Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volvo EX30 será "estado da arte" em termos de segurança

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Maio de 2023 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/ Volvo Cars
Divulgação/ Volvo Cars

A Volvo vai revelar seu novo SUV elétrico, o EX30, no próximo dia 7 de junho, mas já está divulgado, aos poucos, as capacidades tecnológicas do modelo, que vem para ser um dos mais completos e seguros carros da história da marca sueca.

O SUV de porte compacto será posicionado abaixo do XC40 e do C40, mas terá praticamente os mesmos recursos já apresentados pelo EX90, o topo da gama de carros da montadora. E se a dúvida era se a empresa vai elevar seu próprio patamar em termos de segurança, a resposta é: vai, e muito.

"Podemos dizer que os recursos de segurança do Volvo EX30 serão o estado da arte em termos tecnológicos e de proteção aos passageiros. Investimos anos de pesquisa e conhecimento para chegarmos nesse nível e tudo o que podemos dizer é que nosso próximo carro será um dos mais confiáveis em todos os tempos", disse Thomas Broberg, especialista em segurança da Volvo Cars, em entrevista ao Canaltech.
Continua após a publicidade

A nova tecnologia presente no EX30 é chamada de Safe Space e foi desenvolvida pensando não somente em quem está dentro do carro, mas também fora dele.

"O Volvo EX30 é capaz de detectar situações das mais corriqueiras no trânsito, como o abrir de portas de um outro carro na rua, ciclistas e, claro, pedestres. Os sensores e programas do carro foram calibrados para praticamente eliminar os acidentes", explicou Åsa Haglund, head do centro de segurança da Volvo Cars.

Segundo Haglund, o Safe Space não chega a ser uma tecnologia completamente nova quando comparamos com os demais carros já lançados pela Volvo, mas agrega o padrão já conhecido da marca em termos de segurança. E, mesmo o EX30 sendo um veículo de entrada no portfólio, ele terá praticamente as mesmas capacidades do EX90.

Continua após a publicidade
"No EX90 mostramos tudo o que temos em termos de recursos de segurança e não é do nosso perfil remover nos veículos menores. Por isso, podem esperar que o EX30 terá a grande maioria dos equipamentos que pensamos para o SUV maior", revela Haglund.

Funcionamento do EX30

Segundo a Volvo, o EX30 terá em seu interior um novo sistema avançado de alerta de motorista. Além da detecção prática no volante, o carro também conta com um sensor especial, que funciona com algoritmos poderosos e fica localizado atrás da roda de direção, que é capaz de detectar movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13 vezes por segundo. Dessa forma, o EX30 pode tentar entender se você está distraído, sonolento, desatento ou até embriagado, mesmo que não tenha notado.

Continua após a publicidade

Na cidade, o novo recurso de freio automático foi projetado para evitar acidentes em cruzamentos. No caso de outro carro cruzar seu caminho na frente inesperadamente, a função de intervenção automática do freio é projetada para parar o carro e ajudar a amortecer ou evitar uma colisão. Algo bem parecido com o que a Ford instalou na F-150.

Além do Safe Space, Broberg ressalta que haverá uma evolução em todos os demais recursos de assistência ao motorista, incluindo os sistemas de condução.

Volvo EX30: Quando chega o novo SUV elétrico?

Continua após a publicidade

O novo Volvo EX30 será apresentado ao mundo no próximo dia 7 de junho. Sua chegada ao Brasil está programada para o início de 2024, com a pré-venda iniciando ainda em 2023.