Publicidade

MWC 2024 | OnePlus Watch 2 traz apps do Google e bateria de até 100h

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/OnePlus)
(Imagem: Reprodução/OnePlus)
OnePlus Watch 2

Seguindo os teasers divulgados nos últimos dias, a OnePlus apresentou durante a MWC 2024 o OnePlus Watch 2, novo relógio inteligente da marca que promete colocá-la em disputa acirrada com o Galaxy Watch 6 da Samsung e o Apple Watch. Além de finalmente apostar no sistema operacional Wear OS, garantindo assim acesso às centenas de apps da Play Store, o acessório é o primeiro a contar com o modo Hybrid OS, munido de otimizações para estender a autonomia de bateria, prometendo até 100h de uso.

A entrada da OnePlus no mercado de smartwatches aconteceu em 2021, e apesar de recursos robustos, incluindo construção premium e o pacote de funcionalidades esperadas de um relógio premium, o dispositivo não chamou tanta atenção. Ao que tudo indica, a culpa foi da falta de variedade de apps, causada pelo uso do RTOS, um sistema personalizável de código aberto melhor dimensionado para pulseiras — o sistema está presente na Galaxy Fit 3 da Samsung, por exemplo.

O OnePlus Watch 2 chega agora em 2024 buscando redimir a companhia, ao adotar a versão mais recente do sistema do Google, o Wear OS 4. A novidade não apenas aparenta usar a versão sem customizações da plataforma, destoando de rivais como a Samsung e a Xiaomi, como ainda é a primeira a adotar o Hybrid OS, embarcando otimizações preparadas pela gigante das buscas pensadas para turbinar a autonomia de bateria.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A maior parte dos smartwatches modernos opera com dois processadores e dois sistemas operacionais: o Wear OS para tarefas pesadas, rodando no processador principal, e o RTOS para manter os sensores, as notificações e o Always-On Display funcionando, apoiando-se em uma unidade microcontroladora (MCU) para processamento de baixíssimo consumo. Com as otimizações feitas pelo Google, a transição entre os dois chips será feita de maneira mais inteligente, com mais funções sendo delegadas à MCU.

No caso do Watch 2, a OnePlus apostou no Snapdragon W5 Gen 1 como componente principal, e no BES 2700 como MCU, dupla já usada em outros smartwatches premium recentes de companhias como a Mobvoi e elogiada pela alta eficiência. Combinada a uma enorme bateria de 500 mAh — tamanho avantajado que perde apenas para os 590 mAh do Galaxy Watch 5 Pro — e às melhorias do Wear OS, o lançamento promete entregar até 100h de uso, ou quase 5 dias fora da tomada.

Trata-se de uma enorme conquista, caso seja comprovada, já que relógios inteligentes premium costumam atingir no máximo dois dias de uso antes de precisarem ser recarregados. A melhor parte é que o acessório é um precursor para futuros lançamentos, já que as otimizações de interface híbrida do Wear OS também devem ser implementadas em aparelhos de rivais.

O restante das especificações segue o esperado de uma opção de smartwatch avançado, começando por 2 GB de RAM, 32 GB de armazenamento e construção de caixa em aço inoxidável com certificações MIL-STD-810H, IP68 e 5ATM de proteção militar a impactos, resistência à água, poeira e mergulhos de até 50 metros de profundidade. A tela tem painel AMOLED de 1,43 polegada e resolução de 466 x 466 pixels, obtendo densidade de pixels bastante nítida de 326 PPI, e é recoberta por cristal de safira, sendo mais resistente que displays de smartphones.

Estão presentes sensores de batimentos cardíacos, níveis de oxigenação do sangue (SpO2), oxigenação máxima durante a prática de exercícios (VO2 Max), rastreamento do sono com detecção de ronco e GPS de dupla frequência, operando nas bandas L1 e L5 para maior precisão. Por fim, há apenas conectividade via Wi-Fi e Bluetooth, o que pode afastar quem busca por 4G LTE para uso longe do celular, bem como carregamento rápido que garantiria uma carga completa em uma hora.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

O OnePlus Watch 2 já está em pré-venda no exterior, nas cores preto e verde, com preço sugerido de US$ 299,99 (~R$ 1.500) e disponibilidade prevista para 4 de março.

Considerando que a marca não atua no Brasil, não devemos ver o acessório chegar aqui por vias oficiais, ainda que haja uma esperança — a OPPO estaria prestes a expandir sua operação em solo brasileiro, e prepara o lançamento global do Watch X, versão renomeada do smartwatch da OnePlus que poderia eventualmente ser trazido para cá, caso os rumores da expansão se confirmem.