MWC 2024 | Motorola mostra celular vestível que pode ser usado no pulso
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Se os relógios inteligentes são quase celulares portáteis usados no pulso, a Motorola quer levar esse conceito um passo além. Durante a MWC 2024, a empresa mostrou um conceito de celular que traz uma tela flexível capaz de ficar em volta do pulso, mantendo grande parte dos recursos vistos nos principais smartphones.
- MWC 2024: Samsung mostra Galaxy Ring com foco em saúde e bem-estar
- Review Ray-Ban Meta Smart Glasses | Os óculos para criadores de conteúdo
O protótipo Adaptive Display já tinha sido mostrado pela marca no final do ano passado, mas na época tinham sido divulgadas apenas imagens oficiais. Agora, o produto foi mostrado e pode ser experimentado por quem frequentar a feira em Barcelona.
A estrutura do aparelho se assemelha a um celular tradicional quando visto de frente, e suas dimensões são parecidas com os modelos já vendidos pela empresa. Afinal, trata-se de um painel de 6,9 polegadas, com tecnologia pOLED e construção em plástico.
Contudo, é na parte de trás que as diferenças ficam mais visíveis. O protótipo tem vários segmentos flexíveis com acabamento em tecido, o que promete tornar a experiência mais macia e confortável ao toque no pulso.
Essa estrutura permite que o celular seja flexionado em diferentes ângulos, e por isso ele deve ficar confortável em pessoas com diferentes perfis corporais. Encaixes magnéticos podem ser posicionados em diferentes seções do aparelho, evitando que ele fique muito apertado ou solto.
Além disso, o celular pode ficar apoiado em superfícies como uma “tenda”, o que pode ser útil para a visualização de vídeos sem segurar o dispositivo. A Motorola ainda mostrou um jogo em que cada lado do display parece exibir uma interface para cada oponente, dando um exemplo prático de caso de uso para o formato.
Até o momento, não existe qualquer previsão para o lançamento do novo celular ao público geral. Além disso, algumas questões práticas parecem não ter respostas, já que no momento ele ainda traz uma estrutura bem mais pesada (e potencialmente desconfortável) que um relógio inteligente.
Mesmo que os celulares dobráveis ainda sejam disponibilizados apenas em poucas opções de formatos, a ideia de desenvolver eletrônicos com telas flexíveis de diferentes tipos não é nova. A Samsung já mostrou protótipos com painéis em formato de Z, com tela deslizável e mais, e a Nubia já lançou comercialmente uma pulseira com tela flexível muito similar ao modelo da Motorola, em 2019 com o Nubia Alpha.