Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 smartphones que revolucionaram a tecnologia nos últimos 10 anos

Por| Editado por Bruno Salutes | 11 de Abril de 2021 às 14h00

Andrew Cunningham/Ars Technica
Andrew Cunningham/Ars Technica

Oi, gente! É incrível o quanto os smartphones mudaram com o passar dos anos, né? Hoje em dia eles são praticamente computadores de bolso… mas para chegar até isso, muitos celulares foram verdadeiras inovações quando eles chegaram. 💙

Acredita que já faz 10 anos desde que foi lançado o primeiro celular com assistente virtual? Nesse tempo também foram lançados os primeiros celulares com o desbloqueio por digital, os primeiros com telas de qualidade “Full HD” (1080p) e até mesmo os primeiros com suporte para internet 5G. 📱

Ainda que os celulares mais novos tenham todos esses recursos em conjunto, nos últimos 10 anos essas novidades que revolucionaram a tecnologia dos smartphones foram chegando aos poucos.

Por isso, hoje vamos relembrar de alguns smartphones que foram verdadeiras inovações tecnológicas. Será que você já teve algum deles? Dá só uma olhadinha! 😉

5 smartphones que revolucionaram a tecnologia nos últimos 10 anos

1. iPhone 4s, 2011 - O primeiro smartphone a ter assistente virtual

Hoje em dia os assistentes virtuais estão praticamente em todos os smartphones mais novos, né? Mas o primeiro a ter acesso a essa tecnologia foi o iPhone 4s, lançado em 11 de outubro de 2011 (um dia antes do falecimento doSteve Jobs, Co-fundador da Apple) ele contava com quinta versão do iOS que trouxe pela primeira vez a Siri (Assistente virtual do iOS) e o iCloud (Sistema de armazenamento em nuvem da Apple).

Ah! E ele trazia ainda mais novidades para a Apple, sendo o primeiro da marca a ter uma câmera de 8 megapixels com uma nova lente e maior abertura. Assim, dava para fazer várias fotos com uma ótima resolução para a época. Bem legal, né?

2. Sony Xperia ZQ, 2013 - O primeiro smartphone Full HD do Brasil

Já o Sony Xperia ZQ lançado em janeiro de 2013 foi o primeiro smartphone com tela Full HD (1080p) a chegar no Brasil. Ele contava com um display LCD de 5 polegadas e reproduzia imagens excelentes.

Ah! E suas câmeras também gravavam em 1080p. Ele contava com uma câmera traseira de 13 megapixels e uma frontal de 2 megapixels. Assim, dava para aproveitar uma experiência totalmente em alta resolução.

3. iPhone 5s, 2013 - O primeiro smartphone com desbloqueio por digital (Touch iD)

Gente, e ainda em 2013, também tivemos outra inovação tecnológica. O iPhone 5s foi o primeiro smartphone a ter o desbloqueio de tela por digital, também conhecido como “Touch ID”. Assim, o celular vinha com um sensor biométrico que era capaz de fazer leitura de digitais.

Hoje em dia essa tecnologia ficou bem popular por ser uma ótima maneira de acessar o celular rapidamente. Além disso, vários aplicativos oferecem a digital como uma camada de segurança adicional. O que pode ser bem interessante!

Nos últimos anos, a Apple tem investido na identificação facial (Face ID) deixando o Touch ID nas versões mais antigas. O último smartphone da marca com Touch ID foi o mais recente iPhone SE lançado em 2020. Só que muita gente ainda prefere ou sente falta dessa tecnologia.

4. Xiaomi MI Mix 3, 2018 - O primeiro smartphone com conexão 5G

A velocidade de internet 5G é a mais rápida e um dos principais assuntos dos últimos meses na tecnologia. Por isso, cada vez mais as fabricantes têm lançado smartphones com suporte para a conexão 5G.

Mas o primeiro smartphone com conexão 5G foi o Xiaomi Mi Mix 3 lançado em outubro de 2018. Ele se tornou uma referência no assunto e chamou bastante atenção para a Xiaomi. Ah! Só que além da conectividade mais rápida do mundo, esse celular também trouxe outro conceito bem interessante para o mercado que era sua longa tela com bordas bem finas.

O smartphone era composto 85% por sua tela Super AMOLED com imagem em Full HD, o que chamou bastante das pessoas para a Xiaomi.

5. Galaxy Fold, 2020 - O primeiro smartphone com display dobrável

Há muitos anos, os celulares mais antigos eram dobráveis separando a tela do teclado, né? Só que essa ideia acabou sendo esquecida com o passar do tempo e com celulares com cada vez mais tela e menos botões. Até que em 2020 a Samsung lançou o Galaxy Fold, o primeiro smartphone com o display dobrável.

A ideia dele foi trazer esse conceito dobrável para os celulares mais recentes de uma maneira muito inteligente. Fechado ele tem uma tela AMOLED de 4,8 polegadas, mas quando aberto ele chega a ter 7,3 polegadas, chega a ser quase do tamanho de um tablet.

Tudo isso combinado com um ótimo sistema que conta com 12 GB de memória RAM e um processador Qualcomm Snapdragon 855, demonstram o que pode ser a próxima tendência para os celulares do futuro.

Prontinho! Esses foram alguns dos celulares mais inovadores lançados nos últimos 10 anos. Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos. 🥰