Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volvo EX90 chega ao mercado e pode ganhar "irmão menor" em breve

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Novembro de 2022 às 10h30

Link copiado!

Divulgação/Volvo
Divulgação/Volvo

O Volvo EX90, SUV 100% elétrico que poderá, entre outras coisas, detectar se o motorista está bêbado e bloquear o carro, além de servir como gerador de energia para abastecer até residências, foi apresentado oficialmente pela montadora sueca e teve suas principais configurações reveladas.

Projetado na mesma plataforma do Polestar 3, a SPA2, o Volvo EX90 terá como principais destaques a bateria de 111 kWh, capaz de dar ao SUV uma autonomia aproximada de 483 km por carga. Segundo a Volvo, o SUV contará com o já citado carregamento bidirecional, e terá ainda a carga rápida, que levará 30 minutos para deixar o carro com 80% do total da bateria.

Continua após a publicidade

O EX90 terá dois motores elétricos, um em cada eixo. A potência combinada prometida é de impressionantes 496 cavalos, com torque imediato de 92,7 kgfm. Futuramente, o carro contará ainda com sistema de direção autônoma, mas, por enquanto, o sensor LiDAR servirá apenas para detectar objetos no caminho do SUV.

"O Volvo EX90 é uma afirmação de onde estamos e para onde estamos indo. Ele foi projetado para aumentar ainda mais nossos padrões de segurança, o primeiro carro Volvo a ser verdadeiramente definido por seu software e parte de um ecossistema mais amplo, conectando-se à sua casa e seus outros dispositivos. O Volvo EX90 é o começo de algo novo para a Volvo Cars de várias maneiras", disse Jim Rowan, CEO da Volvo.

“Irmão menor” do Volvo EX90 pode estar a caminho

Continua após a publicidade

O Volvo EX90 pode, em breve, ganhar um novo “irmão”. Durante o evento online que revelou globalmente as especificações do SUV 100% elétrico, um detalhe chamou a atenção dos mais atentos.

A montadora deixou transparecer, quase no fim da transmissão, que um SUV elétrico de menor porte, bastante similar ao EX90, também está sendo preparado para chegar em 2023. Ele poderia carregar o nome dos antigos astros da família e ser chamado de XC20 ou XC30 ou, então, já aparecer como EX20 ou EX30.

A possibilidade de lançar um SUV 100% elétrico de entrada já havia sido levantada anteriormente por Håkan Samuelsson, ex-CEO da marca sueca, e agora parece ter ganhado ainda mais força.

Continua após a publicidade

Volvo EX90: preço e disponibilidade

O Volvo EX90 começará a ser vendido no início de 2024, mas a pré-venda será aberta ainda em 2023. O SUV 100% elétrico será produzido na fábrica localizada em Charleston, na Carolina do Sul (EUA). O preço de partida também já foi definido para o mercado local: US$ 80.000, equivalente a R$ 414.000 na cotação atual.