Volvo EX90 | Lançamento é adiado por problemas eletrônicos
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A Volvo vai atrasar o lançamento do EX90 por seis meses. O SUV elétrico, que deve substituir o XC90, vai precisar ficar mais um tempo com o time de desenvolvimento para melhorar a calibração do sistema de radares LiDAR com a nova plataforma do carro, a SPA2, a mesma do Polestar 3.
- Volvo EX90 não vai deixar você dirigir se estiver bêbado
- Quais são os 6 níveis de direção autônoma? Conheça o que significam
O anúncio do adiamento foi feito pelo CEO da fabricante sueca, Jim Rowan, em apresentação sobre os lucros da empresa aos acionistas. O problema eletrônico, segundo o executivo, está relacionado a como fazer com que os sensores LiDAR e Sentinel fabricados pela startup Luminar Technologies se adéquem à plataforma e funcionem em conformidade com os demais softwares que são embarcados no SUV.
Os sensores LiDAR fazem a estreia em carros da Volvo justamente no EX90; depois, também vão aparecer no EX30. Com esse atraso, é provável que o SUV compacto chegue antes ao mercado, mostrando o pacote Safe Space.
Com essa tecnologia, o Volvo EX90 pode detectar pedestres no caminho em um raio de até 820 metros, mesmo com velocidades comuns das vias. A startup responsável pelos sensores afirma que esse modelo de sensores, que atua com a emissão de raios laser para a renderização dos obstáculos, pode ajudar a evitar acidentes graves em até 20%.
O Volvo EX90 será fabricado na planta de Ridgeville, na Carolina do Sul/EUA, e teve sua vinda ao Brasil confirmada pela montadora. O SUV elétrico, sucessor do XC90, terá dois motores elétricos que devem lhe proporcionar 496cv e 92,7 kgf/m de torque, além de uma bateria de 111 kWh, com autonomia estimada em mais de 480km no ciclo WLTP.
Preços e nova data de lançamento devem ser reveladas em breve.