Publicidade

Kia revela SUV elétrico com "cara" de Kia Soul e autonomia de quase 500 km

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Novembro de 2021 às 20h50

Link copiado!

Divulgação/Kia
Divulgação/Kia

A Kia está presente no Los Angeles Auto Show e preparou novidades para o público e o mercado. A montadora do grupo Hyundai também tem seus planos bem definidos para eletrificação e segue ampliando o portfólio de veículos. A empresa aproveitou o evento e finalmente revelou por completo seu novo SUV elétrico, o EV9, que traz muitas semelhanças com um famoso carro da marca, o Kia Soul, só que com muito mais tecnologia — e ousadia.

A Kia se aproveita da plataforma global da Hyundai para carros elétricos, a E-GMP, que deu origem a modelos como o Hyundai Ioniq 5 e o Kia EV6, por exemplo. Modular, ela pode abrigar projetos de diferentes tamanhos, como esse SUV urbano, com boas dimensões e será capaz de atender famílias grandes; quando lançado, o EV9 terá mais de 3 metros de distância entre-eixos e quase 5m de comprimento.

Assim como a Hyundai fez ao revelar o protótipo Seven Concept, a Kia não deu muitos detalhes de como será o desempenho do SUV. Mas é certo que sua célula energética terá uma bateria com autonomia para 483 km e a capacidade de carregamento de 10% a 80% em apenas 30 minutos quando utilizadas as estações ultrarrápidas de 350kW, tal qual acontece no irmão de grupo, também revelado no evento de Los Angeles.

Continua após a publicidade

Já com relação ao design, os coreanos não brincaram em serviço e trouxeram linhas modernas e futuristas. O formato do automóvel lembra muito o do Kia Soul, famoso carro monovolume vendido pela montadora aqui no Brasil e em outros mercados. No interior, o modelo contará com ampla central multimídia, que se coliga ao cluster e traz todas as informações de funcionamento e entretenimento.

"O Kia Concept EV9 é mais um marco importante para nós dentro dessa jornada incrível que acontece desde o início do ano. Tendo deixado nossas intenções claras — para nos tornarmos um líder global em soluções de mobilidade sustentável — hoje temos o orgulho de mostrar ao mundo nosso conceito de SUV totalmente elétrico, que une um powertrain avançado com emissão zero, um design exterior de ponta e um espaço interior contemporâneo, inovador e baseado em tecnologia", disse Karim Habib, vice-presidente sênior e chefe do Kia Global Design Center, em comunicado.
Continua após a publicidade

A Kia não confirma, mas o lançamento do SUV EV9 deve acontecer oficialmente em 2023.

Fonte: Kia