4 dicas para aumentar a vida útil do seu celular

Por Felipe Freitas | 04 de Dezembro de 2020 às 20h30
Unsplash

Ao sair de casa por longos períodos, provavelmente você levará alguns itens necessários como chave, carteira e celular. Durante essa saída, basta conectar seu smartphone a internet para conferir suas mensagens, atualizar suas redes sociais, fazer pesquisas na internet e até mesmo ler a notícia mais recente do portal de tecnologia que você acompanha.

Com o passar do tempo, os smartphones começaram a ter um papel mais significativo durante a rotina das pessoas. Além de ser uma ferramenta móvel de alta tecnologia, um celular pode exercer diferentes papéis no dia a dia do usuário, seja como uma ferramenta de trabalho, ou como um meio de comunicação, as maneiras de uso do dispositivo chegam a ser quase infinitas.

Nessa perspectiva, ao adquirir um smartphone é necessário manter alguns cuidados durante seu uso diário. Celulares são dispositivos que possuem uma vida útil estimada desde seu período de compra, em alguns casos esses dispositivos chegam a durar até mesmo mais do que o esperado, justamente pela forma como seus usuários preservam o aparelho.

Sendo assim, o uso indevido de um dispositivo a longo prazo, pode acabar saindo muito caro, afinal, adquirir um smartphone de qualidade não tem um custo muito baixo, por isso, é importante encontrar maneiras de prolongar a vida útil de seu smartphone. A seguir em nossa matéria, confira algumas dicas de como aumentar a vida útil de seu celular.

Como aumentar a vida útil do seu celular 

1. Cuide da saúde de sua bateria

É natural que a saúde da bateria de seu smartphone venha a se desgastar. Esse fenômeno, acontece por conta do envelhecimento químico que ocorre nos íons de lítio, esses que estão presentes na maioria dos celulares como a melhor tecnologia em armazenamento de energia. Suas antecessoras, as baterias feitas de zinco-carbono ou alcalina, não possuíam as mesmas propriedades dos íons de lítio que chegam a produzir uma tensão até mesmo duas vezes maior.

Celulares que utilizam baterias com íons de lítio podem durar até mesmo 2 vezes mais - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Nesse sentido, as baterias feitas deste material são recarregáveis e proporcionam um maior tempo de uso e armazenamento de energia. No entanto, existem diversos fatores que a longo prazo podem afetar o armazenamento de bateria de seu dispositivo, diminuindo a capacidade máxima da bateria e causando a necessidade de carregamentos mais longos e com mais frequência. Confira algumas dicas de como cuidar da bateria de seu smartphone.

  • Use o carregador original de seu celular;
  • Carregadores turbo, podem ser utilizados contanto que as especificações de tensão sejam adequadas ao seu aparelho;
  • Em casos de super aquecimento, evite carregar seu celular utilizando capa protetora ou sob superfícies que armazenam calor;
  • O "Bloqueio automático de tela" pode prolongar o uso da bateria;
  • Evite usar o "Brilho" de tela no máximo por longos períodos;
  • Evitar utilizar seu celular durante o carregamento;

2. Mantenha seu dispositivo atualizado 

Os sistemas operacionais passam por atualizações constantes, que tem como seu principal objetivo aprimorar a experiência do usuário, corrigindo eventuais bugs, melhorando o desempenho do aparelho e garantindo mais segurança para o usuário.

Verifique por atualizações em seu dispositivo - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Para acompanhar essas mudanças em seu dispositivo, existem algumas configurações nativas que podem auxiliar o usuário a manter seu dispositivo atualizado. Confira a seguir algumas dicas de como manter seu dispositivo atualizado.

  • Verifique por atualizações através das configurações de seu aparelho;
  • Ativar o recurso de atualizações automáticas permite que seu software seja atualizado em segundo plano durante períodos ociosos;
  • Também é possível baixar e instalar atualizações através de um computador em sistemas operacionais como iOS;

3. Evite deixar o espaço de armazenamento cheio

Durante o uso a longo prazo de um smartphone, é comum que seus arquivos sejam armazenados no armazenamento interno de seu dispositivo. No entanto, a falta de espaço de armazenamento em seu celular pode ocasionar travamentos, lentidão e até mesmo pode impedir que seu telefone inicie o sistema operacional em casos mais extremos.

Evite deixar o espaço de armazenamento de seu smartphone cheio - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas) 

Ainda que os celulares de última geração possuam um grande espaço de armazenamento interno entre 32 GB e 128 GB, é comum que usuários percam seus dados por conta de falta de espaço de armazenamento interno como, por exemplo, em smartphones com o sistema iOS onde existem relatos de usuários que ao utilizar o dispositivo cheio, o iPhone acaba travando e reiniciando sozinho.

Essa situação, pode ocorrer também em outros dispositivos, a medida celulares utilizam certa quantidade de espaço do espaço de armazenamento interno para manter suas funções ativas. Confira algumas dicas de como evitar essa situação.

  • Faça backup de seus dados em nuvem;
  • Evite deixar arquivos pesados em seu celular;
  • Libere espaço em seu dispositivo apagando apps que você não usa;

4. Cuidado com o ambiente 

Ao levar seu celular para diferentes espaços, é sempre importante tomar alguns cuidados para que seu dispositivo não fique exposto a elementos que podem afetar a vida útil de seu smartphone. Confira a seguir algumas dicas com cuidados para ter com o ambiente onde seu celular está.

  • Evite exposição ao sol, para evitar o aquecimento de seu dispositivo;
  • Não deixe seu celular no banheiro enquanto toma banho;
  • Mesmo celulares aprova d'água, ainda estão sujeitos a oxidação por isso, evite molhar seu dispositivo com frequência;
  • Não repouse objetos sobre seu celular;
  • Evite usar objetos pontiagudos contra a tela de seu celular;
  • Evite expor seu dispositivo ao calor;

Pronto! Agora você conhece algumas dicas de como aumentar a vida útil de seu celular. E você? Sabe alguma outra dica que é interessante? Comente logo abaixo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.