Volvo EX30 | Tudo sobre o "SUV elétrico popular"
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Revelado por completo pela Volvo no início de junho, em evento realizado em Milão, na Itália, o EX30 finalmente teve sua pré-venda iniciada no Brasil no último dia 14 de setembro.
- Review Volvo XC40 Pure Electric | SUV pode ser o único carro da sua garagem
- Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico?
Disponível para compra em quatro versões de acabamento e duas opções diferentes de bateria, o carro da montadora sueca chega para revolucionar o segmento e incomodar até mesmo concorrentes a combustão. Não à toa, o modelo vem sendo chamado de “SUV elétrico popular”.
O Volvo EX30 tem dimensões de um SUV compacto — são 4,20 metros de comprimento x 1,80 m de largura x 1,55 m de altura x 2,65 m de entre-eixos. Apesar do tamanho similar ao do Volkswagen T-Cross, a intenção da marca é brigar com “gente maior”, como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Os atributos de motorização, conectividade e design (além dos preços), porém, são capazes de assustar inclusive o BYD Yuan Plus, único da lista de potenciais concorrentes que também é 100% elétrico.
Como é o Volvo EX30?
O Volvo EX30 tem no preço atraente (a partir de R$ 219.950) e no combo formado por motorização + design + conectividade as principais armas para incomodar o mercado e ampliar o leque de consumidores da marca, até hoje restritos a um segmento considerado mais premium.
A versão de entrada do SUV compacto, chamada de Core Single Engine, entregará ao cliente um carro com bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 51 kWh, com capacidade para rodar até 340 km por carga, segundo o ciclo WLTP.
As três variantes mais caras, por sua vez, sairão equipadas com baterias de alcance estendido NMC, que apresentam lítio, níquel, manganês e cobalto na composição. Elas oferecerão 69 kWh de capacidade, que darão autonomia de até 476 quilômetros, também segundo o ciclo WLTP.
A motorização, em ambos os casos, será a mesma, com 276cv de potência e 35 kgf/m de torque imediato. A aceleração de 0 a 100 km/h, porém, será um pouco melhor nas três versões com maior alcance — 5,3 segundos ante 5,7 segundos.
SUV ecológico e tecnológico
Por dentro, o Volvo EX30 preza pela pegada ecológica. O acabamento de painéis e bancos conta com componentes reciclados, incluindo jeans, lã e linho. O plástico utilizado também é todo reciclado.
De acordo com André Bassetto, diretor de produto da Volvo, o EX30 tem a maior proporção de materiais recicláveis que qualquer outro do portfólio (25% de alumínio, 17% de aço e plástico).
Além de ecológico, o EX30 também é tecnológico. O SUV compacto tem tela multimídia de 12,3 polegadas, internet nativa e tecnologia Safe Space, capaz de avisar os ocupantes em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motos.
O pacote de segurança e tecnologia conta também com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, leitura de placas de trânsito, alerta de tráfego cruzado traseiro e detecção de fadiga.
Volvo EX30: Versões e preços
A Volvo começará a vender o EX30, SUV elétrico popular da marca, no Brasil, a partir do 1º trimestre de 2024. A pré-venda está aberta em um site especialmente dedicado ao modelo, com preços entre R$ 219.950 e R$ 279.950, dependendo da variante escolhida.
Volvo EX30: Versões, capacidade da bateria e preços | ||
Versão | Bateria | Preço |
Core Single Engine | 51 kWh | R$ 219.950 |
Core Single Engine Extended Range | 69 kWh | R$ 239.950 |
Plus Single Engine Extended Range | 69 kWh | R$ 264.950 |
Ultra Single Engine Extended Range | 69 kWh | R$ 279.950 |