SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

10 carros elétricos com as maiores baterias do mundo

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Dezembro de 2023 às 11h30

Link copiado!

Divulgação/RIvian
Divulgação/RIvian

O mundo mudou e o segmento automotivo não poderia ficar para trás. Atualmente, com cada vez mais carros elétricos nas ruas, a potência do motor não monopoliza mais as conversas como nos tempos dos “V 8itões”. Agora ela divide as atenções com o tamanho das baterias.

Afinal de contas, quanto maior e mais capacidade tiver as baterias, mais alcance por carga — ou autonomia — o carro elétrico terá. E isso conta muito hoje em dia, não é verdade?

Se você é um dos muitos consumidores que estão de olho em um carro elétrico, mas ainda teme que a falta de infraestrutura de recarga possa lhe dar problema, principalmente se a bateria não for muito grande, fique tranquilo. O Canaltech listou os 10 carros elétricos com as maiores baterias do mundo.

Continua após a publicidade

Infelizmente, muitos desses modelos não são vendidos no Brasil (pelo menos por enquanto). Mesmo assim, é interessante saber que as marcas vêm trabalhando em baterias cada vez maiores para, enfim, “exorcizar” o principal fantasma de quem ainda foge dos carros elétricos: a pouca autonomia.

10. Lucid Air (112 kWh)

Considerado um dos carros elétricos mais potentes do mundo, o Lucid Air é um rival de peso para o Tesla nos Estados Unidos. Ele tem 1.111cv de potência e, diante de um número tão superlativo, não poderia ter uma bateria pequena para acompanhá-lo, não é mesmo?

Continua após a publicidade

O Lucid Air tem um conjunto de baterias de 112 kWh, suficientes para dar ao esportivo um alcance de até 758 quilômetros por carga, de acordo com o padrão EPA. Ele é considerado mais rigoroso que o WLTP, mas não tanto quanto o Inmetro. As medições nesses ciclos, porém, não são conhecidas.

9. Rimac Nevera (120 kWh)

O Rimac Nevera, assim como o Lucid Air, é um superesportivo que esbanja beleza, luxo, potência e, de quebra, autonomia. O modelo tem quatro motores elétricos que entregam ao corajoso piloto nada menos que 1.914cv de potência e 234,5 kgf/m de torque, suficientes para fazer o carro alcançar 412 km/h.

Continua após a publicidade

Além de ser estupidamente rápido, ele também é excelente em alcance por carga, graças ao seu sistema de baterias de 120 kWh. Segundo a marca croata, o carro pode rodar até 550 quilômetros por caga (ciclo EPA).

8. Pininfarina Batista (120 kWh)

O terceiro entre os 10 carros elétricos com as maiores baterias do mundo, adivinhem, também é uma máquina de acelerar. Desenvolvido pelos designers da Automobili Pininfarina, o Pininfarina Batista é um monstro de 1.900cv de potência e uma aceleração ainda mais impressionante que a do Rimac Nevera.

Continua após a publicidade

O modelo é capaz de chegar do 0 absoluto aos 100 km/h em menos de 2 segundos e, por ter uma aceleração mais potente, roda um pouco menos que o rival, apesar do sistema de baterias ter os mesmos 120 kWh: 476 quilômetros por carga.

7. Vinfast VF9 (123 kWh)

Batizada de “Tesla do Vietnã”, a Vinfast é a primeira surpresa da nossa lista com os 10 carros elétricos com as maiores baterias do mundo. E não apenas por ser o primeiro modelo da relação fora do âmbito dos superesportivos, mas pela qualidade do modelo.

Continua após a publicidade

O Vinfast VF9 tem um conjunto de baterias de 123 kWh, capaz de dar ao modelo até 594 quilômetros de autonomia por carga. O SUV de 7 lugares foi desenvolvido com a ajuda de designers da Pininfarina e é vendido em grandes centros fora da Ásia, como nos Estados Unidos.

6. Ford F-150 Lightning (131 kWh)

A lista de carros elétricos com as maiores baterias do mundo também tem uma representante do segmento das caminhonetes. A Ford F-150 Lightning, fenômeno de vendas nos Estados Unidos, foi lançada em duas versões.

Continua após a publicidade

A mais completa delas possui um conjunto de baterias de 131 kWh, que promete rodar até 514 quilômetros por carga. Não estranhe o fato de as baterias serem maiores que as do Vinfast VF9 e a autonomia, menor. Isso ocorre por uma série de fatores, a começar pelo tamanho da picape, bem maior que o SUV vietnamita.

5. Nio ET7 (140 kWh)

Vamos iniciar a segunda metade da lista dos 10 carros elétricos com as maiores baterias do mundo com o Nio ET7. Além de ser um coupé elegante, com design similar aos modelos da Tesla, o elétrico chinês oferece versões com três tamanhos distintos de bateria.

Continua após a publicidade

A maior delas é de 140 kWh, que equipa a versão com dois motores elétricos e mais de 600cv de potência. Segundo a marca, o conjunto de baterias do Nio ET7 topo de linha pode fazer o carro rodar até 1.032 quilômetros sem precisar recarregar.

4. Rivian R1T (170 kWh)

A Rivian R1T é considerada pela Tesla como uma das principais rivais da vindoura Cybertruck, não apenas pelo tamanho e robustez, mas também pela alta tecnologia e excelente autonomia do conjunto de baterias.

Continua após a publicidade

Oferecida em três versões, a picape elétrica tem, em sua variante topo de linha, um alcance de quase 650 quilômetros, graças às baterias de 170 kWh. Em termos de motorização, seus quatro motores elétricos entregam 824cv de potência e 92,5 kgf/m de torque.

3. Tesla Roadster (200 kWh)

Abrindo o pódio do ranking dos 10 carros elétricos com as maiores baterias do mundo temos o representante da marca que é referência no segmento: o Tesla Roadster, que terá baterias com 200 kWh de capacidade, suficientes para rodar impressionantes 1.014 quilômetros por ciclo de carga.

Continua após a publicidade

O problema é que o atraente modelo de Elon Musk, ao menos por enquanto, ainda está na fase dos protótipos. Quando (e se) for eventualmente lançado, o Roadster será uma “máquina voadora”, segundo um executivo da marca.

2. GMC Hummer (212 kWh)

O segundo entre os 10 carros elétricos com as maiores baterias do mundo é, talvez, o modelo mais imponente da lista. Trata-se da GMC Hummer, picape elétrica que também é apontada como rival da Tesla Cybertruck.

Continua após a publicidade

A Hummer pesa 4.111 quilos (1.325 apenas em seu sistema de baterias) e, por isso, apesar da alta capacidade (212 kWh), a autonomia desse monstro de mais de 1.000cv de potência não é das maiores: pouco mais de 500 quilômetros.

1. RAM 1500 REV (229 kWh)

Revelada durante a última edição do Super Bowl, a RAM 1500 REV também ainda não chegou ao mercado, mas está bem mais próxima disso do que o Tesla Roadster. A data prevista para o lançamento oficial do modelo que, hoje, fecha nossa lista de carros elétricos com as maiores baterias do mundo, é 2025.

A caminhonete será oferecida com duas versões. A mais modesta terá baterias de 168 kWh, que já seriam suficientes para colocar o modelo no quinto lugar da nossa lista. A topo de linha, por sua vez, terá 229 kWh de capacidade, que a fará rodar até 804 quilômetros por ciclo de carga. A potência será igualmente absurda: 654 cavalos.

E aí: com um carro desses já não dá para dizer que o medo de ficar sem carga no meio da rua é um motivo para não comprar um modelo elétrico, não é mesmo? Comente conosco em nossas redes sociais o que achou da lista.