variam entre 51 kWh e 69 kWh, com autonomia de 340km e 476km, respectivamente. Além disso, o SUV será conectado à internet e terá todos os equipamentos de segurança conhecidos da Volvo. Os preços, já confirmados, mas que receberão ajustes em janeiro, partem de R$ 219.950 e vão até R$ 279.950.