4 dicas para aumentar a vida útil do seu celular
Por Felipe Freitas • Editado por Bruno Salutes | •
![Unsplash](https://t.ctcdn.com.br/qc25U2DGD2GjPfGC6GySv3uhUtQ=/640x360/smart/i400195.jpeg)
Ao sair de casa por longos períodos, provavelmente você levará alguns itens necessários como chave, carteira e celular. Durante essa saída, basta conectar seu smartphone a internet para conferir suas mensagens, atualizar suas redes sociais, fazer pesquisas na internet e até mesmo ler a notícia mais recente do portal de tecnologia que você acompanha.
- Como e quando você deve desativar o 5G do iPhone 12
- Confira 10 dicas para manter o seu smartphone seguro e longe de problemas
- Como adicionar widgets na área de trabalho do iPhone no iOS 14
Com o passar do tempo, os smartphones começaram a ter um papel mais significativo durante a rotina das pessoas. Além de ser uma ferramenta móvel de alta tecnologia, um celular pode exercer diferentes papéis no dia a dia do usuário, seja como uma ferramenta de trabalho, ou como um meio de comunicação, as maneiras de uso do dispositivo chegam a ser quase infinitas.
Nessa perspectiva, ao adquirir um smartphone é necessário manter alguns cuidados durante seu uso diário. Celulares são dispositivos que possuem uma vida útil estimada desde seu período de compra, em alguns casos esses dispositivos chegam a durar até mesmo mais do que o esperado, justamente pela forma como seus usuários preservam o aparelho.
- Quer cuidar melhor da bateria do seu celular? Veja estas dicas de especialistas
- O que fazer quando o touch do celular não funciona?
- 5 coisas que você não deveria fazer no seu Android
Sendo assim, o uso indevido de um dispositivo a longo prazo, pode acabar saindo muito caro, afinal, adquirir um smartphone de qualidade não tem um custo muito baixo, por isso, é importante encontrar maneiras de prolongar a vida útil de seu smartphone. A seguir em nossa matéria, confira algumas dicas de como aumentar a vida útil de seu celular.
Como aumentar a vida útil do seu celular
1. Cuide da saúde de sua bateria
É natural que a saúde da bateria de seu smartphone venha a se desgastar. Esse fenômeno, acontece por conta do envelhecimento químico que ocorre nos íons de lítio, esses que estão presentes na maioria dos celulares como a melhor tecnologia em armazenamento de energia. Suas antecessoras, as baterias feitas de zinco-carbono ou alcalina, não possuíam as mesmas propriedades dos íons de lítio que chegam a produzir uma tensão até mesmo duas vezes maior.
Nesse sentido, as baterias feitas deste material são recarregáveis e proporcionam um maior tempo de uso e armazenamento de energia. No entanto, existem diversos fatores que a longo prazo podem afetar o armazenamento de bateria de seu dispositivo, diminuindo a capacidade máxima da bateria e causando a necessidade de carregamentos mais longos e com mais frequência. Confira algumas dicas de como cuidar da bateria de seu smartphone.
- Use o carregador original de seu celular;
- Carregadores turbo, podem ser utilizados contanto que as especificações de tensão sejam adequadas ao seu aparelho;
- Em casos de super aquecimento, evite carregar seu celular utilizando capa protetora ou sob superfícies que armazenam calor;
- O "Bloqueio automático de tela" pode prolongar o uso da bateria;
- Evite usar o "Brilho" de tela no máximo por longos períodos;
- Evitar utilizar seu celular durante o carregamento;
2. Mantenha seu dispositivo atualizado
Os sistemas operacionais passam por atualizações constantes, que tem como seu principal objetivo aprimorar a experiência do usuário, corrigindo eventuais bugs, melhorando o desempenho do aparelho e garantindo mais segurança para o usuário.
Para acompanhar essas mudanças em seu dispositivo, existem algumas configurações nativas que podem auxiliar o usuário a manter seu dispositivo atualizado. Confira a seguir algumas dicas de como manter seu dispositivo atualizado.
- Verifique por atualizações através das configurações de seu aparelho;
- Ativar o recurso de atualizações automáticas permite que seu software seja atualizado em segundo plano durante períodos ociosos;
- Também é possível baixar e instalar atualizações através de um computador em sistemas operacionais como iOS;
3. Evite deixar o espaço de armazenamento cheio
Durante o uso a longo prazo de um smartphone, é comum que seus arquivos sejam armazenados no armazenamento interno de seu dispositivo. No entanto, a falta de espaço de armazenamento em seu celular pode ocasionar travamentos, lentidão e até mesmo pode impedir que seu telefone inicie o sistema operacional em casos mais extremos.
Ainda que os celulares de última geração possuam um grande espaço de armazenamento interno entre 32 GB e 128 GB, é comum que usuários percam seus dados por conta de falta de espaço de armazenamento interno como, por exemplo, em smartphones com o sistema iOS onde existem relatos de usuários que ao utilizar o dispositivo cheio, o iPhone acaba travando e reiniciando sozinho.
Essa situação, pode ocorrer também em outros dispositivos, a medida celulares utilizam certa quantidade de espaço do espaço de armazenamento interno para manter suas funções ativas. Confira algumas dicas de como evitar essa situação.
- Faça backup de seus dados em nuvem;
- Evite deixar arquivos pesados em seu celular;
- Libere espaço em seu dispositivo apagando apps que você não usa;
4. Cuidado com o ambiente
Ao levar seu celular para diferentes espaços, é sempre importante tomar alguns cuidados para que seu dispositivo não fique exposto a elementos que podem afetar a vida útil de seu smartphone. Confira a seguir algumas dicas com cuidados para ter com o ambiente onde seu celular está.
- Evite exposição ao sol, para evitar o aquecimento de seu dispositivo;
- Não deixe seu celular no banheiro enquanto toma banho;
- Mesmo celulares aprova d'água, ainda estão sujeitos a oxidação por isso, evite molhar seu dispositivo com frequência;
- Não repouse objetos sobre seu celular;
- Evite usar objetos pontiagudos contra a tela de seu celular;
- Evite expor seu dispositivo ao calor;
Pronto! Agora você conhece algumas dicas de como aumentar a vida útil de seu celular. E você? Sabe alguma outra dica que é interessante? Comente logo abaixo.
Canaltech no YouTube
Até quando o smartphone recebe atualização, seja de sistema ou de segurança, é um dos critérios que influenciam na sua “duração”. Saiba outros fatores que entram nesse cálculo e entenda, também, o efeito da “obsolescência percebida”. Assista ao vídeo QUANTO TEMPO DURA UM CELULAR? e se inscreva no Canaltech no YouTube.